Presidente francês chama premiê israelense de mentiroso em conversa privada
Obama e Sarkozy teriam conversado durante encontro do G20, em Cannes (Jewel Samad/AFP)
"Se você está cansado, imagina eu, que tenho de lidar com ele todos os dias", disse Obama a Sarkozy
"Não posso nem vê-lo. É um mentiroso", declarou Sarkozy. "Se você está cansado, imagina eu, que tenho de lidar com ele todos os dias", teria respondido Obama, segundo o site, que não informa se existe uma gravação do diálogo, que vazou por problemas técnicos no sistema de tradução simultânea. Os jornalistas receberam equipamentos para ouvir a tradução da entrevista coletiva mas, ao invés disso, ouviram a conversa particular dos dois.
Tudo começou quando Obama reprovou Sarkozy, pelo fato dele não ter advertido que a França iria votar a favor da adesão da Palestina na Unesco em 31 de outubro - posição contrária à dos Estados Unidos. Então, a conversa derivou para Netanyahu. Em continuação, o presidente americano solicitou ao francês que pedisse aos palestinos que moderassem sua posição para reivindicar a entrada na ONU.
Gravação - Após o episódio, os jornalistas com acesso ao áudio decidiram não utilizar as informações por não terem conseguido gravá-las. Eles temiam também que a divulgação das mesmas pudesse levar a pensar que eles planejaram uma armadilha para obtê-las, de acordo com diversas fontes apuradas pelo site que as revelou. Arrêt Sur Images é um site especializado nos bastidores da imprensa e, especialmente, sobre a decodificação de seus conteúdos. A origem é um espaço com o mesmo título que saiu da programação da TV pública francesa em meio a uma grande polêmica.
VIA GRITOS DE ALERTA
(veja.abril.com.br Com agências EFE e France-Presse)
Nenhum comentário:
Postar um comentário