quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PASTOR DEMITIDO - Pastor denuncia homofobia contra adolescente

Segundo o pastor, o adolescente passou a ser constrangido pela direção e alguns membros em função de sua orientação sexual.

Uma denúncia de prática homofóbica contra um adolescente de 16 anos, supostamente praticada por membros do conselho administrativo e frequentadores da Igreja Batista da Graça, em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, virou caso de polícia, com abertura de inquérito e desdobramentos na Justiça.

A queixa foi prestada à delegada Karla Rodrigues de Souza, no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), no final da tarde desta terça-feira, 10, pelo pai do adolescente, Carlos André da Silva, 44, acompanhado pelo denunciante, o próprio pastor da congregação, Sérgio Emílio Meira Santos.

De acordo com Santos, que há 18 meses ministra cultos na igreja, o rapaz passou a ser constrangido pela direção e alguns membros em função de sua orientação sexual. A iniciativa, ainda segundo ele, teria gerado desconforto entre os membros do conselho, que decidiram pelo seu afastamento da condição de pastor.

Santos declarou que foi informado da sua demissão por meio de uma carta, encaminhada pelo conselho, alegando que o mesmo não estaria cumprindo a contento suas atribuições de pastor, ausentando-se de cultos e das visitas domiciliares.

Constituído pela igreja, o advogado, Raimundo Alves da Cunha, falou em nome da mesma e contestou as denúncias formuladas pelo pastor. “Nada do que ele fala é verdadeiro. Quem conhece o conselho sabe que ele sempre pregou apoio aos homossexuais, sem distinção a ninguém”. “Isso é um álibi que ele usa em sua defesa, mas as provas que temos mostrarão o contrário. Procurem levantar os nomes dos membros do conselho e saberão quem está com a verdade. Os fatos estão comprovados e descritos na petição. A Justiça é quem irá decidir”, frisou.

“Essas alegações foram apenas uma ‘nuvem de fumaça’ para encobrir os reais motivos da minha demissão”, rebateu o religioso. “O motivo foi uma reunião na casa de um dos membros do conselho, onde foi declinado o nome do rapaz, falando sobre a sua orientação sexual e que eu o havia apoiado, permitindo que o mesmo ensaiasse no grupo musical da igreja”. “De forma alguma a palavra de Deus nos orienta a ficar na porta da igreja questionando as pessoas sobre a orientação sexual delas”, disse, justificando sua atitude em denunciar. “Toda nossa formação é orientada para que possamos incluir as pessoas. O próprio nome graça tem 25 significados e um deles é acolhimento”, concluiu Santos, que continua no mesmo cargo, aguardando decisão judicial sobre o processo movido contra ele pelo conselho. “O silêncio é que gera a intolerância”, arrematou.

O jovem, que frequenta a congregação há um ano e meio, no bairro Alto Maron, confirma as denúncias. “Sempre houve afastamento, exclusão por parte de alguns membros devido a minha orientação e isso num local que deveria dar apoio às pessoas”, desabafou.
O pai, juntamente com a mãe, irmãos e outros seis membros da família também frequentam a mesma igreja. Segundo ele, ao comparecer à delegacia para prestar queixa tinha a convicção de que o filho, de fato, havia sofrido discriminação por conta de sua homossexualidade. “Quero continuar freqüentando a igreja, quero que meu filho seja ganho para Cristo, seja ganho para o Senhor. Não quero que ele seja um jogado aí na rua, desprezado pelo fato de ser um homossexual”, desabafou.

A coordenação do Grupo Safo, entidade que defende os direitos do público LGBT, também prestou queixa na delegacia. “Vamos ingressar com processo e também acionar o Conselho Tutelar e os organismos de direitos humanos”, anunciou a coordenadora do grupo, Rosilene Santana.

Fonte: A Tarde on-line

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...