terça-feira, 5 de junho de 2012

O CARÁTER PINÓQUIO!



O CARÁTER PINÓQUIO

Como quase toda criança saudável cresci ouvindo estórias infantis que tinham como propósito entreter e acima de tudo passar ensinamentos éticos e morais. Entre as mais diversas estórias do imaginário infantil, o conto do boneco chamado Pinóquio sempre chamou a minha atenção.
Gepeto, o velho e bom carpinteiro construiu um boneco de madeira que recebeu o dom da vida através de uma fada madrinha;
porém, Pinóquio diante de uma adversidade ou situação constrangedora aprendeu a mentir para preservar a sua imagem de bom boneco-menino.
Apesar de ter um companheiro chamado grilo falante que cumpria o objetivo de ser a sua consciência ética-moral, a mentira passou a ser um mecanismo de defesa do boneco andante na sua luta de preservar a sua imagem.
O que é interessante nessa estória é que a escolha pela mentira faz o nariz do personagem crescer.
 Atônito, Pinóquio vê diante dos seus olhos o nariz crescer colocando-o exposto e constrangido diante dos outros. Com isso, cresci ouvindo que todas as vezes que alguém mentia, o seu nariz crescia para sua vergonha.
Lendo outro dia esse conto, me peguei perguntando o porquê do crescimento do nariz todas as vezes que o boneco mentia? A conclusão que eu cheguei é que o autor deseja comunicar que a mentira uma vez desmascarada revela o caráter do mentiroso e o deixa exposto.

Outro personagem interessante no conto é a figura de um pequeno inseto. Grilo falante cumpre o papel de ser a consciência de Pinóquio, assim todas as vezes que o boneco era impelido a mentir ou enganar, o grilo( a consciência) o exortava a abandonar a mentira para viver a nobreza da verdade.
O Evangelho de Jesus tem como intuito ser a nossa consciência no chão dessa terra. O chamado para viver livre só é possível para aqueles e aquelas que estão dispostos a quebrar o poder nefasto do culto a si mesmo, o alimento diário para o vício da mentira.
Enquanto cultuarmos a nossa imagem, seremos escravos dos nossos desejos e vontades.
Jesus chamou Satanás de pai da mentira, pois ninguém mais fascinado por si mesmo e por sua imagem do que o diabo.
Ele ainda continua seduzindo o ser humano a viver o mesmo dilema.
 Não podemos esquecer que só a consciência do evangelho liberta-nos do jugo diabólico da idolatria da imagem perfeita.
Hoje você já se olhou no espelho? olhe para dentro de si mesmo e veja se você é sensível à consciência da verdade ou à tirania da mentira.
 Nada que esteja oculto que não seja revelado, ou como na lógica do conto, não há mentira que não faça o nosso nariz crescer diante dos outros.
VIA GRITOS DE ALERTA.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...