sábado, 2 de junho de 2012

Os Livros Poéticos e de Sabedoria





Blog de reflexaobiblica :REFLEXÃO BIBLICA, Os Livros Poéticos e de Sabedoria

Introdução Geral

O conjunto de livros bíblicos que denominamosPoéticos eSabedoria(Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, e Cânticos dos Cânticos) de uma forma ou de outra se ajustam no contexto histórico do Pentateuco (Gênesis a Deuteronômio)e dos chamados livros Históricos (Josué a Ester).
Para uma melhor compreensão deste peculiar conjunto literário do AT é oportuno resgatarmos um pouco da Poesia hebraica da antigüidade, ainda que pela limitação trabalhemos mais comconjecturas e hipóteses, ainda que razoavelmente abalizadas, do que propriamente com fatos inquestionáveis.
Os hebreus sendo um povo dominado por intensas e profundas emoções, com certeza desde cedo encontraram na poesiae na música uma fonte inesgotável para expressá-las em todas as ocasiões: festas religiosas e familiares, funerais e inclusive nas batalhas. Como os demais povos, eles utilizam apoesia e a música para registrar e perpetuar os seus acontecimentos históricos mais importantes. Podemos perceber facilmente isto nos registros dos acontecimentos primitivos: o cântico de Lameque (Gn.4:23); os diversos cânticos compostos durante a trajetória do Êxodo; o cântico celebre de Débora (Jz.5); e como os jovens relembravam a morte da filha de Jefté (Jz.11:40; 21:20).
Mesmo no transcorrer do tempo a poesia hebraica não perdeu sua primitiva simplicidade. A língua hebraica com sua construção gramatical singela possibilitou a preservação da sua beleza e aroma; ainda que por detrás dessa simplicidade haja uma multiforme variedade de expressão. Apesar das limitações impostas pelo verbo hebraico que é fraco em suas designações temporais, ela é amplamente compensada no emprego de suasformas intensas e peculiares.
No Hebraico, a forma, a preocupação literária, monta a muito pouco. É a idéia, o pensamento, a emoção que se procura evolver, sem pêas, da palavra. Seria por demais longo mostrar como ele alcança esse fim – como, por exemplo, meras mudanças de letras da raiz, e o uso dos sufixos, modificam a força e o tom dos sentimentos que se quer exprimir.
De mais: o que também dá majestade a uma língua é o material sublime do pensamento que exprime. E aqui o Hebraico é único. Deus,‘o que É’ o verdadeiro Deus, JAHVEH, o Redentor do Seu povo, é o tema principal, quase constante, da língua e da literatura hebraica – não um Deus panteísta ou meramente deísta, mas uma Pessoa que simpatiza com Suas criaturas, que o servem no gozo legitimo da vida; cuja Presença percebem, sentem, e estremecem. Daí o realismo do Hebraico, o antropomorfismo do Velho Testamento. O homem não aparece idealizado: apresenta-se tal qual é, com suas misérias e também na sua bravura e beleza natural. Mas este realismo é expresso com todas as gradações de cores, de que as línguas indo-germanicas não podem ter idéia. Nestas os sinônimos são poucos e bem assinalados; no Hebraico, porém, temos, por exemplo, 55 sinônimos para destruir, 60 para quebrar, 74 para tomar, etc..., sendo impossível definir claramente as sutis gradações entre eles. Esta riqueza de sinônimos das palavras, bem como das frases, contribuem poderosamente para a majestade estupenda do pensamento. É uma lira de que dispõe um grande artista, com milhares de cordas, cada uma com seu som, sua cor especial, e de que desfere as mais transcendentes harmonias.
Este grande movimento, esta vivacidade e fervor do pensamento hebraico, dão à língua uma grande sinceridade, tenacidade e ênfase no modo de dizer. É uma língua transparente como um vidro através do qual se vê a alma do povo. Nada daquela reserva, calma e fria, daquela autoconsciência do Grego.
Por tudo isto, pode se perceber que a poesia hebraica estacentrada no desenvolvimento daação, de modo que as formas de raciocínio e o desenvolvimento natural do pensamento têm uma importância secundária.
Razões Para o Estudo dos Livros Poéticos e Sabedoria
  1. Os cinco livros representam uma parte expressiva da revelação de Deus no Velho Testamento.
  2. Eles são ampla e abundantemente citados, tanto pelo Senhor Jesus quanto pêlos escritores neotestamentários, principalmente Salmos.
  3. Eles lidam com algumas das questões básicas e universais do ser humano, tais como: “Por que do sofrimento?” (Jó), “Qual o significado da vida?” (Eclesiastes),“Por que o ímpio prospera?”(Salmo 73), “Deus considera o sexo como algo sujo?” (Cânticos).
  4. Estes livros têm um caráter pessoal. Eles focalizam as reflexões pessoais do crente e sua relação pessoal com seu Deus.
  5. Eles contêm o que há de mais bonita e poderosa na literatura humana.
Características Peculiares dos Livros Poéticos e Sabedoria
Antes de examiná-los, devemos observar certas características peculiares destes livros, tão bem destacadas por Baxter:
- Os dezessete livros anteriores sãohistóricos. Estes cinco livros poéticos sãoexperienciais.
- Os dezessete livros históricos se preocupam com uma nação, como tal. Estes cinco livros poéticos se preocupam com indivíduos, como tal.
- Os dezessete livros anteriores se relacionam com araça hebréia. Estes cinco se relacionam com o coração humano.
- É preciso compreender, claramente, que o termo“poético” só se refere à forma deles. Não deve ser pensado que eles são simplesmente um produto da criatividade humana.
- Estes cinco livros denominados“poéticos” não são a única poesia nas Escrituras do Velho Testamento. Há extensões de poesia nos escritos dos profetas que nós veremos no transcorrer de nossos estudos.

Rev. Ivan Pereira Guedes

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...