domingo, 29 de julho de 2012

Yeshuw'ah

Em Mateus 1:21 o anjo do Senhor dizendo a José que Maria daria à luz um filho "[...] é você lhe dará o nome de “JESUS” PORQUE ele salvará seu povo dos pecados dele".

Mas se o anjo tivesse falado o nome conhecido de “Jesus”, não teria sentido algum dizer: “porque ele salvará seu povo dos pecados dele”. É muito coerente compreender que o falou para Maria em HEBRAICO, pois este idioma era comum no meio do povo Judeu.

Caso alguns argumentem que o anjo falou em GREGO (idioma usado pela sociedade do contexto), o nome "Iesous" (de onde deriva Jesus) não tem ligação com "soter", palavra grega relacionada a "salvar".

No Tanach (Antigo Testamento) o profeta Zacarias disse em Zc 14.9: Ele será Rei sobre toda terra e um somente será o seu NOME”. É muito coerente compreender que o nome deve estar contido no nome do FILHO: YEHWH + SALVAÇÃO = YEHUShua.

O Filho de Deus, quando esteve no meio de nós, disse que manifestou e fez se conhecer o Nome do Pai. Em João 17:11,12, ele orou ao Pai (YHWH) dizendo:

“Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.”

A análise clara do hebraico e da teologia, faz-nos entender de primeira mão que o nome usado hoje como “Jesus”, deveria ser este (YehuShua = Deus Salva).

Neste caso YehuShua é uma representação do nome de YHWH. Este Poderoso nome que deve glorificar e anunciar o nome do eterno. Ao contrário do nome “Jesus”, que não tem sequer uma história, motivo ou coerência.

Existe uma promessa de manifestações do poder do Eterno, no uso correto do Nome do Filho de Deus! “E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; ...." Marcos 16:17

Mas não seria YESHUA, no lugar de YahuShua?

Algumas correntes teológicas discutem acerca da necessidade de usar apenas o nome de YahuShua, ou seja (YHWH salva), pois afirmam que no nome do messias deve estar contido o nome do pai.

Por outro lado, temos ouvido cada vez mais com naturalidade, o uso do nome Yeshuw’ah HaMashia pelos cristãos (uma tentativa de restaurar o NOME do Senhor, antes do arrebatamento). Quero dizer que louvo a Deus pela sua igreja, que tem finalmente compreendido a oração do Pai Nosso que diz: “Santificado seja o SEU NOME”.

Mas quero neste capítulo explicar a diferença entre o nome YAHUSHUA (já falamos com clareza), e o nome conhecido e proferido como “YESHUA”.

De acordo com os estudiosos, e confirmado pela Palavra, durante o cativeiro Babilônico, o povo de Israel decidiu ter um cuidado em não deixar o nome de YHWH ser banalizado e se tornar um nome popular no meio da Babilônia.

Como conseqüência disso, alguns nomes que continham o tetragrama YHWH, passaram a colocar no lugar a abreviação “YEH”. Um exemplo foi o nome de Josué ((que significa YHWH salva - YahuShua), curiosamente passou a ser chamado pelos próprios Judeus por (YeShuwa = ele foi salvo). Ler Neemias 8:17.

Outros textos que confirmam este argumento (observe que todos aconteceram após o cativeiro) – é necessário ler no original, ou com ajuda de uma concordância em hebraico:

• Chamados de Yeshuwa : Esdras 3:2,8; 4:3; 5:2; Neemias 7:7
• Agora chamados de YahuShua: Ageu 1:1,12, 14; 2:2, 4; Zacarias 3:1,3,6,8,9; 6:11

Já o vocábulo Yeshuw'ah ( ישועה) significa “salvação” – observe que acrescenta o (‘ah), aparece dezenas de vezes no Tanach (Antigo Testamento), muitas vezes tratando de “livramentos” ou “salvação” vinda sempre da parte de Deus. Confira, lendo no original ou com uma gramática do hebraico:

• Genesis 49.18
• Êxodo 14.13, 15.2
• Deuteronômio 32.15
• 1Samuel 2.1, 14.45
• 2Samuel 10.11, 22.51
• 1Cronicas 16.23
• 2Cronicas 20.17
• Jó 13.16
• Salmo 3.2, 3.8, 9.14, 13.5, 14.7, 21.1, 21.4, 28.8, 44.4
• Salmo 18.50 – aqui aparece traduzido como vitórias.
• Salmo 20.5 – fala sobre salvação (vitória) e no Nome de Elohim – vale meditar.
• Salmo 22.1 – O Messias diz que longe dele está a Salvação (Yeshu’ah)! Pois aqui ele abriu mão da propriedade de Salvador ou de Salvação, para nos salvar!
• Salmo 35.3 traduz-se literalmente em: diz a minha alma: Yeshu’ah!!!!
• Salmo 35.9 afirma que minha alma se deleitará em Yeshu’ah!!!
• Salmo 42.5, 42.11 e 43.5 repetem três vezes que O PAI é Yeshu’ah!!!

Slm 42:11 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus (אלהים ’elohiym) pois ainda o louvarei, a ele minha salvação (ישועה yêshuw‘ah)e Deus meu.

Continuando com a sequência bíblica para o nome de Yeshuw’ah:

• Salmo 53.6 é o clamor do salmista para o Yeshuw’ah (salvação) que para livrar Jacó Israel.
• Salmo 62.1 diz que do Pai vem Yeshuw’ah; e nos versos 2 e 6 diz que Ele é Yeshuw’ah (salvação).
• Salmo 67.2: “para que se conheçam em toda a terra a sua salvação (Yeshuw’ah)
• Salmo 68.19: Deus é nossa salvação (Yeshuw’ah)
• Salmo 69.29 o salmista clama por socorro, e pede a Deus a salvação (Yeshuw’ah)
• Salmo 70.4 – Adorem a Deus, aqueles que amam a tua salvação (Yeshuw’ah)
• Salmo 74.12 – Desde a antiguidade operas salvação (Yeshuw’ah), sobre a Terra.
• Salmo 78.22 diz que o povo errou duas vezes:
- em não crer em Deus.
- em não confiar na sua salvação (Yeshuw’ah).
• Salmo 80.2, 88.1, 89.26, 91.16.
• Salmo 96.2 diz: Bendizei o SEU NOME, e proclamai a salvação (Yeshuw’ah) diariamente!!!
• Salmo 98.2,3.
• Salmo 106.4 – visita-me com a tua salvação (Yeshuw’ah) no original.
• Salmo 116.13 – Tomarei o cálice da salvação (cálice de Yeshuw’ah) – como disse o Filho, e invocarei o teu NOME!
• Salmo 118.14, 15, 21, 119.123.
• Salmo 119.155 – A salvação (Yeshuw’ah) está longe dos ímpios, porque não procuram os teus decretos! Aqui mostra que a “salvação” citada não é um livramento comum, e sim algo que não alcança o homem sem Deus!!!
• Salmo 119.166 – É o contrário do anterior: espero a salvação (Yeshuw’ah), pois cumpro os teus mandamentos. Ver também Salmo 119.174.
• Salmo 140.7, 149.4.
• Isaías 12.2 apresenta Deus como a “forma abreviada de YHWH”, agora como ( יה Yah) – por isso podemos crer que YAHU+SHUA – Deus Salva, ou YA+SHUA (Deus salva)... no continuar do versículo diz: Ele se tornou minha salvação (Yeshuw’ah). Observe com atenção!

Isa 12:2 “Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus (Yah) é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação (Yeshuw’ah)

• Isaías 25.9 diz que ele nos salvará “yasha” (palavra comum usada para livramento), e como conseqüência disso exultaremos na sua salvação (Yeshuw’ah).
• Isaías 26.1 diz que Deus põe salvação (Yeshuw’ah) como muralha ao nosso redor.
• Isaías 26.18, 33.2, 33.6, 49.6, 49.8.
• Isaías 51.6 diz que os céus desaparecerão, a terra ficará velha, as pessoas morrerão como um mosquito, mas a salvação (Yeshuw’ah) durará para sempre!!! Isaías 51.8 completa!
• Isaías 52.7 diz que formosos são os pés dos que anunciam as boas novas, e que fazem ouvir a salvação (Yeshuw’ah), e dizem a Sião “DEUS reina”!!!
• Isaías 52.10 diz que a salvação (Yeshuw’ah) é o braço desnudo de DEUS diante das nações!
• Isaías 56.1 fala sobre a manifestação da salvação (Yeshuw’ah).
• Isaías 59.11, o clamor de um povo sem salvação (Yeshuw’ah).
• Isaías 60.18 diz que salvação (Yeshuw’ah) se tornaria no futuro um nome a ser USADO!
• Isaías 62.1 mostra a salvação (Yeshuw’ah) como resplendor. Ler Hebreus 1.3
• Jonas 2.9 está escrito: Ao Senhor pertence a salvação. Mas no original é: (YHWH Yeshuw’ah), a palavra pertence não foi encontrada!

Desta maneira entendo que Filho de Deus foi anunciado dezenas de vezes pelos profetas, principalmente pelos profetas messiânicos, como Yeshuw’ah (pronuncia-se YESHUA – mas devemos escrever como Yeshuw’ah.

Este nome é conhecido e proferido indevidamente como “Jesus”. Nos capítulos seguintes falaremos sobre a origem do nome com J, e o perigo espiritual de negarmos o verdadeiro nome do FILHO de DEUS.
Yeshuw’ah é YHWH manifestado aos homens.

Teoricamente o FILHO DE DEUS poderia ser chamado por um dos dois nomes:

• YESHUW’AH: Salvação de Deus ישועה
• YEHUSHUA OU YAHUHSHUA que significa YHWH יחוחעש

Porém na minha opinião pessoal, que penso eu ser bem coerente, o próprio DEUS incutiu seu TETRAGRAMA no nome de Yeshuw’ah, de maneira que o nome do FILHO apresenta o nome do Pai, sem que seja pronunciado o nome do Pai diretamente... afinal a Palavra nos orienta:

“Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” Êxodo 20:7

Yeshuw’ah é LITERALMENTE a SALVAÇÃO de DEUS, por DEUS, para DEUS. Seu nome enaltece o nome do Pai. Por outro lado, seu nome é o acesso para que possamos nos apresentar diante de YHWH:

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.” João 14:6,7

ELE, ATRAVÉS DE SEU NOME, É O CAMINHO ENTRE TERRA E CÉU! ALELUIA!!!

O Nome Yeshua ou Yahushua, Yehushua não é maior nome por causa da construção gramatical (letra), mas sim pela redenção na Pessoa (vida de retidão). A própria Bíblia mesmo orienta que podemos nos referirmos a Yeshua usando vários nomes que o qualificam (Principe da Paz, Deus Forte, Pai da Eternidade, Emanuel, Conselheiro etc..) sendo que nenhum desses nomes é o Tetragrama e só isso derruba qualquer hipotese levantada sobre o nome do salvador ter de conter o Tetragrama na sua forma construtiva.
Digo isso porque Deus se importa muito mais com o que pensamos acerca dele, do que com a maneira que usamos para escrever o SEU NOME. Talvez seja por isso que até hoje ele, em sua imensa graça e misericórdia, nos atende quando o chamamos por “Jesus”.
Por outro lado, penso que o Espírito Santo (Ruach HaKodesh) tem nos trazido o entendimento certo acerca do nome, pois vivemos os últimos dias antes do arrebatamento, e precisamos finalmente compreender a verdade acerca do Salvador!

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...