quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A inveja de Saul contra Davi

“Um caso clássico da atuação da inveja pode ser visto na história de Saul e Davi. Saul era rei, governante de uma nação. Tudo corria a seu favor, mas veio a inveja, e tudo pareceu mudar para ele. A inveja só fez aparecer o que já estava lá dentro de Saul. No princípio seu relacionamento com Davi era harmonioso e cordato. ‘Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma. Saul, naquele dia, o tomou e não lhe permitiu que tornasse para casa de seu pai. Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. Despojou-se Jônatas da capa que vestia e a deu a Davi, como também a armadura, inclusive a espada, o arco e o cinto. Saía Davi aonde quer que Saul o enviava e se conduzia com prudência; de modo que Saul o pôs sobre tropas do seu exército, e era ele benquisto de todo o povo e até dos próprios servos de Saul.’ (1 Sam. 18:1-5).”
“As ações de Saul mostram que ele teve uma atitude muito positiva em relação a Davi, a quem ele deu uma posição elevada no exército. Considerando também a atitude de seu próprio filho para com Davi, está claro que Davi teve o favor real.”
A inveja mudou a atitude de Saul mudou que passou a odiar a Davi. “Sucedeu, porém, que, vindo Saul e seu exército, e voltando também Davi de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com tambores, com júbilo e com instrumentos de música. As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares. Então, Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram em extremo; e disse: Dez milhares deram elas a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão o reino? Daquele dia em diante, Saul não via a Davi com bons olhos.” (1 Sam. 18:6-9).
“O restante do capítulo 18 de 1 Samuel mostra quão prejudicial se tornou a inveja de Saul sobre Davi. Esse sentimento o levou a toda sorte de desvios e artifícios, mas nenhum deles funcionou. As próprias coisas que ele temia em Davi se tornaram cada vez mais evidentes! A inveja gera uma série de emoções negativas: baixa autoestima, ódio, suspeita, medo, culpa e ira. Saul tinha medo de Davi, como o capítulo menciona várias vezes. Ele pode ter sentido medo de perder sua posição real ou medo de que Davi se tornasse o herói absoluto de Israel. Mas sua principal fonte de medo era ‘porque o Senhor era com [Davi] e Se tinha retirado de Saul’ (1Sm 18:12).”
“Ser abandonado por Deus é motivo suficiente para ter medo. Mas o medo de Saul foi agravado pelo fato de que ‘o Senhor… estava com Davi’ (v. 12, NVI). Saul estava impossibilitado de aplicar â situação a lógica simples de Gamaliel: ‘Se [isso] for de origem humana, fracassará; se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los’ (At 5:38, 39). Quando o Senhor abençoa as pessoas, não há motivo para alimentar inveja ou buscar sua destruição. Deus continuará a abençoá-las.”
“Embora a atitude de Saul fosse errada, por que é relativamente fácil entender? Qual é sua atitude imediata para com alguém que você julga ser uma ameaça à sua posição? Você entrega tudo ao Senhor, ou começa a conspirar uma estratégia contrária?”

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...