terça-feira, 22 de janeiro de 2013

"UM DOS MAIS IMPORTANTES PRINCÍPIOS DO JUDAÍSMO É A CRENÇA NA PROFECIA"

 





Embora a crença em Deus esteja no coração do judaísmo, é a crença na profecia que torna possível o judaísmo. 

Sem a crença de que Deus pode e quer comunicar a Sua vontade ao homem, não existiria conceito de Torá e dos mandamentos.

"A força dos profetas de Israel reside no facto de que eles proclamavam a verdade quando tudo estava contra ela," - André Malraux.

Segundo o rabi A.J. Heschel, "O profeta é alguém completamente diferente do resto de nós. Ele é um homem solitário. Ele aliena tanto o perverso como o piedoso...dois fatos assombrosos sobre a vida de um profeta são: Deus voltando-Se para ele, e os homens voltando-se para longe dele. Esta é muitas vezes a sua sorte: ser escolhido de Deus e ser rejeitado pelo seu povo."

"A Palavra de Deus, tão clara para ele, é indecifrável para eles. O que confunde o profeta é a disparidade entre o poder e o impacto de Deus e a imensa indiferença, insubmissão, preguiça e inércia do coração do povo."

A voz trovejante de Deus sacode céus e terra e o homem não escuta nem o mais leve som. 

"O Senhor bramará de Sião" (Amós 1:8), "Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiuça a penha?" (Jeremias 23:29) - e o povo continua impávido e sereno, inconsciente e imperturbável. 

Mas o profeta é "queimado" pela Palavra de Deus. "...como fogo ardente , encerrado nos meus ossos." (Jeremias 20:10).

Mas os corações do povo são à prova de fogo.

Ouçamos a voz e os avisos de Deus em relação ao tempo presente e ao que em breve virá sobre este mundo.

Shalom, Israel!

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...