terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

LÍDER REBELDE - A IGREJA DIRIGIDA PELO DIABO .

REBELDIA – Num 16: 1-19
Corá pertencia a tribo sacerdotal de Levi e tinha entre suas funções no tabernáculo o transporte dos objetos sagrados, como a arca.
O trabalho exercido por sua família era apenas um pouco abaixo da função dos sacerdotes.
 
Mesmo assim não contente com sua função ele se levanta contra Moisés e Arão, a fim de lhes tirar a autoridade.
 Corá tinha uma grande influência sobre o povo, levantou consigo 250 homens renomados, líderes, eleitos pelo povo, entre eles Datã, Abirão e Om.
 
Invejoso por Moisés ter sido escolhido por Deus para liderar o povo, Corá pôs-se a criticá-lo e levantou um grupo para apoiar sua revolta, dificultando a liderança de Moises.
 Estes homens rebelaram contra a autoridade de Moisés e Arão, esquecendo que a autoridade dada não foi dada por mão de homens, mas por Deus. 
 
Corá e seu grupo de rebelados negaram obediência a Moises. Moisés convocou a Datã e a Abirão para uma reunião de prestação de contas, responderam eles: "Não subiremos" (Nm 16.13).
 Corá foi punido por sua rebeldia, e com ele todos os seus seguidores. A terra se abriu e tragou a Corá e todos os seus homens e seus bens. Num 26:9 e 10.
 
Corá, que era levita, não é lembrado por seu trabalho na obra do Senhor, mas por sua rebeldia contra Moisés e o próprio Deus.
 
ATENÇÃO REBELDE , VOCÊ SERÁ RECONHECIDO COMO REBELDE PARA O RESTO DE SUA VIDA .
 
 Guarde isto: Deus não aceita o trabalho de quem não é submisso á aqueles que são chamados por Ele cuja autoridade lhes fora delegada.  
 
De que maneira gostaríamos de ser lembrados em relação a obra de Deus? Como diligentes, obedientes e abençoados ou como tropeços e causadores de dissidências?
 Infelizmente ainda hoje mesmo com estes exemplos bíblicos a igreja enfrenta problemas como este de Corá.
 
Pessoas que se levantam contra autoridades instituídas por Deus e com sentimentos facciosos inflamam o coração de outras pessoas, levando a uma oposição desnecessária.
 
Uma coisa precisamos entender: A Bíblia não diz que algumas autoridades ou somente aquelas que simpatizamos ou que concordamos são instituídas por Deus, mas todas - Rm 13:1-2
 
Muitos crentes querem construir, fazer algo pra Deus debaixo de rebeldia, querem exercer a autoridade que pensam ter sem se submeter as autoridades que lhes foram concedidas.
 
Pessoas assim não chegarão a lugar nenhum, pois quem está debaixo de rebeldia Deus não recebe o seu trabalho.
 
 Muitos crentes dizem: “Mas o que importa não é agradar a Deus do que os homens?”
 
Importa sim agradar mais a Deus, quando os homens se opõe aquilo que é de Deus. Isto não quer dizer que não devamos nos submeter a autoridades.
 O homem é falho, inclusive a autoridade humana. Todos somos pecadores e sujeitos a erros, inclusive pastores, Missionários (as) evangelistas, presbíteros, diáconos, líderes de departamentos etc...
 
Mas qual é nossa atitude diante dessas situações: questionamento, acusação, fofoca, reclamações, até virar um ressentimento, amargura que leva a ter uma atitude rebelde? Acredito que não.
 Crentes maduros sabem lidar com tudo isto, e também sabem que a oração, o jejum, a misericórdia é o melhor caminho.
 
Tenhamos cuidado em nos opor, seja em relação a liderança da igreja ou de departamentos ou até um obreiro (a) cuja autoridade foi constituída por Deus.
 
 
 Muitos dizem: “eu só obedeço a Deus”.  1CO 16:16  - Paulo diz  que devemos sujeitar  a todo aquele que auxilia na obra e trabalha. 
 
I Ts – 5: 12 e 13 - E rogamos-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.
 O que é “rogar”? Rogar é pedir, e tanto pode conter a idéia de humildade quanto a de insistência.
 
Qual a idéia do verbo, no texto em questão? (I Ts 5:12-13) A idéia é de insistência.
Paulo pede é que haja submissão aos que trabalham na igreja – e esse pedido é carregado de insistência.
 Essa insistência demonstra claramente a importância de se submeter e de se respeitar aqueles que foram investidos de autoridade espiritual para presidir e admoestar a igreja.
 
Ele dirige esta palavra não apenas para “alguns”, mas para “todos” os irmãos que faziam parte da igreja deveriam mostrar-se submissos.
 Paulo ainda diz: “... que reconheçais os que trabalham entre vós, e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam”.
 
A submissão, o respeito deve ser voltado e dirigido não a obreiros inoperantes, displicentes, preguiçosos, mas aos que trabalham.
 Por que respeitá-los? Porque eles se desgastam por causa do trabalho pesado que realizam e  sabem que tem a tarefa de sustentar e fortalecer os crentes com oração palavra etc.
 
Pessoas submissas não maldizem nem criticam aqueles que exercem o trabalho na igreja. Elas o respeitam.
 O que respeitar? É considerar, é tratar bem, é ter estima, enfim, é valorizar.
 
Respeito sim bajulação não. O bajulador visa vantagens ou recompensas.
A defesa de Paulo tem um motivo muito relevante: os que presidem e os que trabalham na obra não foram escolhidos por homens, mas sim, pela vontade soberana de Deus.
 
Deus governa através de pessoas escolhidas por ele. Ef. 4:11 -  E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.
 As autoridades delegadas estão em todas as áreas de nossas vidas. No trabalho, na família, no país, no estado, no município e também na igreja.
 
Há uma tendência de se pensar que se submeter é ser inferior. Jesus nunca foi inferior ou menor que o Pai pelo simples fato de lhe ser submisso. Pelo contrário, Jesus Cristo tem o nome que está acima de todo nome (Fp 2: 8 e 9).
A Bíblia é clara: "Deus resiste aos soberbos" porem dá graça aos humildes - Tg 4:6
 Em I Sm 15:23 - Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
 
Saul decepcionou a Deus quando o assunto foi obediência e conhecimento de sua vontade.
 Deus não faz distinção entre pecados, mas as conseqüências são diferentes dependendo da falta cometida.
 
Deus foi mais duro, mais severo com a rebeldia de Saul do que com o adultério de Davi.
 O pecado de Davi teve conseqüências trágicas, porém a rebeldia de Saul lhe custou o trono, a ruína de seus ante queridos e a sua morte.
 
A rebelião, nesse texto de 1 Sm 15:23, é colocada em pé de igualdade com outro pecado extremamente prejudicial: feitiçaria.
 Toda rebeldia é um insulto direto a Deus, detentor de toda autoridade nos céus e na terra. É ele quem confere igualmente autoridade aos homens.
 
Podemos afirmar que a rebeldia para Deus é muito mais nociva e abominável. A rebeldia foi o pecado que precipitou da glória Lúcifer e um terço dos anjos.
  Por outro lado analisando podemos medir o quanto Deus mostra para nós a gravidade deste pecado.
 
O diabo é especialista em mover o coração do homem em direção à rebeldia, ele sabe que os rebeldes são rejeitados por Deus.
 
Satanás e terça parte dos anjos que aderiram a rebelião foram expulsos do céu, Corá e os que aderiram a rebelião foram engolidos vivos pela terra, Saul foi rejeitado tudo por causa do sentimento de rebeldia que surgiu no coração. 
 
Existem vários tipos de rebeldes devemos vigiar para que não venhamos aderirmos a eles e colhermos os frutos da rebeldia.
  Existe o Rebelde Descarado: É aquele que se levanta declaradamente contra a autoridade. Esses são como satanás são contra e lideres de toda rebeldia. 
Rebelde Camuflado. É aquele que fica pelos cantos, formando motim, manifestando sua posição contrária à da autoridade e procurando adeptos.
 Estes não se declaram, aparentam que esta tudo bem, mas basta apenas alguém manifestar algum descontentamento que eles logo entram em ação, apóiam com palavras e até incentivam a rebeldia, mas fazem de tudo para não aparecer – ficam só por traz.
 
O rebelde camuflado geralmente ele se apresenta espiritual, prestativo ele não se revela, não se expõe – gosta de um cochicho no ouvido tem fala mansa.
 Is. 29:15  Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do SENHOR, e fazem as suas obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece?
 
Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomam conselho, mas não de mim; e que se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado - (Is 30:1
 
Existe também o Rebelde sem Causa: Ele é do contra. É contra o que se faz, é contra o que se ensina, mais nunca tem argumentos válidos que respaldem sua opinião.
 
Ele não sabe direito o porquê ele contra. Ele simplesmente é contra porque é contra.
 
O rebelde nunca estará feliz, ele ate troca algumas vezes de Igreja até que por fim tornar-se-á um desviado na fé embora estando na igreja.
 
Existem histórias lamentáveis não somente bíblicas, mas também de pessoas, que foram escolhidas por Deus. Pessoas que eram usadas, mas que por desobedecerem a Deus, colherem os amargos frutos da desobediência / rebeldia.
A rebeldia é mais do que desobediência, pois o rebelde sempre comete atos contrários aos que lhe foram ordenados, enquanto o desobediente pode apenas não cumprir o que lhe foi ordenado.
 
Pv 17:11 - " O rebelde não busca senão o mal..."
 
 
ATENÇÃO REBELDES - SE ARREPENDAM E SE VOLTE NOVAMENTE PARA JESUS , ELE PODE MUDAR SUA VIDA .
 
 
VIA GRITOS DE ALERTA . BISPO ROBERTO TORRECILHAS

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...