sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Voz da verdade ou voz da mentira?

É lícito cantar hinos do conhecido grupo Voz da verdade em nossos cultos de adoração? Esta simples questão tem suscitado intensos debates. Os gladiadores teológicos assumem duas posições:
  • Os conservadores (é um grave pecado entoar hinos deste grupo herético);
  • Os liberais (os louvores do grupo são sadios e pertinentes aos verdadeiros adoradores).

Qual a posição bíblica? É ou não é pecado entoar os louvores deste famigerado grupo? À luz das Sagradas Escrituras, analisemos:
  • O grupo faz parte do ministério Voz da verdade, um movimento unicista, ou seja, eles não crêem na doutrina da trindade. Como o próprio nome diz, eles são os detentores da verdade, aliás os únicos adoradores "em espírito e em verdade". Vou escrever com todas as letras: é um grave pecado entoar os louvores do grupo, já que a maioria das composições exclui a Santa Trindade. Se eles não exaltam a Santíssima Trindade, exaltam a quem?
  • A canção imagem de Deus fere as palavras do Apóstolo Paulo em II Timóteo 2. 12,13: Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. Eles cantam: "negou-se a si mesmo / mesmo sendo Deus...". A intenção do compositor (um Pastor que não conhece a Bíblia?) era dizer: Jesus negou o seu próprio eu! Uma heresia sem respaldo bíblico. Quem precisa negar o próprio eu é o homem caído e sem a graça de Deus. O texto de Mateus 16. 24 é claro: "Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me". Jesus não precisa negar o próprio eu, sendo ele um Deus santo e justo. Alguém pode alegar que o compositor se equivocou na escolha das palavras. Este argumento anula-se a si mesmo, já que uma outra canção diz a mesma coisa: "Não olhou pra si mesmo, mas negou-se pelo pecador (canção tornou-se pobre);
  • Uma outra canção alega que Jesus não se entregou pelo pecador: "foi até a cruz e não se entregou" (Por amor). Um absurdo hermenêutico! : "E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou" (Lc. 23. 46). Erro do compositor ou má fé?
  • Um outro aspecto da banda, é o toque de sensualidade em algumas canções: "Ainda estou aqui", "Marcas de amor" etc. Isto é mais evidente em seus shows, através de roupas e gestos extravagantes
  • Outras canções exaltam a pessoa do diabo: "Eu vôo por cima de todos os mares / salto montanhas, me sinto no ar" (vento oriental). "Hoje eu vôo por cima dos mares, eu sou cabeça e não sou cauda... As minhas asas são grandes e coloridas, igualmente hoje é minha vida" (borboleta de Deus). Veja Ezequiel 28. 2 - : Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e não passas de homem, e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus. O verdadeiro louvor exalta a Deus e não o Diabo!
  • A banda Voz da Verdade não tem criatividade musical. Algumas canções tem inspiração mundana - Pássaro veloz tem trechos copiados da música festa no Apê de Latino. Projeto no deserto é inspirado numa banda de rock Metálica. Debaixo das asas e verdadeiro adorador tem inspirações em canções românticas dos anos oitenta.

Saliento que devemos peneirar as canções. Simplesmente proibir não traz benefícios espirituais. Devemos ter alguns critérios:
  • A letra da canção tem que ser bíblica. Disparates teológicos devem ser evitados;
  • A inspiração da canção deve ser divina, não uma cópia barata de músicas profanas;
  • Na escolha das canções, devemos pedir a orientação do Espírito Santo. Ele é o nosso guia, o nosso porto seguro;
  • Devemos louvar a Deus, não ao Diabo!

A nossa regra de fé


Sem dúvida, a Bíblia Sagrada. Somos guiados e orientados pelas sacrossantas palavras deste livro sublime. Toda canção que fere os princípios bíblicos, deve ser descartada. Alguns erros são infantis, outros descaradamente notórios:
  • Na canção da Lauriete "Cante, somente cante, e as cadeias hoje vão se abrir", há um desvio doutrinário. Em Atos 16. 24-26, Paulo e Silas cantavam e oravam. Devemos, portanto, não somente cantar mas também orar;
  • A mesma Lauriete comete outro deslize doutrinário. A música trono branco diz: Verei o meu Salvador em um trono branco /Verei os que com Jesus caíram em pranto/Verei os que por amor sofreram tortura /Pela morte, pelo sofrimento do Salvador. O julgamento do grande trono branco é somente para os condenados. E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte (Ap. 20. 11-14);
  • A Elaine de Jesus canta: Ele não nasceu, e ninguém jamais o criou. Um erro grosseiro e desnecessário. "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" (Isaías 9.6);
  • A canção Vai, povo meu, cantada pela Cassiane é uma cópia da abertura do filme O príncipe do Egito;
  • Muitas canções usam termos inadequados. Os leitores já se comunicaram com um Juiz chamando-lhe de você? Deus é o supremo Juiz, no entanto, muitos o chamam de você: "Eu preciso de você aqui comigo/Pois não posso ver além/se Você não está por perto/Sem a Tua direção/Tudo fica sem razão/não dá, não dá/Como viver a vida /se não tenho um motivo melhor?/Como ver sentido na noite /se não há esperança no amanhecer?/Viver só faz sentido /se Você está sempre comigo/Eu me sinto mais forte quando estou com Você/e não há nada, nada, nada não/melhor que Tua presença pra mim/Eu preciso de você. (canção de Kleber Lucas). "Você mudou meu jeito de pensar..." (canção de Aline Barros).

fonte . http://www.aditapevi.org.br/estudos_sermoes/voz.htm

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...