segunda-feira, 6 de maio de 2013

Pastores proeminentes falam sobre a importância da humildade nas pregações

Pastores proeminentes Steven Furtick e Louie Giglio transmitiram recentemente a importância dos pastores manterem a humildade ao comunicar a mensagem de Deus para a congregação, ao invés de focarem-se em seu desempenho pessoal.

"Eu luto com o fato de se as pessoas gostam de mim, se as pessoas gostam de minhas mensagens", Giglio, pastor da Passion City Church em Atlanta, Geórgia, e fundador do Movimento Passion anti-escravidão, disse ao anfitrião Jeff Henderson durante o seminário de web “Pregue Melhores Sermões" da Companhia The Rocket, que foi ao ar quarta-feira.

Giglio compartilhou que ele acredita que ser um pastor pode revelar-se uma receita perigosa para qualquer ser humano, visto que os pastores muitas vezes têm muita atenção voltada para eles.

"A humildade é um subproduto de estar com Jesus", Giglio disse, acrescentando que muitas vezes ele se esforça com humildade, mas ele percebe que "se não formos cuidadosos, se não nos inclinamos para isso, em seguida, a pregação se torna uma ferramenta para nós nos exaltar a nós mesmos."

O pastor bem conhecido e orador, que fala para dezenas de milhares de estudantes através de suas Conferências Passion, passou a dizer que ele acredita que a humildade é vital para um estilo de pregação bem-sucedida, porque em última análise, o Espírito Santo está simplesmente usando o pastor para comunicar uma mensagem e, portanto, se o pastor escolhe se concentrar em seu desempenho pessoal em vez da mensagem, a essência da palavra de Deus pode ser perdida para o ouvinte.

Giglio usou o exemplo de um funil quando se fala do processo de criação de sermão, dizendo que, embora seja possível para os pastores dedicarem completamente um sermão para si e sua visão do mundo, no final, depois que todos os aspectos sem importância, egoístas da mensagens são filtrados, o produto deixado no fundo do funil é a palavra pura do Espírito Santo.

"Trata-se de chegar a esse lugar de dizer ‘eu não quero apenas proclamar a palavra, eu quero que palavra atue em mim", Giglio disse, acrescentando que somente quando um pastor abraça a humildade pode a palavra do Espírito Santo brilhar totalmente.

Steven Furtick, fundador e principal pastor da Igreja Elevation em Charlotte, NC, também aconselhou os pastores sobre a importância da humildade, durante seminário na quarta-feira, dizendo que ele se lembra de ser humilde e, posteriormente, se livra do nervosismo que sente falando diante de uma grande congregação.

"Quanto mais eu mudo a minha atenção de ser impressionante para ser uma bênção, menos eu tenho nervosismo", disse Furtick.

"Quanto mais se tratar das pessoas e menos do desempenho, mais a mensagem vem de um lugar sagrado", o pastor continuou, acrescentando que ele passa por um ritual antes de cada sermão que ajuda a sentir-se ligado à terra e coloca "a sua mente em ritmo."

O ritual, que Furtick descreve como um "botão de reset", envolve o uso de óleo para ungir diferentes partes de seu corpo, como os olhos, boca e ouvidos, ao mesmo tempo agradecendo a Deus por permitir-lhe comunicar a sua mensagem para a congregação. Este ritual, de acordo com Furtick, lembra que "há um poder que opera em mim, eu não estou indo só aqui sozinho para entregar meus pensamentos."

Além disso, Furtick guarda um lembrete de humildade na forma de uma nota que fica em seu altar, que faz referência a Isaías 55 (NIV) e diz: "nunca volta vazio".

Estas palavras, de acordo com Furtick, lhe dá "mais confiança na mensagem de Deus, e menos confiança em sua performance," porque a palavra de Deus é tão inteiramente verdadeira que é impossível para ele ser vago de significado.

Furtick e Giglio foram apenas dois dos muitos proeminentes líderes evangélicos de destaque do seminário de web de quarta-feira "Pregue Melhores Sermões", durante o qual os líderes da igreja bem conhecidos refletiram sobre como eles melhoraram seu processo criativo para sermões ao longo dos anos. Outros oradores populares no seminário desta quarta-feira, que foi produzido pela empresa Rocket, uma organização baseada na fé voltada para o crescimento da igreja, incluíram Ed Stetzer, presidente da LifeWay Research e Mark Batterson, autor best-seller e pastor da Igreja National Community em Washington, DC , entre outros.

Fonte: The Christian Post

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...