Enquanto pastores de todo país se preocupam com o que fazer para
atrair pessoas, Steve “Doc” Timmons, 57, sobe ao púlpito usando calça
jeans, botas e um chapéu de palha. Os bancos estão quase todos lotados.
Ele abre a Bíblia e anuncia: “Os livros do Antigo Testamento deixam uma
coisa bem clara: é impossível para o homem guardar a lei de Moisés”.
É mais um dia de culto na Igreja Cowboy de Santa Fe, Novo México. O
templo na verdade é um antigo armazém. Seu altar tem como decoração
selas, chapéus, botas, um laço e roda de carroça. No início da
cerimônia, a banda entoou um hino com nome engraçado “Eu acho que, em
seu coração, Deus deve ser um cowboy”. Os fieis animadamente batem
palmas e cantam juntos.
O pastor Timmons passou 25 anos trabalhando como consultor na
intervenção de crises em zonas de desastre ao redor todo o
mundo. Decidiu trocar os assentos de avião pelas cadeiras dobráveis de
sua humilde igreja. Na frente do templo, uma sombra de um cowboy
ajoelhado diante de uma cruz, ao lado de seu cavalo. A mensagem do
letreiro é clara: “Não somos perfeitos, apenas perdoados”.
“Em muitos aspectos, as pessoas que vem aqui não são religiosos
tradicionais. É uma maneira simples de se fazer igreja. Enfatizamos mais
os relacionamentos que a religião. Acho que é por isso que nossas
igrejas passaram por essa explosão”. Timmons está se referindo a um
movimento não coordenado que deu origem às chamadas “igrejas cowboy”. Já
são mais de 400 em 36 estados americanos. Mas o site oficial já lista
oito congregações do tipo no Canadá e duas na Austrália.
O crescimento desse tipo de igreja nos últimos 15 anos foi suficiente
para que o Seminário Truett, da Universidade de Baylor e a Universidade
Batista de Dallas agora oferecem cursos para lideres das igrejas
cowboy.
Algumas delas conseguiram atrair com sucesso os “sem igreja”, pessoas
que nunca iam à igreja ou pararam de ir a muito tempo. A maior delas, a
Igreja Cowboy de Ellis County, Texas, hoje tem uma média de 1700
pessoas presentes a cada domingo. Outras são itinerárias, acompanhando
os diferentes rodeios de uma determinada região. Os lideres participam
dos desfiles em carruagens que mais parecem ter saído de um filme de
“Velho Oeste”.
O teólogo Charles Higgs, coordenador do programa de evangelização dos
batistas do Texas, explica que há uma lição a ser aprendida: “As
igrejas tradicionais vão precisar aprender a sair de suas paredes e
fazer algo diferente do que estão fazendo”.
Engana-se quem pensa que os cultos atraem somente vaqueiros, são
donas de casa, universitários, famílias da vizinhança e muitos
“curiosos” que vieram conhecer e decidiram voltar. O caminhoneiro Steve
Meador, 63, frequenta a Igreja Cowboy de Santa Fe há dois anos, desde
que ela foi fundada. “O que eu encontrei nesta Igreja Cowboy é um grupo
de pessoas que levam muito a sério o seu relacionamento com Jesus
Cristo, com uma total falta de pretensão”.
O pastor Rick Penner, da Igreja Cowboy Open Range em Whitney, Texas,
ressalta: “A Igreja Cowboy não é convencional… Nosso santuário mais
parece um celeiro… Até recentemente tínhamos fardos de feno para as
pessoas sentarem”.
Uma característica distintiva dessas igrejas são os centros de vida
familiar. Na Open Range existe uma miniarena de rodeio. As crianças
pequenas podem “cavalgar ovelhas”. Os pais se divertem. “Quando as
crianças pequenas… colocam o capacete, o colete… e montam numa ovelha,
estão vivendo o sonho de todo menino de 6 anos de idade: ser um cowboy”,
comemora Penner. Com informações NPR e Cowboy Faith. GP
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