segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Cristã morre em prisão na Eritreia


Enquanto a Portas Abertas recebia a notícia da morte do 25º cristão, prisioneiro de consciência, na Eritreia, o governo prendeu outros cristãos que se reuniram para orar e adorar a Deus.

Wehazit Berhane Debesai, uma cristã com 30 anos, morreu na semana passada. O dia exato de sua morte é desconhecido. Ela morreu de pneumonia depois de enfrentar duras condições e privação de tratamento médico na prisão, por ter se recusado a negar sua fé.

Wehazit estava trabalhando, quando autoridades a prenderam, um ano atrás, e a mantiveram incomunicável em Adi Quala, sul de Mendefera, perto da fronteira etíope. Ela foi presa porque estava envolvida em atividades cristãs fora das igrejas Ortodoxa, Católica e Evangélica Luterana.

Não se sabe muito sobre Wehazit além do fato de que ela estava prestes a se casar com um homem conhecido apenas por seu primeiro nome, Yohannes. Ele foi preso no mesmo dia que Wehazit e também foi mantido em Adi Quala.

Enquanto isso, autoridades de segurança prenderam 70 cristãos na capital Asmara, pertencentes a várias denominações. A prisão aconteceu quando os cristãos se reuniram para um encontro de oração especial. É a terceira vez que o pastor que conduzia o evento de oração é preso por suas atividades cristãs. Seu nome não será citado para impedir que as autoridades usem isso contra ele.

Oficiais levaram a maioria deles para o Distrito de Polícia 4, mas um grupo de 27 pessoas, em sua maioria mulheres, está no Distrito de Polícia 2, na capital.

Esta última prisão faz com que o número de cristãos presos este ano chegue a quase 300, o que os cristãos locais têm chamado de ‘a campanha mais severa contra a Igreja até hoje’. Tudo aconteceu assim que a poeira baixou, após cerca de 380 imigrantes, em sua maioria eritreus e somalis, morrerem em duas tragédias de barco, quando tentavam chegar à ilha italiana de Lampedusa, em meados de outubro.

Um colaborador da Portas Abertas comentou: "Nós gostaríamos de pedir para que a Igreja em todo o mundo ore pelas mulheres e homens de todas as idades que permanecem na prisão em calabouços subterrâneos, contêineres de metal e centros de detenção militares por causa de sua fé. Eles enfrentam trabalho duro e são expostos à falta de alimentos, água e higiene. Regularmente, é negado a eles tratamento médico para malária e pneumonia, doenças que eles contraíram enquanto estavam na prisão, ou doenças como diabetes, hipertensão ou câncer que eles já tinham antes de serem presos".

Pedidos de oração

•Ore pela manifestação da graça de Deus sobre a família de Wehazit.
•Interceda pelo consolo do Senhor para Yohannes.
•Peça para que Deus encoraje seus filhos, que têm enfrentado tempos difíceis por mais de dez anos desde que a igreja foi fechada em 2002, na Eritreia. Este último ano tem sido particularmente difícil. Um pastor disse à Portas Abertas que este tempo tem sido como uma noite escura para a Igreja.

Fonte: Portas Abertas Internacional

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...