sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

JAZ MORTO E APODRECE...



No soberbo e sentido poema de Fernando Pessoa, “O menino de sua mãe”, poema declamado por João Villaret, o poeta fala-nos da morte de um jovem (um entre milhões) que é levado para a guerra e ali é traspassado pelas balas. Depois diz: “jaz morto e apodrece o menino da sua mãe”. Diz-nos ainda que estes milhões de homens, jovens, cedo são apanhados “nas malhas que o império tece”, ali rendendo as suas vidas para defesa dos interesses de uns quantos poderosos deste mundo. Vidas ceifadas em nome de “impérios” humanos de fugaz memória, porque tudo nesta vida é passageiro…até os impérios dos homens.

Esta reflexão assalta-nos a mente a meio da noite, quando estamos a pensar no exemplo da morte de Lázaro (Eliezer), o amigo de Yeshua e irmão de Marta e Maria, de Betânia, que nos vem relatada no capítulo 11 do livro de João. Este episódio merece ser largamente meditado por cada um de nós, a fim de compreendermos que o atraso de Yeshua em ir ao encontro de Lázaro foi propositado, para que nele, no seu corpo já em decomposição (estava morto havia quatro dias e já cheirava mal – verso 39), se manifestasse o poder de YHWH que estava em Yeshua, Seu Filho.

Retiremos então algumas das passagens marcantes deste episódio. Tanto Marta quanto Maria disseram ao Mestre que se Ele ali tivesse chegado antes, seu irmão Lázaro não estaria morto naquele momento:

João 11:21, 32 – “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”.

Mas foi mesmo intenção de Yeshua chegar junto a este povo quando Lázaro já estava na sepultura e o seu corpo já cheirava mal por estar em decomposição, para que ali se manifestasse, uma vez mais, o poder do Pai…para que todos nós creiamos que Ele é poderoso para nos trazer de novo à vida, mesmo que estejamos na sepultura:

João 11:25-26 – “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?”

E nós? Cremos no Testemunho do Alto e Sublime? Paulo usa uma expressão muito interessante acerca dos que morrem em Cristo, dizendo que eles não estão mortos (podem estar mortos para o mundo…mas, para YHWH, estão a “dormir”). A vida destes está com O Senhor da Vida. Em tempo oportuno voltarão a viver. Yeshua disse o mesmo acerca da morte de Lázaro – ler o verso 11…seu amigo Lázaro “dormia”.

Yeshua chorou a morte do amigo e condoeu-se da dor de suas irmãs. Mas, para Ele que é “O Caminho”, “a Verdade” e “a Vida”, e para Quem Nele estava (O Pai), a morte não era obstáculo. E Yeshua demonstrou o poder do Pai perante aquele povo na pessoa daquele cujo corpo já estava em decomposição na sepultura:

João 11:41-44 – “Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir”.

Que grande lição de vida! Até mesmo hoje, os que nos rodeiam, quando “ouvem” a voz do Senhor da Vida e se arrependem dos seus caminhos desviados e se entregam com confiança na Sua Mão, encontram a vida verdadeira que está em Yeshua HaMashiach, Aquele por Quem estas coisas são possíveis. Quão necessário é que tenhamos confiança Naquele que tudo pode e nas Suas promessas de vida eterna! Só depende de cada um de nós.

Ora vem Mar-YAH. Desperta já hoje o nosso coração/mente e semeia em nós a esperança nas Tuas promessas de vida eterna.    

AlleluYAH

kol shofar

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...