sexta-feira, 13 de junho de 2014

Conheça dez alimentos que são verdadeiros 'venenos' para sua saúde

Por conta da correria do dia a dia e também da praticidade, alguns alimentos acabam sendo incluídos no cardápio de forma crônica, e as pessoas se esquecem de avaliar se isso vai trazer prejuízos para a sua saúde ou não. 

Para ajudá-lo a identificar onde 'mora o perigo' a nutricionista Natália Colombo, do blog NC Nutre, elaborou uma lista com dez alimentos ou ingredientes que, a longo prazo, podem causar diversos problemas para sua saúde. Alguns médicos e nutricionistas chegam a considerá-los verdadeiros 'venenos'. Depois, é só ficar atento na hora de escolher. E lembre-se: sempre dê preferência para alimentos naturais, e que não passaram por processo industrial. 

Sal (em excesso) – Presente na maior parte dos produtos industrializados, como macarrão instantâneo, embutidos (salsicha, presunto, peito de peru), azeitona, caldos de carne. O excesso de sódio da alimentação é responsável por uma série de problemas de saúde como retenção de líquidos, alteração na absorção de nutrientes, cefaleias, comprometimento na eliminação de toxinas, problemas de visão, disfunção renal, hiperatividade alteração de pressão arterial com consequente aumento da pressão e doenças cardiovasculares. 

Refrigerante – Uma lata de refrigerante tem cerca de 10 colheres de chá de açúcar. Além disso, tem grande quantidade de sódio, corantes alimentares artificiais, sulfitos e cafeína. O refrigerante tem um resíduo ácido que acidifica o PH sanguíneo, sendo necessário cerca de 35 copos de água para neutralizar essa acidez. O consumo de refrigerante esta associado a osteopenia, osteoporose, cáries dentárias e problemas cardiovasculares. A versão light, zero ou diet tem todos esses problemas e mais um agravante: usa o aspartame como adoçante. 

Aspartame – A maioria dos produtos diet usa esse tipo de adoçante. É uma das substâncias adoçantes mais populares do mundo. Está presente em 70% dos produtos diet e light. Estudos mostraram que o consumo aspartame, a longo prazo, esta relacionado com uma série de desordens neurológicas e pode causar quadros de ansiedade, compulsão alimentar, tumores cerebrais, depressão, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, hiperatividade, insônia, dores nas articulações, dificuldades de aprendizagem e agravar os sintomas da Tensão Pré-Mestrual (TPM). Os efeitos causados pelo aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia e esclerose múltipla. Além disso, pesquisas mostraram que ao invés de ajudar no emagrecimento, ele pode causar desordens no organismo que culminam com o aumento do peso. 

Açúcar - O consumo excessivo de açúcar esta relacionado com o diabetes, hipertrigliceridemia, aumento de peso e câncer. 

Reprodução


Sucos instantâneos (em pó) -  Além de não oferecer nenhum benefício para a saúde, esses suquinhos são química pura: contêm apenas corante e açúcar ou adoçante. Os corantes são substâncias estranhas ao nosso organismo e podem causar desde reações alérgicas a uma série de outras complicações como hiperatividade. Alguns corantes que ainda são utilizados no Brasil, já foram proibidos em vários países da Europa pelos seus efeitos maléficos a saúde. É o caso da tatrazina (corante de cor amarela). 

Farinhas brancas – Estão presentes em pães, bolos, tortas, salgados. São fontes de carboidrato simples, não oferecem fibras nem nutrientes. O consumo aumentado de carboidrato simples esta relacionado com o aumento dos níveis de triglicérides, glicose ("açúcar no sangue) e aumento de peso. O ideal é substituir a maior parte ou toda a ingestão desse tipo de carboidrato pela versão integral. 

Carnes processadas (salsicha, bacon, presunto...) –  Possuem uma quantidade altíssima de sódio e gorduras saturadas, além de não oferecer nenhum nutriente que seja benéfico para o organismo. Seu consumo esta relacionado com o aumento da pressão arterial, diabetes e doenças cardiovasculares. 

Bolachas recheadas – São ricas em gordura, sódio, açúcar e são hipercalóricas. Um pacote de bolacha recheada tem em média 1.000 calorias. Por ser um produto industrializado, não oferece nenhum benefício à saúde, já que não tem nutrientes. 

Salgadinhos (de milho, batata) – São ricos em carboidratos simples, contêm muito sódio e gorduras. Nesse estágio a gordura já está oxidada (ou "rançosa") o que está diretamente relacionado com processos inflamatórios no organismo. Também causam todos os outros problemas relacionados com o consumo de carboidratos simples e sódio. 

Frituras (salgadinhos, batata frita, pastel) – O aumento da temperatura na qual o óleo vegetal é submetido para a fritura faz com que este sofra uma alteração, deixando de ser insaturado, se tornando em saturado e trans, que em excesso está relacionada com o aumento dos níveis de colesterol, doenças cardiovasculares e aumento do peso. Além disso, durante o processo de fritura forma-se uma substância chamada acroleína, que é altamente cancerígena.









VIA   GRITOS  DE  ALERTA /INF. BONDE.COM.BR

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...