sábado, 20 de setembro de 2014

A FAMÍLIA DE YESHUA!


À primeira vista, avaliando as palavras de Yeshua, poderá parecer que O Mestre estava a repudiar a sua família carnal em favor da sua família espiritual. Mas seria isso que O Filho do Altíssimo quis dizer quando Se expressou assim?

Mateus 12:46-50 – “E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus [andar na Lei/Torá do Pai], este é meu irmão, e irmã e mãe”.

Através deste testemunho Yeshua coloca as coisas no seu devido lugar. O que é que queremos dizer com isto, senão que Yeshua deu testemunho da Sua verdadeira missão: a de chamar o filho pródigo (Efraim/Israel) para os caminhos que seus pais antes haviam abandonado.

Seus irmãos carnais vinham ao seu encontro com o propósito de O dissuadir de prosseguir a missão para a qual Ele foi enviado por Seu Pai, Seu Elohim e nosso Elohim. Eles o fizeram numa altura em que ainda não se haviam convertido (o que só veio a suceder mais tarde).

Por isso mesmo o testemunho de Yeshua foi tão marcante ao afirmar que os Seus verdadeiros familiares não eram os da carne, mas sim os que caminhavam como Ele caminhava por fé e obediência em todos os preceitos de vida do Pai. Razão pela qual, noutra ocasião Ele afirmou “O Meu reino não é deste mundo”. Sim. A Sua missão sobrepunha-se a tudo o que este mundo tem para oferecer.

O que Ele veio trazer ao homem foi a possibilidade de se libertar das coisas desta vida, que são passageiras, para que o homem pudesse herdar o que é real: a vida eterna.

Lucas 18:28-30 – “E disse Pedro: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos. E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna”.

Não que esteja em causa abandonarmos as nossas famílias, pais, mulher e filhos. Não foi esse o sentido das palavras de Yeshua, pois muitos deles continuaram a ter suas famílias bem próximas deles. Porém, o que é verdadeiramente importante é que coloquemos a YHWH/Yeshua em primeiro lugar nas nossas vidas.

Vejamos o enquadramento das palavras de Yeshua:

Mateus 10:37-40 – “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim [sinal que o seu coração/mente ainda não se rendeu a Yeshua]; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida [pelas coisas desta vida]perdê-la-á; e quem perder a sua vida [desprezando o mundo], por amor de mim, achá-la-á. Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou”.

Compreendemos assim a ênfase que Yeshua coloca nestes seus testemunhos: que cada um deve buscar primeiro o reino dos céus…para que, depois, tudo o que nos é necessário ao nosso sustento nesta vida nos será dado a seu tempo:

Mateus 6:33 – “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça[eterna], e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.     

Compreendemos agora as palavras de Yeshua? 


AlleluYAH


Ora vem YHWH bendito! Dá-nos já hoje a porção do Teu Espírito para compreendermos a Tua santa Palavra e nela esperarmos.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...