sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O CAMINHO DA JUSTIÇA - A SANTIFICAÇÃO -




A Palavra dá-nos muitos conselhos para esta vida. Não só para aspirarmos a viver uma vida terrena digna mas, principalmente, como devemos agir hoje no nosso dia-a-dia para sermos achados dignos de um dia herdarmos o reino dos céus, a vida eterna, pelo mérito redentor de Yeshua HaMashiach. Sim, Ele é “O Caminho”, “A Verdade” e “A Vida”, e sem Ele nada podemos fazer, como Ele mesmo nos ensina em:

João 15:5 – “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto [obras de uma vida plena de fé]; porque sem mim nada podeis fazer”.

Não nos restam quaisquer dúvidas que só poderemos achar graça aos olhos do Eterno Senhor, se andarmos por fé e em obediência a todos os Seus preceitos de vida, que Ele mesmo expressa na Sua Lei/Torá e nas palavras dadas através dos Seus profetas. A graça do Altíssimo não é derramada sobre aqueles que são desobedientes e que renegam a Sua Vontade, i.e. a Sua Lei/Torá. De resto, e simplificando, quem renega a Lei/Torá está a renegar a Yeshua HaMashiach, A Lei/Torá viva, A Palavra do Pai.

Não foi isto mesmo que Yeshua disse em João 14:15 e 15:14? Sim, nós devemos andar por fé e obediência em todos os preceitos do Pai, tal como Yeshua também andou.

Yeshua ao apresentar uma das suas parábolas/analogias, desta vez sobre a separação entre os salvos e os perdidos entre os quais há uma barreira intransponível, dizia a personagem que sofria a Abraão: “Rogo-te, pois, ó pai[Abraão], que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento”.Pelas palavras de Yeshua, qual foi a suposta resposta de Abraão? “Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos”, ao que recebeu por resposta:“Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam”. A confirmação do valor da Lei/Torá vem também neste suposto diálogo: “Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite”.

O relato deste grande ensinamento encontra-se em Lucas 16:19-31.

Mas, se mais exemplos de fé e de obediência quisermos, busquemos o que a carta aos Hebreus, no capítulo 11, nos diz. Este capítulo fala da fé que tem de ser o pilar da nossa vida neste mundo. Os exemplos de fiéis do passado só nos podem motivar a seguir as suas pisadas, sabendo que eles foram achados dignos pelo Altíssimo. Ao falar de todos eles, reparemos no que o autor da carta diz:

Hebreus 11:33 – “Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões…”

Eis aqui o denominador comum a todos eles: viveram pela fé nas promessas do Eterno Senhor e “praticaram a justiça”(ver o conceito de justo em Lucas 1:5-6). Que quer isto dizer, senão que viveram de acordo com a Vontade de YHWH expressa na Sua Lei/Torá? Sim, andar nos caminhos de YHWH, no Seu Conselho/Instrução é viver pela fé nas promessas do Eterno. Sim, este é o caminho da santificação/separação que o mundo não entende e que nos é apontado como essencial para um dia podermos estar com O Altíssimo:Hebreus 12:14.

Terminamos esta reflexão chamando a atenção para o critério do Eterno, mostrando-nos que a salvação é individual. Medite-se no que O Altíssimo nos diz através do Seu profeta:

Ezequiel 14:13-14, 20 – “Filho do homem, quando uma terra pecar contra mim [i.e. desobedecer à Minha Lei/Torá], se rebelando gravemente, então estenderei a minha mão contra ela, e lhe quebrarei o sustento do pão, e enviarei contra ela fome, e cortarei dela homens e animais. Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Job, eles pela sua justiça [obediência à Torá]livrariam apenas as suas almas, diz o Senhor DEUS…Ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nem um filho nem uma filha eles livrariam, mas somente eles livrariam as suas próprias almas pela sua justiça [pelo seu modo de viver justo].          

Sim, ser justo aos olhos do Eterno Elohim YHWH é andarmos, por fé, sem repreensão em todos os Seus mandamentos e preceitos, tal como nos é dito a respeito dos pais de João, o baptista.

Não nos deixemos então seduzir pelas vãs filosofias dos homens que rejeitam estas verdades fundamentais e que ensinam que agora já não é preciso guardar a Lei, quando O próprio Adonai Yeshua nos deu exemplo do contrário e pediu ao Pai para que conservasse os Seus discípulos (e todos os que viriam após eles) na Verdade:

João 17:17 – “Santifica-os na tua verdade [a Tua Lei/Torá]; a tua palavra é a verdade [a Tua Lei é a Verdade, cf. a Salmo 119:142].

Vem Adonai Yeshua vem despertar alguns cujo coração/mente só Tu conheces.

AlleluYAH

Nenhum comentário:

“Não chame meninas de princesas”, diz campanha da Avon

Uma campanha da Avon tem gerado polêmica nas redes sociais por pedir aos pais que não chamem suas filhas de “princesas”, dizendo que o elo...