A Igreja Católica tem pedido socorro à ciência e encaminhado muitos de seus servos para a terapia. A responsabilidade de ajudar o rebanho às vezes cobra um alto preço. Muitos trabalhadores religiosos vão além dos seus limites, na vontade de ajudar o próximo acabam sofrendo quando as pessoas enxergam, nessas figuras sacerdotais, a cura para seus males
Recentemente, o congresso ”Padre no Divã: Conforto e Desconforto no Trabalho Pastoral”, realizado no Instituto de Psicologia da Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma, na Itália, debateu essa questão a fundo.
“Levar a sério o sofrimento psíquico de quem trabalha na pastoral deve fazer parte de uma responsabilidade comum, que também envolve leigos”, afirma o padre italiano Giuseppe Crea.
Já existem no Brasil centros especializados nesse tipo de tratamento aos religiosos. Um deles é o Instituto Acolher, de São Paulo. Um de seus professores é o psicoterapeuta Ênio Brito Pinto, autor de “Os Padres em Psicoterapia – Esclarecendo Singularidades” (Ideias & Letras). Após cerca de 30 anos de experiência em consultório, tendo atendido mais de 100 padres, o autor descreve no livro 12 temas relativos ao tratamento dos homens de batina.
“O padre suporta o sofrimento até um limite de muita dor e só então mostra que necessita de ajuda. Ele é educado para não reconhecer limites, o que é uma das falhas da sua educação”, afirma Ênio.
O processo mais comum é semelhante à terapia de crianças e adolescentes, na qual os pais fazem parte do trabalho. No caso, o superior hierárquico também se manifesta, fornecendo e recendo informações do psicoterapeuta.
Em 2000, após presenciar um suicídio na porta de sua igreja, o padre Antônio Tourinho Neto, 48 anos, se afastou de suas funções e passou um mês na unidade de Sergipe da Fazenda da Esperança. Essa comunidade terapêutica alternativa presta assistência espiritual, mas também tem o auxílio de profissionais como psicanalistas e psicólogos. “O choque me pôs em angústia profunda, passei a questionar o porquê de Deus permitir aquilo e fiquei decepcionado com o sacerdócio”, diz Neto.
Após ser tratado com entrevistas com um psicanalista e terapia em grupo, entre outras atividades, ele diz ter se recuperado.
Cerca de 3% dos pacientes das dezenas de unidades dA Fazenda da Esperança são religiosos. Um de seus missionários, o padre tailandês Dekson Teope, 34, ficou um ano em tratamento por conta de seu alcoolismo. “Cheguei a ponto de celebrar bêbado”, lembra ele.
Hoje, livre do vício, o padre Teope, celebra missas normalmente em uma comunidade brasileira da Fazenda. “Por trabalhar muito, os sacerdotes têm suas relações interpessoais prejudicadas, ao mesmo tempo que lidam mal consigo mesmos. Muitos sucumbem ao alcoolismo ou vivem crises de mau humor”, afirma o psicoterapeuta Pinto.
Um dos outros temas recorrentes é a sexualidade, que não raro eclodem na mídia quando escândalos de pedofilia são denunciados. “Afetos reprimidos ou supostamente sublimados não são afetos integrados”, escreveu Pinto em seu livro. “Por causa disso, tendem a provocar sofrimento e crises de saúde física ou emocional, ou uma vida de aparências, com práticas sexuais escusas, culposas, dissociadas.”
Mesmo vistos como representantes de Deus na Terra para os católicos, os sacerdotes são humanos e, portanto, falíveis e imperfeitos.
Com informações Isto É /Gospel Prime
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segunda-feira, 9 de abril de 2012
Missionário Dodanim Pereira falece aos 100 anos
Missionário Dodanim Pereira falece aos 100 anos
Meses depois de completar 100 anos de vida o pastor Dodanim Gonçalves Pereira, faleceu vítima de uma crise pulmonar. Um dos missionários mais antigos da Junta de Missões Nacionais foi sepultado no dia 1º em Palmas, capital de Tocantins.Nascido em 5 de agosto de 1911 seu centenário chegou a ser comemorado pela comunidade local ressaltando o trabalho que ele desenvolve desde 1942 quando iniciou seu ministério no Maranhão.
A filha de Dodanim, Darlene Duarte Pereira, disse que mesmo com a idade avançada o pastor não desanimou em seu trabalho. “É uma referência especial para mim, para toda a missão batista, para todos os missionários, para todos que passaram pelo Lar Batista, enfim, para toda a sociedade. É exemplo de vida, dedicação e renúncia. Meu pai foi guerreiro, um homem de fé”.
Em Itacajá, cidade localizada a 300 quilômetros da capital de Tocantins o pastor teve uma grande participação sendo o doador de uma propriedade que se tornou a primeira sede do Lar Batista F.F. Soren. Além disso, plantou 66 mangueiras na avenida principal de entrada do Lar simbolizando o alimento obtido nos 66 livros da Bíblia.
Foram 70 anos de dedicação ao ministério, compartilhando a mensagem de Cristo e ajudando no sustento do Lar que abriga crianças da região. Ele participou ativamente da fundação da cidade e por isso tinha tanta importância não só para os cristãos batistas, como para toda a população.
Com informações Tocantins Gospel
Extremistas islâmicos lançam granada em culto no Quênia
Na última semana um grupo de extremistas islâmicos lançou uma granada em uma igreja no horário do culto de reavivamento e segundo a Compass Direct News dois pessoas morreram e 30 ficaram feridas.
O ataque aconteceu na cidade costeira de Mombasa, no Quênia, e o Ministro de Segurança Interna do país diz que foi o grupo rebelde “Al Shabaab” que disparou contra a igreja cristã, mas o grupo ainda não reivindicou a responsabilidade.
Entre os mortos estavam uma mulher e um menino de apenas oito anos de idade. O governo do Quênia está investigando as ações do Al Shabaab desde outubro do ano passado e por isso não descarta que novos ataques aconteçam do domingo de Páscoa.
O artefato foi lançado em uma área de eventos chamada “Kandara” onde 16 denominações estavam reunidas, totalizando 500 pessoas presentes. A reunião de reavivamento começou na sexta-feira e se encerraria no domingo passado.
O pastor Daniel Mwendwa, da Miracle Church, estava ministrando quando a granada foi lançada por alguém que estava dentro de um carro. A granada foi lançada em direção ao púlpito onde estavam o reverendo e um grupo de louvor.
O grupo extremista é da Somália e devido aos vários ataques que fizeram no Quênia o governo precisou mobilizar suas forças e atacar alvos do Al Shabaab em seu país de origem.
O objetivo do grupo islâmico deve ter entre 3.000 e 7.000 pessoas que tentam impor a Sharia na Somália, para impedir o avanço desse grupo o governo em Mogadishu luta para tratar os poucos cristãos que vivem no país dad melhor forma possível, mas apesar dessa tentativa o presidente já adotou a versão da Lei Islâmica que condena à morte quem deixa o Islã.
Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br
O ataque aconteceu na cidade costeira de Mombasa, no Quênia, e o Ministro de Segurança Interna do país diz que foi o grupo rebelde “Al Shabaab” que disparou contra a igreja cristã, mas o grupo ainda não reivindicou a responsabilidade.
Entre os mortos estavam uma mulher e um menino de apenas oito anos de idade. O governo do Quênia está investigando as ações do Al Shabaab desde outubro do ano passado e por isso não descarta que novos ataques aconteçam do domingo de Páscoa.
O artefato foi lançado em uma área de eventos chamada “Kandara” onde 16 denominações estavam reunidas, totalizando 500 pessoas presentes. A reunião de reavivamento começou na sexta-feira e se encerraria no domingo passado.
O pastor Daniel Mwendwa, da Miracle Church, estava ministrando quando a granada foi lançada por alguém que estava dentro de um carro. A granada foi lançada em direção ao púlpito onde estavam o reverendo e um grupo de louvor.
O grupo extremista é da Somália e devido aos vários ataques que fizeram no Quênia o governo precisou mobilizar suas forças e atacar alvos do Al Shabaab em seu país de origem.
O objetivo do grupo islâmico deve ter entre 3.000 e 7.000 pessoas que tentam impor a Sharia na Somália, para impedir o avanço desse grupo o governo em Mogadishu luta para tratar os poucos cristãos que vivem no país dad melhor forma possível, mas apesar dessa tentativa o presidente já adotou a versão da Lei Islâmica que condena à morte quem deixa o Islã.
Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br
sábado, 7 de abril de 2012
Rei Davi vence novamente Globo na audiência noturna
A atração superou a audiência de Loucos por Elas, estrelada por Deborah Secco e Du Moscovis, além de passar para trás também o jornalístico Profissão Repórter.
O resultado obtido revelou que a Record obteve 12 pontos na escala elaborada pelo Ibope, contra 10 da Globo. Cada ponto na escala corresponde a 60 mil domicílios na Grande São Paulo. A minissérie bíblica vem conquistando bons resultados no Ibope desde que estreou, em janeiro. São ao todo 29 capítulos mostrando o heroísmo do personagem emblemático para a fé judaico-cristã, sem deixar de mostrar a face humana do personagem emblemático para o povo judeu. A emissora de Edir Macedo investiu pesado na produção da minissérie utilizando um orçamento de R$ 25 milhões. Segundo a Folha de S. Paulo, foi o maior montante já gasto em uma produção pela emissora. As filmagens foram feitas em cinco cidades cenográficas diferentes com locações no Canadá. O número total de atores escalados para o elenco foi de 42, e incluiu astros globais como Leonardo Brício e Renata Dominguez. O sucesso e a boa audiência tem sido considerada uma recompensa para a emissora, já que a cada dia de exibição tem o custo de R$ 850 mil. O roteiro ficou a cargo de Vivian de Oliveira e a direção sob a batuta de Edson Spinello. A minissérie poderá ser vista em breve em DVD. A Record Entretenimento anunciou o lançamento para o 1º de março. O box, com três DVDs, incluirá toda a história, e incluirá cenas extras, como bastidores da gravação e entrevistas com atores e equipe técnica. Fonte: The Christian Post |
Mãe pode ir para a cadeia por batizar seus dois filhos
Um casal de Nashville, Tennessee, horrorizou a comunidade cristã da cidade por causa de um processo judicial. Lauren Jarrell e seu ex-marido, Blake Jarrell, são cristãos. Ele é metodista e ela, presbiteriana.
Na semana passada o Tribunal de Apelações do Tennessee disse que ela será julgada e pode ser presa por ter violado uma ordem judicial. Por ocasião do divórcio, ficou acordado que as decisões sobre a educação religiosa de seus dois filhos dois deveriam ser feita em conjunto.
O pai, de acordo com registros do tribunal, acredita que os filhos devem ser batizados quando forem mais velhos e capazes de compreender o significado da cerimônia batismal. A mãe levou os meninos, de 5 e 7 anos para serem batizados sem consultá-lo e por isso ele abriu o processo. O Tribunal de Apelações deu ganho de causa ao pai. Se for condenada, Lauren terá de pagar uma multa e pode passar 20 dias na prisão.
Especialistas jurídicos discordam sobre se a decisão do tribunal e afirmam que nenhum juiz pode arbitrar sobre qualquer doutrina espiritual. Mary Morgan Whitfield, uma dos advogados da mãe defende que exigir que os pais concordem com a educação religiosa, é inconstitucional.
“Mantemos nossa posição de que os tribunais não devem interferir nas disputas religiosas entre os pais. Um dos pais tem o direito constitucional de influenciar seus filhos com a sua religião pessoal, desde que não haja demonstração de prejuízo pessoal para as crianças”, disse.
A condenação da mãe viria com as acusações de desacato, explica Whitfield, porque os batismos não podem ser desfeitos.
Blake Jarrell argumenta que tomou essa decisão extrema porque sua ex-esposa sequer lhe deu a oportunidade de estar presente no batismo dos filhos. Ele só ficou sabendo do ocorrido muito tempo depois. O advogado do pai não quis comentar o assunto.
Traduzido e adaptado de CBS e NY Daily News
Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/mae-pode-ir-para-a-cadeia-por-batizar-seus-dois-filhos/#ixzz1rMyMPHZy
Na semana passada o Tribunal de Apelações do Tennessee disse que ela será julgada e pode ser presa por ter violado uma ordem judicial. Por ocasião do divórcio, ficou acordado que as decisões sobre a educação religiosa de seus dois filhos dois deveriam ser feita em conjunto.
O pai, de acordo com registros do tribunal, acredita que os filhos devem ser batizados quando forem mais velhos e capazes de compreender o significado da cerimônia batismal. A mãe levou os meninos, de 5 e 7 anos para serem batizados sem consultá-lo e por isso ele abriu o processo. O Tribunal de Apelações deu ganho de causa ao pai. Se for condenada, Lauren terá de pagar uma multa e pode passar 20 dias na prisão.
Especialistas jurídicos discordam sobre se a decisão do tribunal e afirmam que nenhum juiz pode arbitrar sobre qualquer doutrina espiritual. Mary Morgan Whitfield, uma dos advogados da mãe defende que exigir que os pais concordem com a educação religiosa, é inconstitucional.
“Mantemos nossa posição de que os tribunais não devem interferir nas disputas religiosas entre os pais. Um dos pais tem o direito constitucional de influenciar seus filhos com a sua religião pessoal, desde que não haja demonstração de prejuízo pessoal para as crianças”, disse.
A condenação da mãe viria com as acusações de desacato, explica Whitfield, porque os batismos não podem ser desfeitos.
Blake Jarrell argumenta que tomou essa decisão extrema porque sua ex-esposa sequer lhe deu a oportunidade de estar presente no batismo dos filhos. Ele só ficou sabendo do ocorrido muito tempo depois. O advogado do pai não quis comentar o assunto.
Traduzido e adaptado de CBS e NY Daily News
Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/mae-pode-ir-para-a-cadeia-por-batizar-seus-dois-filhos/#ixzz1rMyMPHZy
Cresce número de igrejas evangélicas no Porto, diz jornal português
Segundo dados divulgados pelo Vaticano em 2010 existem 88,3% de católicos em Portugal. Contudo, cada vez mais igrejas evangélicas se instalam na cidade do Porto.
Segundo reportagem do site português JPN durante a história de Portugal é difícil encontrar um período em que a religião católica não tenha influenciado, de uma ou outra maneira, a sociedade portuguesa. Porém, atualmente, há cada vez mais espaço para outras religiões e uma delas é o protestantismo que já tem, pelo menos, um representante há quase cem anos no país.
Em Portugal, a comunidade evangélica tem quase um século, período em que a Assembleia de Deus se instalou no Porto. O pastor português Alexandre Samuel faz questão de dizer que “a liderança da Assembleia de Deus é toda portuguesa já há largos anos”. O pastor preside a congregação há 16 anos e fala de diferentes gerações evangélicas que frequentam a igreja e da sua presença em toda a área metropolitana do Porto.
Outra denominação de origem brasileira instalada no país é a Igreja Novo Dia, existente no Brasil há 56 anos. Com origem na cidade de Brasília a igreja fixou-se em Portugal em 1989. De acordo com o pastor Márcio Albuquerque, “foi enviado um casal de missionários para a cidade de Amarante e lá começaram o trabalho”.
No Porto, a Igreja Novo Dia tem dois anos e meio e estabeleceu-se da mesma forma que a igreja em Amarante. “Reunimos alguns irmãos e algumas pessoas, arrendamos uma loja e iniciamos o trabalho aqui”, explica o pastor Márcio. No que diz respeito ao apoio social, esta igreja tenta, na medida do possível, apoiar os mais necessitados. “Além da parte espiritual, trabalhamos também na busca das necessidades físicas, ajudas e alimentos”, diz o pastor.
Já a Igreja Internacional da Graça de Deus, que conta com mais de três mil igrejas no Brasil, está em Lisboa há onze anos e na cidade do Porto há cinco anos, e conta com cerca de 100 fiéis. A principal razão de se fixarem no norte do país é o propósito de começarem a ter igrejas em todas as cidades.
Helena Vilaça leciona Sociologia das Religiões na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e confirma que a implantação de novas igrejas protestantes em países europeus não é novidade. No entanto, de acordo com a professora, “esse fenômeno é novo em países onde existiu um quase monolitismo religioso, ou seja, uma única igreja”.
De acordo com a professora, a expansão do protestantismo deve-se ao fato desta religião ser fragmentada e, como “religião também é cultura, os crentes procuram reunir-se na igreja com a qual se identificam”, levando a sua fé para outros lugares.
Aceitação
Quando se trata de falar sobre a aceitação dos portugueses sobre o surgimento de novas igrejas, os pastores tem o mesmo parecer. Há quem não aceite e “é muito difícil chegar às pessoas”, porque Portugal “é um país muito católico”, esclarece o pastor Valdir, da Igreja Internacional da Graça de Deus. Contudo, adianta que “o povo está mais flexível”.
O pastor Márcio, da Igreja Novo Dia, vai mais longe e fala numa mudança de atitude por parte das autoridades. “Em dez anos há uma diferença muito significativa em termos de abertura, em termos de facilidade para as próprias câmaras municipais nos cederem espaços e em aceitar a programação de eventos”, garante.
A ideia de que milagres acontecem diariamente nestas igrejas é a que mais gera controvérsia na sociedade. Ainda assim, isto não é impedimento para a expansão do Evangelho pelo país. “Mesmo que não haja um grupo de irmãos identificados” numa determinada zona, diz um pastor, como “o objetivo é evangelizar todas as pessoas”, a igreja envia missionários para todos os locais.
Segundo o JPN, a sociedade portuguesa está mudando e fiéis portugueses já são maioria nas igrejas evangélicas de Portugal, que, inicialmente, acolhiam mais brasileiros.
A professora Helena Vilaça explica este fato afirmando que a sociedade portuguesa está “mais permeável”. “Vivemos num mundo onde há sociedades mais individualistas, onde se acha que questões como a religião devem ser o resultado de uma decisão pessoal e menos de uma herança”, acrescenta.
Reais motivações
O perfil do pastor também parece ser determinante para a composição do grupo. Os jovens estão mais atentos a esta realidade, mas a presença deles nos cultos depende muito do pastor.
André Magalhães, jovem estudante da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e seguidor da Igreja Novo Dia, afirma que só depois de ter tornado pública a sua crença evangélica é que percebeu o vasto universo de jovens protestantes que havia à sua volta. “A igreja evangélica não se encaixa em nenhum estereótipo em que uma pessoa a quer encaixar”, diz.
De qualquer forma a representação da sociedade nas igrejas evangélicas tem se mostrado positiva. “A igreja é composta por várias classes sociais, vários níveis econômicos e cada pessoa tem uma realidade”, diz o pastor Márcio, ao mesmo tempo que explica que são as mulheres quem normalmente fazem a primeira visita à igreja, porque tendem a perceber mais rapidamente que precisam de ajuda. “Os portugueses consideram-se autossuficientes mas, num período de crise e desemprego, as pessoas ficam mais sensíveis”, explica.
Assim, o recente desemprego pode ser um fator que leva mais pessoas à procura de igrejas evangélicas, porém os pastores rejeitam que seja o único motivo. No caso de André Magalhães, o contato com a igreja foi feito por meio de amigos e familiares e, tal como outros evangélicos, diz que as transformações positivas na sua vida foram evidentes.
Fonte: JPN
Salluz fez a eles a proposta de gravarem e lançarem um projeto para crianças e adultos
Como era de se esperar, o anúncio da contratação da dupla Para Nossa Alegria causou alvoroço nas mídias sociais e provocou reações intensas por todo o Brasil, algumas de apoio e outras de reprovação. A Salluz foi ousada, mas de forma alguma incoerente.
Depois de um contato direto com os “personagens” do vídeo, os diretores da gravadora conheceram uma história magnífica e um potencial incrível. No escritório administrativo da gravadora, um encontro despretensioso e divertido, tornou-se um tempo de descobertas, ideias e parceria. Ficou claro que os irmãos que levaram Alegria para o mundo inteiro sem sequer sair de casa, eram muito bem humorados e de um talento inegável para nos fazer rir com suas brincadeiras e pasmem, seus hit’s. Isto mesmo. Eles costumam soltar a voz para, com muita graça e informalidade, criar ambientes cheios de risadas e felicidade, interpretando suas próprias músicas, muitas delas bem engraçadas. Diante disto, a Salluz fez a eles a proposta de gravarem e lançarem um projeto para crianças e adultos bem humorados. Algo que possa capturar o que o PARA NOSSA ALEGRIA, produziu em tantos lares ao redor do mundo.
Continuamos priorizando a qualidade, pois estes “meninos” estão mais do que aptos para desenvolver este projeto diferenciado e a exposição que estão tendo no momento será uma plataforma importante para a divulgação do próprio projeto e da criação de novas possibilidades para que haja uma continuidade frutífera desta dupla, que com certeza, ainda fará muitas coisas PARA A NOSSA ALEGRIA.
Assessoria Salluz
Depois de um contato direto com os “personagens” do vídeo, os diretores da gravadora conheceram uma história magnífica e um potencial incrível. No escritório administrativo da gravadora, um encontro despretensioso e divertido, tornou-se um tempo de descobertas, ideias e parceria. Ficou claro que os irmãos que levaram Alegria para o mundo inteiro sem sequer sair de casa, eram muito bem humorados e de um talento inegável para nos fazer rir com suas brincadeiras e pasmem, seus hit’s. Isto mesmo. Eles costumam soltar a voz para, com muita graça e informalidade, criar ambientes cheios de risadas e felicidade, interpretando suas próprias músicas, muitas delas bem engraçadas. Diante disto, a Salluz fez a eles a proposta de gravarem e lançarem um projeto para crianças e adultos bem humorados. Algo que possa capturar o que o PARA NOSSA ALEGRIA, produziu em tantos lares ao redor do mundo.
Continuamos priorizando a qualidade, pois estes “meninos” estão mais do que aptos para desenvolver este projeto diferenciado e a exposição que estão tendo no momento será uma plataforma importante para a divulgação do próprio projeto e da criação de novas possibilidades para que haja uma continuidade frutífera desta dupla, que com certeza, ainda fará muitas coisas PARA A NOSSA ALEGRIA.
Assessoria Salluz
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