Proposta pede a inclusão de eventos culturais evangélicos no calendário municipal de Manaus (AM).
Em
Manaus (AM), uma proposta do vereador Carlos Alberto (PTB), que pede a
inclusão de eventos culturais evangélicos no calendário municipal e o
repasse de recursos da Fundação Municipal de Artes e Cultura
(Manauscult) para a realização dos mesmos, causou polêmica e motivou
críticas por parte de artistas locais.
De acordo com o G1, a
emenda à lei aprovada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi sancionada
pelo prefeito Artur Neto (PSDB) na edição de dia 17 de julho do Diário
Oficial do Município. O vereador afirma, no documento, que “o objetivo
da lei é proporcionar à grande nação evangélica de Manaus a
possibilidade de desenvolver eventos culturais na cidade”.
Afirmando
se tratar de um desrespeito ao Estado Laico, artistas de Manaus se
reuniram contra a lei, afirmando se tratar de uma medida que favorece um
segmento religioso em detrimento de outros.
- O vereador pontua a
religiosidade, mas a proposta dele está pautada apenas na religião
evangélica – afirma a cineasta Keila Serruya.
- Vamos nos reunir
para afinar o discurso e decidir o direcionamento que iremos tomar. É
importante dizer que a Manauscult provavelmente já tinha conhecimento
disso e não informou ninguém. Descobrimos por conta própria – completa.
O
cineasta Zeudi Souza também se colocou contra a proposta do vereador.
De acordo com Souza, a emenda A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
representa uma ameaça aos “princípios morais e éticos dos artistas que
nunca tiveram privilégios por serem evangélicos, afros, umbandistas
etc”.
- Conhecemos bem a história e a intromissão dos evangélicos
nas instituições culturais. Há uma dificuldade de esse vereador
entender o que é cultura, arte e religião – afirma o cineasta, que ainda
critica o vereador afirmando que “ele é eleito para representar o povo,
que são todos aqueles que vivem na cidade e não um nicho religioso que o
colocou no poder”.
- Se eu quiser fazer um longa com R$ 1
milhão, terei que passar por um edital. Se os evangélicos quiserem um
festival de música com o mesmo valor, irão receber a verba direta –
exemplificou o cineasta – que classificou a lei como “horrenda”.
O
diretor teatral Douglas Rodrigues, que integra o Conselho Municipal de
Cultura, afirma que a lei “vai contra toda a produção e a cadeia
produtiva de cultura”. Segundo ele a proposta “retira direitos do
segmento que está lutando por melhores condições de trabalho”, segundo o
G1.
A Manauscult respondeu à polêmica afirmando que responderá a
quaisquer questionamentos a respeito da Lei. O vereador Carlos Alberto
defendeu a proposta durante discurso na Câmara Municipal na última
semana.
- Apresentei a emenda com o propósito de ajudar e
contribuir com a grande nação evangélica. Me orgulho de poder ajudar
essa grande nação, que foi capaz de colocar nas ruas, na ‘Marcha para
Jesus’, praticamente 1 milhão de pessoas. E por que não fazer uma emenda
para beneficiar eventos que atraem milhares de pessoas, que pregam a
palavra de Deus, que cura, liberta e abençoa. A minha emenda veio com o
propósito de beneficiar e não prejudicar. A proposta é justa, não tem
nada de errado e por isso foi aprovada, está dentro da lei, do direito
que temos de assim fazer e executar – defende o vereador.
Fonte: Gospel+
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terça-feira, 30 de julho de 2013
Pesquisa indica que quase 40% dos jovens são evangélicos
Os números mostram o crescimento dos evangélicos em comparação ao Censo
2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O instituto de pesquisas Data Popular ouviu, no mês de maio, 1.501 pessoas em 100 cidades de todas regiões do país para saber qual a religião preferida dos brasileiros entre 15 e 24 anos. Segundo o levantamento, 37,6% dos jovens entrevistados se declararam evangélicos, 6,7% de outras religiões e 11,5% afirmaram não possuir religião.
Os números mostram o crescimento dos evangélicos em comparação ao Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontava um percentual de 63% de católicos entre os jovens com idades entre 15 e 24 anos. Segundo a pesquisa, os católicos representam hoje 44,2% nesta faixa de idade.
Dos 190,7 milhões brasileiros, 34,1 milhões são jovens entre 15 e 24 anos. O país tem 123,3 milhões de católicos, sendo 21,8 milhões jovens. Segundo o IBGE, o percentual de católicos no país recuou de 73,6% em 2000 para 64,6% em 2010.
A pesquisa também aponta que o crescimento dos evangélicos está relacionado, principalmente, devido à entrada nas classes C e D, que possuem o maior número de jovens. Segundo o presidente do Data Popular, Renato Meirelles, as novas formas de tecnologia utilizadas pelos evangélicos é um exemplo da vantagem que possuem em relação aos católicos.
“Hoje você vê funk gospel, samba gospel – modelos que só mais recentemente começamos ver na Igreja Católica”, avalia.
Meirelles também destacou o crescimento acentuado dos evangélicos, apontado já no Censo de 2010. Segundo ele, os números do Data Popular confirmam a queda católica também entre os jovens.
Fonte: Gospel Prime
O instituto de pesquisas Data Popular ouviu, no mês de maio, 1.501 pessoas em 100 cidades de todas regiões do país para saber qual a religião preferida dos brasileiros entre 15 e 24 anos. Segundo o levantamento, 37,6% dos jovens entrevistados se declararam evangélicos, 6,7% de outras religiões e 11,5% afirmaram não possuir religião.
Os números mostram o crescimento dos evangélicos em comparação ao Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontava um percentual de 63% de católicos entre os jovens com idades entre 15 e 24 anos. Segundo a pesquisa, os católicos representam hoje 44,2% nesta faixa de idade.
Dos 190,7 milhões brasileiros, 34,1 milhões são jovens entre 15 e 24 anos. O país tem 123,3 milhões de católicos, sendo 21,8 milhões jovens. Segundo o IBGE, o percentual de católicos no país recuou de 73,6% em 2000 para 64,6% em 2010.
A pesquisa também aponta que o crescimento dos evangélicos está relacionado, principalmente, devido à entrada nas classes C e D, que possuem o maior número de jovens. Segundo o presidente do Data Popular, Renato Meirelles, as novas formas de tecnologia utilizadas pelos evangélicos é um exemplo da vantagem que possuem em relação aos católicos.
“Hoje você vê funk gospel, samba gospel – modelos que só mais recentemente começamos ver na Igreja Católica”, avalia.
Meirelles também destacou o crescimento acentuado dos evangélicos, apontado já no Censo de 2010. Segundo ele, os números do Data Popular confirmam a queda católica também entre os jovens.
Fonte: Gospel Prime
PAPA FRANCISCO CONTRARIA PAPA BENTO 16
Quase
toda a mídia do Brasil deu destaque hoje às declarações do Papa
Francisco sobre os homossexuais. Ele disse que não pode julgar as
pessoas por sua orientação sexual nem deseja a perseguição dos gays
dentro da Igreja Católica.
Durante uma entrevista a jornalistas de diversas partes do mundo ele declarou que o Catecismo da Igreja Católica ensina claramente que a orientação homossexual não é pecado, mas sim os atos.
“Quando eu encontrar uma pessoa gay, eu tenho que distinguir entre o seu ser gay e ser parte de um hall de entrada. Se eles aceitarem o Senhor e ter boa vontade, quem sou eu para julgá-los? Eles não devem ser marginalizados… eles são nossos irmãos. O Catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem. Ele diz que eles não devem ser marginalizados por causa disso, mas que devem ser integrados à sociedade… O problema não é ter essa orientação. Devemos ser irmãos. O problema é fazer lobby por essa orientação.”
Entre tantos pronunciamentos feitos durante a Jornada Mundial da Juventude, essa foi considerada “uma das mais generosas referências aos homossexuais já feitas por um pontífice”, segundo especialistas.
Francisco disse ainda que Deus não apenas perdoa aqueles que confessam o pecado, Ele esquece. “Nós não temos o direito de não esquecer”, asseverou.
O problema é que, segundo a Igreja Católica, o papa é infalível. Seu antecessor, o Papa Bento XVI, assinou um documento afirmando que os homens com tendências homossexuais profundamente enraizadas não deve ser sacerdotes. Declarou na época que “homossexualidade e a transexualidade afastam os homens da “obra do criador… são um desvio, uma irregularidade, uma ferida”.
Portanto, cria-se um dilema. As declarações de Francisco anulam as de Bento 16? E mais importante ainda, anulam as suas próprias? Em julho, ele admitiu, durante uma audiência com a diretoria da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos (CLAR), que existe corrupção e um “lobby gay” no Vaticano. Esse mesmo tipo de lobby em favor dos homossexuais teria sido o responsável pela renúncia de Bento 16.
Agora, as declarações de Francisco sobre os gays se dá num contexto em que ele nega a existência de um lobby gay. Embora a grande mídia no Brasil tenha dado outro enfoque, a entrevista original foi transcrita pelo jornal argentino “La Nación”.
Perguntado sobre o peso desse tipo de pressão sobre o Vaticano, o pontífice declarou: “Escreve-se muito sobre o lobby gay. No entanto, não encontrei nenhuma pessoa que defendesse isso, identificando-se no Vaticano… Quando você encontrar uma pessoa, você deve distinguir entre ser gay lobby a verdade, porque não há lobby é bom. O problema é fazer lobby por essa orientação, ou lobbies de pessoas invejosas, lobbies políticos, lobbies maçônicos, tantos lobbies. Esse é o pior problema”.
GOSPEL PRIME
Durante uma entrevista a jornalistas de diversas partes do mundo ele declarou que o Catecismo da Igreja Católica ensina claramente que a orientação homossexual não é pecado, mas sim os atos.
“Quando eu encontrar uma pessoa gay, eu tenho que distinguir entre o seu ser gay e ser parte de um hall de entrada. Se eles aceitarem o Senhor e ter boa vontade, quem sou eu para julgá-los? Eles não devem ser marginalizados… eles são nossos irmãos. O Catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem. Ele diz que eles não devem ser marginalizados por causa disso, mas que devem ser integrados à sociedade… O problema não é ter essa orientação. Devemos ser irmãos. O problema é fazer lobby por essa orientação.”
Entre tantos pronunciamentos feitos durante a Jornada Mundial da Juventude, essa foi considerada “uma das mais generosas referências aos homossexuais já feitas por um pontífice”, segundo especialistas.
Francisco disse ainda que Deus não apenas perdoa aqueles que confessam o pecado, Ele esquece. “Nós não temos o direito de não esquecer”, asseverou.
O problema é que, segundo a Igreja Católica, o papa é infalível. Seu antecessor, o Papa Bento XVI, assinou um documento afirmando que os homens com tendências homossexuais profundamente enraizadas não deve ser sacerdotes. Declarou na época que “homossexualidade e a transexualidade afastam os homens da “obra do criador… são um desvio, uma irregularidade, uma ferida”.
Portanto, cria-se um dilema. As declarações de Francisco anulam as de Bento 16? E mais importante ainda, anulam as suas próprias? Em julho, ele admitiu, durante uma audiência com a diretoria da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos (CLAR), que existe corrupção e um “lobby gay” no Vaticano. Esse mesmo tipo de lobby em favor dos homossexuais teria sido o responsável pela renúncia de Bento 16.
Agora, as declarações de Francisco sobre os gays se dá num contexto em que ele nega a existência de um lobby gay. Embora a grande mídia no Brasil tenha dado outro enfoque, a entrevista original foi transcrita pelo jornal argentino “La Nación”.
Perguntado sobre o peso desse tipo de pressão sobre o Vaticano, o pontífice declarou: “Escreve-se muito sobre o lobby gay. No entanto, não encontrei nenhuma pessoa que defendesse isso, identificando-se no Vaticano… Quando você encontrar uma pessoa, você deve distinguir entre ser gay lobby a verdade, porque não há lobby é bom. O problema é fazer lobby por essa orientação, ou lobbies de pessoas invejosas, lobbies políticos, lobbies maçônicos, tantos lobbies. Esse é o pior problema”.
GOSPEL PRIME
GOLPE CERTO - Novela “evangélica” da Globo tem assessoria de Federação Espírita
No início do ano, a Rede Globo convidou um grupo de pastores para uma “reunião de aproximação”. Nela, esses líderes teriam pedido uma “heroína evangélica” em novela da Rede Globo e ajuda na divulgação de eventos como a Marcha para Jesus”.
Pouco tempo depois, foi anunciada que a novela “Amor à Vida” de Walcyr Carrasco teria, entre a primeira “mocinha evangélica” de uma trama global, uma ex-periguete (Tatá Werneck) que iria se converter e se torna cantora gospel. Outra trama de destaque seria para um ex-homossexual que passaria a ter uma relação séria com uma mulher.
Até o nome original, “Em Nome do Pai”, foi mudado após um estudo da Rede Globo sobre as campanhas de evangélicos contra as novelas na internet. Esse foi um dos motivos apontados para o fracasso de audiência de “Salve Jorge”. Da mesma maneira, houve mudança em outra novela programada para estrear este ano. O próximo folhetim das 18 horas, trocou seu título de “Pequeno Buda”, para “Joia Rara”.
Agora, parece ter ocorrido uma mudança de planos e em breve Walcyr Carrasco deve voltar a antiga prática da Globo de passar elementos espíritas. Ele procurou a assessoria da Federação Espírita do Estado de São Paulo. O objetivo é que eles o ajudem a escrever as cenas em que Nicole (Marina Ruy Barbosa) irá virar um espírito que vai assombrar seu marido Thales (Ricardo Tozzi) e a amiga Leila (Fernanda Machado). Eles tentarão roubar a sua fortuna e do além ela volta para assombrar o casal em busca de vingança.
Curiosamente, a Rede Record, considerada por muitos uma ‘emissora evangélica’, anuncia que sua próxima novela se chamará “Pecado Mortal”, embora ainda não esteja claro se o título faz alusão a alguma questão espiritual. Com informações F5.
GP
Cassiane e Jairinho assumem Assembleia de Deus em Alphaville
O casal foi recebido pelo presidente do Conselho de Pastores de São Paulo, pastor Jabes Alencar, e comemoraram o convite. “Fomos bem recebidos pelo pastor presidente do conselho, Jabes Alencar. Pastores do ministério ADBRÁS e todos foram solícitos em nos receber. Como eu sempre digo, debaixo de obediência Deus sempre honrara as nossas atitudes”, disse Jairinho com exclusividade ao Gospel Prime.
Consagrada à primeira pastora das Assembleias de Deus, a cantora Cassiane, usou o Twitter para comemorar a nova fase no ministério: “Eu e Jairinho Manhães estamos vindo pastorear Alphaville debaixo da benção dos nossos pastores; João Nunes, Abner Ferreira e Samuel Ferreira”, escreveu.
Jairinho e Cassiane foram consagrados pastores em 2005 e eram responsáveis pelo “Culto da Benção”, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, igreja presidida pelo pastor João Nunes, subordinado à Assembleia de Deus em Madureira.
GP
BRASIL LAICO ? SÓ SE FOR NA CHINA - VISITA DO PAPA CONSOME MAIS DE 100 MILHÕES DOS COFRES PÚBLICOS.
O gasto público com a Jornada Mundial da Juventude alcançou R$ 109
milhões, de acordo com as informações prestadas até agora pelos governos
federal, estadual e municipal.
A União foi a que, até agora, divulgou o maior dispêndio para o evento católico: R$ 57 milhões na segurança da Jornada e do papa Francisco.
As Forças Armadas receberam R$ 27 milhões para alimentação e combustível consumidos durante a Jornada. Os recursos foram usados também na montagem da estrutura em Guaratiba --dois hospitais de campanha e alojamentos--, cujo custo não foi detalhado.
Outros R$ 30 milhões foram repassados para a Secretaria Especial para Grandes Eventos, ligada ao Ministério da Justiça. O dinheiro foi usado em passagens e diárias de policiais e agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) deslocados para o Rio.
Os gastos se juntam aos já divulgados pelos governos estadual e municipal do Rio. Os dois relatam gastos R$ 26 milhões cada, mas não detalharam custos.
O governo do Estado afirma que custeou o transporte dos peregrinos e voluntários nos sistemas de trens e metrô.
Além disso, pagou a instalação de bolsões de recepção de ônibus com peregrinos.
Cerca de R$ 850 mil foram gastos com o evento com o papa Francisco no Palácio Guanabara. O Estado também custeou a despedida do papa na Base Aérea do Galeão.
O Estado informou que não tinha balanço atualizado após o fim do evento. Antes da Jornada, o Palácio Guanabara havia informado que o gasto estava dentro do previsto.
A prefeitura afirma que seus R$ 26 milhões foram usados para o pagamento de serviços de logística e planejamento. Parte dos gastos foi feita no entorno do Campus Fidei, em Guaratiba, que não foi usado. Entre eles a urbanização de ruas, limpeza e dragagem do rio Piraquê, vizinho ao local, e construção de passarelas para os peregrinos.
O prefeito Eduardo Paes (PMDB) afirmou que todos os gastos já seriam feitos sem a Jornada, mas que foram acelerados em razão do evento.
UOL.COM.BR VIA GRITOS DE ALERTA
A União foi a que, até agora, divulgou o maior dispêndio para o evento católico: R$ 57 milhões na segurança da Jornada e do papa Francisco.
As Forças Armadas receberam R$ 27 milhões para alimentação e combustível consumidos durante a Jornada. Os recursos foram usados também na montagem da estrutura em Guaratiba --dois hospitais de campanha e alojamentos--, cujo custo não foi detalhado.
Outros R$ 30 milhões foram repassados para a Secretaria Especial para Grandes Eventos, ligada ao Ministério da Justiça. O dinheiro foi usado em passagens e diárias de policiais e agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) deslocados para o Rio.
Os gastos se juntam aos já divulgados pelos governos estadual e municipal do Rio. Os dois relatam gastos R$ 26 milhões cada, mas não detalharam custos.
O governo do Estado afirma que custeou o transporte dos peregrinos e voluntários nos sistemas de trens e metrô.
Além disso, pagou a instalação de bolsões de recepção de ônibus com peregrinos.
Cerca de R$ 850 mil foram gastos com o evento com o papa Francisco no Palácio Guanabara. O Estado também custeou a despedida do papa na Base Aérea do Galeão.
O Estado informou que não tinha balanço atualizado após o fim do evento. Antes da Jornada, o Palácio Guanabara havia informado que o gasto estava dentro do previsto.
A prefeitura afirma que seus R$ 26 milhões foram usados para o pagamento de serviços de logística e planejamento. Parte dos gastos foi feita no entorno do Campus Fidei, em Guaratiba, que não foi usado. Entre eles a urbanização de ruas, limpeza e dragagem do rio Piraquê, vizinho ao local, e construção de passarelas para os peregrinos.
O prefeito Eduardo Paes (PMDB) afirmou que todos os gastos já seriam feitos sem a Jornada, mas que foram acelerados em razão do evento.
Danilo Bandeira/Editoria de Arte/Folhapress | |
UOL.COM.BR VIA GRITOS DE ALERTA
O Papa, a Homossexualidade e o Aborto no Brasil
Conforme reportagem
do Daily Mail, “O papa disse que ‘não julgará’ padres gays. Falando com
jornalistas num voo de volta depois de uma visita de uma semana ao Brasil
sexualmente permissivo, o Papa Francisco disse que ‘não julgaria’ gays dentro
do Vaticano e que eles não deveriam sofrer discriminação. Os comentários do
pontífice sobre gays marcam uma abordagem mais conciliatória do que seu
antecessor. Bento assinou um documento em 2005 dizendo que homens com profundas
tendências homossexuais não deveriam ser padres.”
Discurso sobre não julgar padres
gays é uma surpresa, considerando que o enorme escândalo envolvendo pedofilia
na Igreja Católica é em grande parte ligado à homossexualidade entre padres.
Mas a surpresa maior, pelo menos
para os líderes pró-vida do Brasil, é que a presidente socialista Dilma
Rousseff está para sancionar uma lei de aborto, e o papa não dirigiu nenhuma
mensagem específica sobre essa situação urgente do Brasil. Ele deixou o Brasil
sem abrir a boca contra essa ameaça iminente.
Como é que agora Dilma
poderá ser pressionada por católicos e evangélicos pró-vida quando até mesmo o
papa não mostrou disposição de lidar diretamente com a questão do aborto?
Como evangélico, penso que o papa poderia
fazer seu polêmico comentário sobre homossexualismo em outra ocasião. A
prioridade absoluta neste momento é abrir a boca contra a iminência da
legalização do aborto no Brasil.
Por que ele não falou?
Versão
em inglês deste artigo: The
Pope, Homosexuality and Abortion in Brazil
Fonte:
www.juliosevero.com
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