Várias igrejas foram atacadas nesta quarta-feira no sul do Egito durante
os distúrbios desencadeados após a operação policial contra os
acampamentos islamitas no Cairo.
As informações sobre a autoria
dos ataques ainda são confusas, já que os meios de comunicação estatais
acusam os seguidores do deposto presidente Mohammed Mursi, enquanto a
Irmandade Muçulmana nega envolvimento de seus seguidores nestas ações.
A
agência de notícias estatal "Mena" disse que os partidários de Mursi
lançaram coquetéis molotov contra a igreja de Mar Mina, na cidade de
Miniya, no sul do país, o que causou o incêndio do centro médico e da
farmácia do templo.
Segundo a agência, islamitas também invadiram
as igrejas de Nossa Senhora e de São Paulo, na cidade de Al Moaz, na
província de Miniya, onde teriam disparado indiscriminadamente contra a
população.
Anteriormente, a agência "Mena" tinha informado que os
simpatizantes de Mursi tinham queimado uma igreja em Sohag, também no
sul.
Em seu site, a Irmandade Muçulmana, grupo ao qual Mursi
pertenceu até chegar à presidência, negou que seus seguidores tenham
atacado igrejas e atribuiu a responsabilidade destas ações a grupos de
pistoleiros ("baltaguiya").
Os distúrbios de hoje começaram
depois que soldados iniciaram uma operação para desmantelar os
acampamentos dos islamitas nas praças Rabea al Adauiya e Nahda, no
Cairo.
Após o início do ataque da polícia, os seguidores da
Irmandade Muçulmana saíram às ruas em distintas províncias do país e
atacaram delegacias e edifícios governamentais.
O Ministério da
Saúde informou que pelo menos 15 pessoas morreram e 203 ficaram feridas
durante o confronto. Já a Irmandade fala de centenas de vítimas fatais e
milhares de feridos.
Fonte: EFE via Yahoo
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quarta-feira, 14 de agosto de 2013
Juíza ordena que menino chamado 'Messias' mude de nome
A
juíza no Estado americano do Tennessee disse que o nome "Messiah" só
pode ser usado por uma pessoa e "essa pessoa é Jesus Cristo".
Uma juíza no Estado americano do Tennessee obrigou a troca de nome de um menino que era chamado de "Messiah" ("Messias", em português) para "Martin", segundo notícia do canal de televisão WBIR-TV.
Segundo a TV, a juíza Ann Ballew disse que o nome "Messiah" só pode ser usado por uma pessoa e "essa pessoa é Jesus Cristo".
Os pais da criança estavam disputando no tribunal qual nome dar ao filho. A mãe escolheu "Messiah", mas o pai se opôs à escolha.
Ao ouvir o nome dado pela mãe, a juíza ordenou que fosse trocado para "Martin". O nome Martin DeShawn McCullough foi escolhido, por conter tanto o nome da mãe quanto do pai.
A mãe do menino, Jaleesa Martin, vai entrar com um recurso contra a decisão. Ela diz que Messiah combina também com o nome dos seus outros dois filhos: Micah e Mason.
O nome não é incomum nos Estados Unidos. Segundo uma lista compilada pelo serviço de Seguridade Social do governo americano, "Messiah" foi um dos nomes de bebê que mais cresceu em ocorrência em 2012.
Fonte: BBC Brasil
Uma juíza no Estado americano do Tennessee obrigou a troca de nome de um menino que era chamado de "Messiah" ("Messias", em português) para "Martin", segundo notícia do canal de televisão WBIR-TV.
Segundo a TV, a juíza Ann Ballew disse que o nome "Messiah" só pode ser usado por uma pessoa e "essa pessoa é Jesus Cristo".
Os pais da criança estavam disputando no tribunal qual nome dar ao filho. A mãe escolheu "Messiah", mas o pai se opôs à escolha.
Ao ouvir o nome dado pela mãe, a juíza ordenou que fosse trocado para "Martin". O nome Martin DeShawn McCullough foi escolhido, por conter tanto o nome da mãe quanto do pai.
A mãe do menino, Jaleesa Martin, vai entrar com um recurso contra a decisão. Ela diz que Messiah combina também com o nome dos seus outros dois filhos: Micah e Mason.
O nome não é incomum nos Estados Unidos. Segundo uma lista compilada pelo serviço de Seguridade Social do governo americano, "Messiah" foi um dos nomes de bebê que mais cresceu em ocorrência em 2012.
Fonte: BBC Brasil
A MALDIÇÃO DOS POVOS AFRICANOS . QUAL A VERDADE SOBRE ISSO ?
A Nudez de Noé e a Maldição de Canaã (Gênesis 9:18 – 10:32)
Porém, das cidades destas nações que o Senhor, teu
Deus, te dá em herança, não deixarás com vida tudo o que tem fôlego.
Antes, como te ordenou o Senhor, teu Deus, destruí-las-á totalmente: os
heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus,
para que não vos ensinem a fazer segundo todas as suas abominações, que
fizeram a seus deuses, pois pecaríeis contra o Senhor, vosso Deus. (Dt.
20:16-18)
Ainda que a matança dos Cananeus seja sempre um
assunto que nos causará apreensão, Gênesis capítulo 9 nos dá uma
compreensão maior do problema.
Você deve entender que esta ordem foi muito mais
difícil para os antigos Israelitas do que para nós hoje. Se Deus não
tivesse endurecido o coração dos Cananeus para que se recusassem a fazer
tratados com Israel (Josué 11:20), Israel provavelmente não teria
procurado obedecer tão agressivamente a ordem do Senhor para
destruí-los.
Podemos falhar ao avaliar a situação que Israel
encarava quando se preparavam para possuir a terra dos Cananeus: eles
tinham pouco ou nenhum contato com esses povos pagãos. Os Israelitas
teriam achado muito difícil compreender as razões para serem totalmente
sem misericórdia com seus inimigos, os Cananeus. Gênesis capítulo 9
coloca o assunto na perspectiva certa. Ele explica a origem das nações
com as quais Israel, de algum modo, deveria se relacionar ao longo da
história. Em particular, este relato explica a depravação moral dos
Cananeus que torna necessária sua exterminação.
Gênesis 9 é crucial também por outras razões.
É uma
passagem que tem sido muito empregada para justificar a escravidão e, em
particular, a subjugação pecaminosa dos povos negros ao longo dos
séculos. Dizem que a maldição de Cam está sendo simplesmente cumprida à
medida em que os negros vivem para servir a outras raças,
particularmente aos brancos.
Como veremos, através de uma cuidadosa
consideração de nosso texto, esta interpretação não pode ser sustentada.
A Maldição de Canaã
(9:18-29)
Os versos que estamos considerando devem ser
entendidos no contexto da seção em que nos encontramos. Gênesis 9:18
começa uma nova divisão que continua até o capítulo 11, verso 10. Moisés
escreveu sobre o repovoamento da terra através dos filhos de Noé.
Gênesis 9:20-27 explica o desdobramento da raça humana em três divisões
por suas dimensões espirituais. Enquanto os Cananeus estão sob a
maldição de Deus, Sem será a linhagem através da qual virá o Messias e
Jafé encontrará bênção na união com a linhagem de Sem (e o descendente
final, o Messias).
Cronologicamente, o capítulo 10 deveria se seguir à
confusão de Babel (11:1-9). Esses versos no capítulo 11 explicam as
razões para a dispersão das nações. O capítulo 10 descreve os resultados
dessa dispersão. Mas o capítulo 10 é dado primeiro para permitir que a
ênfase recaia sobre a narrativa da linhagem piedosa até Abrão.
Depois do dilúvio, Noé começou a lavrar a terra ao
plantar uma vinha. O resultado de seu esforço foi o fruto da videira,
vinho. Apesar da primeira menção de vinho não ser sem uma conotação
negativa, não devemos concluir que, devido a este abuso, a Bíblia
consistentemente ou sem qualquer exceção, condene seu uso (cf. Dt.
24:24-26, I Tm. 5:23).
Muitos ficam incomodados ante a deplorável condição
de Noé, o homem que antes do dilúvio foi descrito como um “homem justo e
íntegro entre seus contemporâneos” (6:9). Alguns sugerem que a
fermentação talvez não tenha ocorrido senão depois do dilúvio, e que Noé
estava simplesmente sofrendo o resultado inconseqüente de seus esforços
inventivos.
Ainda que não devamos procurar desculpar Noé,
precisamos reconhecer que Moisés não enfatizou a culpa de Noé, mas, sim,
o pecado de Cam. Alguns sugerem vários tipos de males que tiveram lugar
na tenda de Noé.
Enquanto a linguagem empregada pode deixar espaço para
certos pecados sexuais (cf. Lv. 18), pessoalmente não encontro nenhuma
razão para presumir qualquer má conduta por parte de Noé, além da
indiscreta bebedeira e sua conseqüente nudez. Talvez a melhor descrição
para a conduta e condição de Noé seja a palavra “impróprio”.
Fico impressionado com a maneira pela qual Moisés se
refere a este incidente, com um mínimo de detalhes e descrição. Ter
escrito qualquer coisa a mais teria sido perpetuar o pecado de Cam.
Holywood teria nos levado para dentro da tenda de Noé numa ampla tela em
Technicolor. Moisés nos deixa de fora junto com Sem e Jafé.
Parece que Cam e seus dois irmãos foram alertados
sobre a condição de Noé a fim de que todos os três ficassem do lado de
fora da tenda: “Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber,
fora, a seus dois irmãos.” (Gênesis 9:22).
Enquanto Sem e Jafé se recusaram a entrar, Cam não
teve reservas para entrar na tenda. Qualquer que tenha sido a falta de
Noé, ele estava dentro de sua própria tenda, em privacidade (9:21). Essa
era a maneira que Sem e Jafé queriam. Cam entrou, violando o princípio
da privacidade; no entanto, não ajudou seu pai, mas se divertiu às suas
custas.
Cam nada fez para preservar a dignidade de seu pai.
Ele não cuidou para que Noé fosse devidamente coberto. Em vez disso foi
para fora descrever vividamente a seus irmãos o desatino cometido pelo
pai. Parece-me também que Cam talvez tenha encorajado Sem e Jafé a
entrar na tenda e ver por si mesmos.
A capa que Sem e Jafé usaram para não ver seu pai
parece meio radical numa sociedade sexualmente permissiva. Por outro
lado, nossas televisões nos têm dessensibilizado para a nudez ou
grosseria. Não há nada que não seja anunciado, mesmo produtos que já
foram considerados muito pessoais.
Colocando “a” roupa, com a qual Noé deve ter sido
vestido, sobre seus ombros, eles entraram de costas na tenda. Sem olhar
para seu pai, eles o cobriram e deixaram a tenda.
De manhã, quando Noé acordasse de sua bebedeira,
saberia o que tinha acontecido. Não sabemos o que ele aprendeu com isso.
Talvez estivesse consciente o suficiente para relembrar os
acontecimentos da noite anterior. Uma coisa é certa - Sem e Jafé nada
disseram a Noé, ou a qualquer outro. Desconfio que a estória foi bem
divulgada ao redor do acampamento na manhã seguinte, e provavelmente,
devido a Cam.
Se Cam não hesitou em contar a seus irmãos, por que
hesitaria em contar a todos?
Sem levar em consideração a fonte de informação de
Noé, sua resposta teve amplas implicações. Canaã, o filho mais novo de
Cam, foi amaldiçoado. Ele deveria ser o mais inferior de todos os servos
de seus irmãos. Enquanto alguns entendem que “irmãos” do verso 25 se
refira a seus companheiros, creio que se refere especificamente aos
irmãos terrenos de Canaã, os outros filhos de Cam.
Nesse sentido, a
maldição de Canaã é intensificada nestes três versos. No verso 25, Canaã
será subserviente a seus irmãos; nos versos 26 e 27, aos irmãos de seu
pai, Sem e Jafé.
Visto dessa maneira, é impossível ver qualquer
implicação desta passagem para a subjugação dos povos negros da terra.
Cam não foi amaldiçoado nesta passagem, mas Canaã. Canaã não foi o pai
dos povos negros, mas dos cananeus que viveram na Palestina e que
ameaçavam os Israelitas.
No verso 26, não é Sem quem é abençoado, mas seu
Deus: “Bendito seja o Senhor, Deus de Sem, e Canaã lhe seja servo.”
(Gênesis 9:26)
Por isso, a linhagem piedosa devia ser preservada
através de Sem. Foi dito que o Messias viria de sua descendência.
A
bênção não veio de Sem, mas através de Sem. A bênção flui de seu
relacionamento com Yahweh, o Deus da aliança de Israel. E a servidão de
Canaã é uma das evidências dessa bênção.
O Senhor fará que sejam derrotados na tua presença
os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra
ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença. O Senhor
determinará que a bênção esteja no teu celeiro em tudo que colocares a
mão; e te abençoará na terra que te dá o Senhor, teu Deus. O Senhor te
constituirá para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares
os mandamentos do Senhor, teu Deus, e andares nos seus caminhos. (Dt.
28:7-9)
Da mesma forma que a bênção de Sem consiste em seu relacionamento com Yahweh, Jafé será abençoado em seu relacionamento com Sem.
Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo. (Gênesis 9:27)
Acredita-se que o nome “Jafé” signifique “engrandecer” ou “aumentar”. Através de jogo de palavras, Noé abençoa Jafé ao usar seu próprio nome.
A bênção de Jafé será encontrada em seu relacionamento com Sem e não
independentemente.
Esta promessa é afirmada mais especificamente no
capítulo 12, verso 3: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os
que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”
Deus prometeu abençoar a Abrão, e as outras nações
nele. Todos que abençoassem Abrão experimentariam as bênçãos de Deus,
enquanto aqueles que o amaldiçoassem seriam amaldiçoados. Outra vez,
Canaã será sujeitado todas as vezes em que Jafé estiver unido com Sem.
Há uma clara correspondência entre as atividades de
Cam, Sem e Jafé e as bênçãos e maldições que os seguiram. Sem e Jafé
honraram a Deus quando agiram juntos para preservar a honra de seu pai.
Cam desonrou tanto a seu pai quanto a Deus ao saborear a humilhação de
Noé. Assim Cam foi amaldiçoado e Sem e Jafé foram abençoados numa
unidade cooperativa.
A questão que deve surgir da maldição de Canaã é:
Por que Deus amaldiçoou a Canaã pelo pecado de Cam? Além disso, por que
Deus amaldiçoou os Cananeus, uma nação, pelo pecado de um único homem?
A explicação que parece responder melhor a estas
questões é que as palavras de Noé não trazem somente bênção e maldição,
mas profecia. Ainda que seja verdade que os pecados dos pais visitam os
filhos, isto é só “até a terceira e quarta geração” (Êxodo 20:5). Se
este princípio fosse aplicado, todos os filhos de Cam deveriam ter sido
amaldiçoados.
Pela revelação profética, Noé previu que as falhas
morais evidenciadas por Cam seriam mais amplamente manifestadas em Canaã
e em sua descendência. Percebendo isso, vemos que a maldição de Deus
recai sobre os Cananeus por causa da pecaminosidade prevista por Noé.
A ênfase então recai sobre o fato de que os Cananeus seriam
amaldiçoados por causa de seu pecado, não devido ao pecado de Cam. Acho
que isto explica porque Canaã é amaldiçoado e não Cam, ou o restante de
seus filhos.
As palavras de Noé, então, contêm uma profecia.
Canaã refletirá mais amplamente as falhas morais de seu pai, Cam. E os
Cananeus manifestarão estas mesmas tendências em sua sociedade. Por
causa da pecaminosidade dos Cananeus prevista por Noé, a maldição de
Deus é expressada. O caráter daqueles três indivíduos e seus destinos
serão refletidos associadamente nas nações que deles emergirem.
O Rol das Nações
(10:1-32)
Muito trabalho já foi realizado sobre este capítulo,
mas restringiremos nossos esforços aos pontos principais. Como já
mencionamos, a confusão de Babel precede cronologicamente este capítulo.
A ordem em que Moisés tratou dos três filhos de Noé
reflete sua ênfase e propósito. Jafé é tratado primeiro porque é o menos
importante ao tema que está sendo desenvolvido. Cam é o próximo a ser
discutido por causa da parte importante que os Cananeus tiveram na
história de Israel. Sem é mencionado por último porque é o personagem
principal do capítulo. Ele é aquele através do qual virá o descendente
da mulher. A linhagem piedosa será preservada através de Sem.
O rol das nações indica uma seletividade que também
serve ao propósito do relato. Somente aquelas nações que são descritas
desempenharão um papel chave no desenvolvimento nacional de Israel na
terra de Canaã.
Em geral, a identidade dos descendentes dos 3 filhos
de Noé é conhecida. De Jafé vêm os indo-europeus, dos quais os mais
conhecidos seriam os gregos. Mesmo a história secular helênica vê
Iapetos como seu antepassado.Leupold nos diz:
... os descendentes de Jafé são vistos espalhados
por uma área bem definida desde a Espanha até a Media e em linha reta de
leste a oeste.
A maioria de nós seria da linhagem de Jafé.
Cam foi o antepassado daqueles que construíram
grandes cidades e impérios, incluindo a Babilônia, Assíria, Nínive e
Egito. Pute, provavelmente, foi o pai dos povos negros. De Canaã vem
aquelas nações que em geral são conhecidas como os cananeus:
Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete, e
aos jebuseus, aos amorreus, aos girgaseus, aos heveus, aos arqueus, aos
sineus, aos arvadeus, aos zemareus, e os hamateus; e depois se
espalharam as famílias dos cananeus. (Gn. 10:15-18, cf. Dt. 20:17)
Seu território foi aquele próximo a Israel:
E o limite dos cananeus foi desde Sidom, indo para
Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.
(Gn. 10:19)
Sem é o antepassado dos semitas. Precisamos ter
cuidado em não confundir esta designação com os povos que falam as
línguas semíticas. As línguas semíticas incluem tanto os povos de Sem
como os de Cam.Ross estabelece os descendentes de Sem como “... famílias que se
expandiram desde a Ásia Menor até as montanhas ao norte da região do
Tigre, ao U Sumeriano, ao Golfo Pérsico e finalmente até o Norte da
Índia.”
O descendente de Sem mais proeminente é Éber, o pai de Pelegue (10:25), antepassado de Abrão (cf. 11:14-26).
O propósito do capítulo 10 é bem sintetizado por Cassuto. Era:
(a) mostrar que a Providência Divina é refletida na
distribuição das nações sobre a face da terra, da mesma forma que nos
outros atos da criação e da administração do mundo; (b) determinar o
relacionamento entre o povo de Israel e os outros povos; c) ensinar a
unidade da humanidade pós-diluviana, a qual, como a raça humana
antediluviana, era inteiramente descendente de um único par de seres
humanos.
Conclusão
Gênesis capítulos 9 e 10 foram vitais à nação de
Israel uma vez que anteciparam a ocupação da terra prometida de Canaã.
A
maldição de Canaã explicou a origem da depravação moral dos Cananeus de
seus dias. Mais do que qualquer outro povo, sua depravação sexual é
comprovada pelas descobertas arqueológicas.
Albright escreveu:
As comparações dos objetos de culto e textos
mitológicos dos cananeus com os dos egípcios e mesopotâmios levam a uma
única conclusão: que a religião cananita era muito mais centrada em sexo
e suas manifestações. Em nenhum outro país foram encontradas tantas
figuras de deusas da fertilidade nuas, algumas distintamente obscenas.
Em nenhum outro lugar o culto às serpentes aparece com tanta força. As
duas deusas Astarte e Anate são chamadas de “as grandes deusas que
concebem, mas não dão à luz.
Além disso, para explicar a razão para o extermínio dos cananeus, Gênesis 10 ajuda a identificá-los:
Ora os cananeus são relacionados, pois Moisés sabia
que seriam muitas as associações de Israel com esses povos (cf. 15:16), e
também Israel devia saber claramente quem era cananeu e quem não era,
por causa de seu dever de expulsá-los da terra de Canaã (Dt. 20:17 e
paralelos)
Infelizmente, devemos perceber que Israel falhou em
aplicar completamente o ensino desta passagem. Eles não destruíram
totalmente os cananeus e por vezes se casaram com eles, para seu próprio
prejuízo.
Há uma grande lição para nós nesta porção das Escrituras:
Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a
fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. Não vos
façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O
povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. E
não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num
só dia, vinte e três mil. Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns
deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. Nem
murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo
exterminador. Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram
escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos
séculos têm chegado. Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não
caia. (I Co. 10:6-12).
Tenho penado sobre esta passagem porque, de certa
forma, ela parecia não ter grande impacto sobre a minha vida. De repente
ocorreu-me que a questão é justamente a história da nudez de Noé para
os homens de hoje.
Temos muita dificuldade em ficar grandemente
impressionados pelo fato de Noé jazer nu e bêbado em sua tenda. Afinal,
alguns diriam: seu pecado feriu alguém? Sua nudez não ocorreu na
privacidade da sua tenda? Ficamos mais surpresos com as medidas
“extremas” tomadas por Sem e Jafé do que pela nudez de Noé, não?
Por isso, os estudiosos tentam encontrar um pecado
mais chocante que tenha sido cometido dentro da tenda. Alguns sugerem
que Cam presenciou a intimidade sexual de seu pai com sua mãe. Outros
pensam que Cam praticou um ato homossexual com seu pai
semi-inconsciente. Mas nada disso é dito pelo texto.
Nosso grande problema hoje é que quase não temos
mais nenhum senso de identificação com as atitudes ou atos dos dois
filhos piedosos de Noé, Sem e Jafé. Não sentimos vergonha, nem ficamos
chocados com a notícia de Noé em sua tenda. E a razão é o verdadeiro
choque da passagem: fazemos parte de uma sociedade que não se envergonha
e não se choca diante da indecência moral e sexual. Virtualmente toda
espécie de intimidade sexual é retratada nos filmes e nas telas da TV.
Mesmo condutas anormais e pervertidas se tornaram
rotineiras para nós. Sem nenhum senso de decência as coisas mais íntimas
e particulares são anunciadas diante de nós e de nossas crianças.
Você percebe qual é o problema? Não nos preocupamos
com a nudez de Noé porque descemos tanto no caminho da decadência que
dificilmente hesitaríamos diante do que aconteceu nesta passagem. Ora,
meu amigo, se a condenação de Deus recaiu sobre os atos de Cam e
daqueles que andaram em seus caminhos, o que dizer de mim e de você? Que
Deus nos perdoe por estar além do ponto do choque e da vergonha. Que
Deus nos livre dos pecados dos cananeus. Que Deus nos ensine o valor da
pureza moral e a sermos cruéis com o pecado. Que nós possamos nos
recusar a deixá-lo viver entre nós, como Israel foi ensinado neste
texto.
Há também um outro nível de aplicação. A maioria de
nós tende a pensar em piedade em termos dos pecados que cometemos ou
evitamos. Este relato nos informa que um dos testes do caráter cristão é
a nossa reação aos pecados dos outros. Cam, aparentemente, se divertiu
com o pecado de Noé, em vez de ficar abalado por ele. Não é isso o que
acontece em nossas salas de estar diante dos aparelhos de TV? Não vemos
nenhum horror no pecado, mas humor.
Como iremos reagir aos pecadores hoje? Iremos
matá-los como Israel matou os cananeus? O Novo Testamento nos dá claras
instruções sobre esse assunto:
E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das
trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o
só referir é vergonha. (Ef. 5:11-12)
Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta,
vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e
guarda-te para que não sejas também tentado. (Gl. 6:1)
Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados. (I Pe. 4:8)
... salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a
outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa
contaminada pela carne. (Jd. 23)
Diferentemente de Cam, devemos aplicar o princípio
da privacidade que Paulo reiterou em Efésios 5:12. Alguns pecados não
devem ser escrutinados. Não devemos explorá-los, e nem compartilhar o
que sabemos com os outros. Este princípio, creio, foi seguido por Moisés
pelo modo como ele registrou, brevemente e sem detalhes ou enfeites
descritivos, o pecado de Noé e suas conseqüências. Muito é dito das
conseqüências, mas pouco das circunstâncias. Vamos aprender com isso.
Repare que nesta passagem de Efésios somos ensinados
a revelar as obras infrutíferas das trevas (4:11). Isto não deve ser
feito por explorar o pecado ou por viver nas trevas, mas por viver como
luzes, brilhando num mundo de escuridão.
... até que todos cheguemos à unidade da fé e do
pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida
da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como
meninos, agitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo o
vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que
induzem ao erro. (Ef. 4:13-14)
O pecado é revelado pela justiça, não por falar das obras do mal.
Em Gálatas 6:1 somos ensinados a restaurar aquele
que caiu em pecado. Aqui Paulo enfatizou a atitude madura daquele que se
encarregaria desta obrigação.
A pessoa deve ser habilitada com um
espírito de brandura, alguém que também seja cônscio de sua própria
fraqueza nessa mesma área.
Pedro nos ensinou que o pecado é melhor tratado
quando é conhecido pelo menor número de pessoas. Amor não cobre pecados
do jeito que vimos em Watergate. Aquilo foi um encobrimento. Procuraram
manter as ações ilegais longe do escrutínio público. A cobertura sobre a
qual Pedro escreveu é aquela que se esforça por manter o pecado na
menor proporção possível, para que outros não sejam tentados ou
atrapalhados pelo conhecimento dele.
Finalmente, Judas nos relembra do ódio que devemos
ter pelo pecado e o desejo de santidade para permanecermos puros para a
glória de Deus. Não devemos odiar o pecador, mas o pecado. Não devemos
nos afastar daquele que caiu, mas arrebatá-lo do fogo.
Concluindo, encontro nestes versos 3 homens - Sem,
Cam e Jafé, retratos dos homens na história da relação de Deus com os
homens. Em Gênesis capítulo 12 encontramos a linhagem através da qual
virá o Salvador sendo narrada da descendência de Abraão.
Os homens serão
abençoados ou amaldiçoados pela sua resposta a ele. (Gênesis 12:1-3)
No Calvário encontramos evidenciada a síntese do
pecado do homem. Sem estava presente nos líderes religiosos judaicos que
queriam o Messias morto e fora do caminho. Jafé estava presente nos
Romanos que se uniram aos judeus para crucificar o Senhor da glória. E
Cam estava presente em Simão Cirineu que servilmente carregou a cruz de
Jesus (cf. Lucas 23:26).
Temos uma escolha a fazer, pois podemos experimentar
as bênçãos de Jafé ou a maldição de Canaã.
A descendência justa
culminou com a chegada do Messias, o descendente da mulher (Gênesis
3:15), o descendente de Sem (Gênesis 9:26) e de Abraão (12:2-3). Em
Cristo, pela fé e submissão a Ele como provisão de Deus para perdão e
justificação aos pecadores, podemos experimentar a bênção de Jafé. Pelo
desprezo e rejeição de Cristo - ao persistir em nossos pecados, ficamos
debaixo da maldição de Canaã por toda a eternidade.
BISPO ROBERTO TORRECILHAS
APOSTASIA PURA - Pastora celebra casamento gay “evangélico” e diz: “coisa abençoada por Deus”
Sérgio Camargos, estudante, e Éder Souza, administrador, já estavam juntos há três anos e aguardavam uma cerimônia coletiva para formalizar o casamento gay. “É um momento que esperávamos há muito tempo. Tivemos a sorte de termos sido selecionados entre tantos casais”, disse Éder, ao G1.
“Nada é por acaso. Esse casamento, a gente sabe que é uma coisa abençoada por Deus”, afirmou Sérgio. Apesar da cerimônia ter sido no âmbito civil, o casal convidou a pastora Márcia Dias, líder da igreja que frequentam, para abençoar a união.
“Sempre fomos evangélicos. Nós nos afastamos como muitos outros [homossexuais] se afastaram por ter uma certa rejeição [da igreja]. Mas hoje nós conhecemos uma igreja inclusiva, Comunidade Athos, que nos acolheu como uma família. Ela [pastora Márcia] vai estar nos abençoando, presente nesse casamento, na celebração”, afirmaram antes da cerimônia.
G+
Dez Razões Que Provam Que as Testemunhas de Jeová Não São de Deus
A Bíblia diz-nos que devemos testar tudo. (1 Tessalonicenses 5:21) Ao longo dos anos eu testei as Testemunhas de Jeová. Fui criado nessa religião e os meus pais, avós e bisavós eram Estudantes da Bíblia ou Testemunhas de Jeová. Estou feliz por já não ser membro da comunidade conhecida como Testemunhas de Jeová porque não acredito que os ensinos delas sejam religiosos, nem cristãos.
Alguns talvez perguntem: “Bem, porque é que não permaneceu lá para tentar mudar o movimento?” Muitos de nós tentaram fazer isso, mas foi impossível, do mesmo modo que foi impossível para os cristãos primitivos reformar o Judaísmo dos seus dias. Nós fomos expulsos das sinagogas. Portanto, para avisar outras pessoas e para refutar algumas das alegações disparatadas feitas por apologistas das Testemunhas de Jeová, neste artigo apresento razões concretas porque penso que a fé das Testemunhas de Jeová é estéril, não-cristã. Embora até seja possível encontrar Cristo entre algumas Testemunhas de Jeová, a mentalidade dessa comunidade é basicamente anti-cristã.
Portanto, aqui estão algumas razões históricas porque as Testemunhas de Jeová, dirigidas pela Watchtower Bible and Tract Society, não são de Deus:
Ponto 1
As Testemunhas de Jeová ensinaram continuamente falsas profecias desde o início do seu movimento.
· Afirmaram falsamente que o fim do mundo atual, ou sistema de coisas, viria em 1914 e 1925. Deixaram repetidamente implícito que o mundo acabaria em 1975.
· Disseram que os santos (o restante dos 144.000) seriam levados para o céu em 1878, 1881, 1914, 1918 e 1920.
· Entre 1925 e 1950, ensinaram que os príncipes da antiguidade (os antepassados de Jesus) regressariam na ressurreição antes da batalha do Armagedom.
· Ensinaram durante muito tempo que o “fim derradeiro” viria em 1914. Quando isso não aconteceu, eles passaram a dizer que o fim viria antes de desaparecer a geração que estava viva em 1914. Agora também mudaram isto.
Ponto 2
As Testemunhas de Jeová afirmam que a luz aumenta mais e mais. De facto, elas mudaram certas doutrinas para trás e para a frente muitas vezes.
· Em 1880 Russell disse que a Igreja não estava sob o novo pacto. Em 1881 disse que estava. Em 1907 disse outra vez que não estava. Como resultado disto, ocorreu o Cisma [divisão] do Novo Pacto, que incluiu alguns dos familiares de Russell. Mais tarde, Rutherford recuou exatamente para a posição defendida pelos New Covenanters [os dissidentes que defendiam que a igreja estava sob o novo pacto].
· A organização mudou a sua posição muitas vezes sobre quem seria e quem não seria ressuscitado. Os pobres habitantes de Sodoma ora são ressuscitados ora são enviados para a Geena, com intervalos de poucos anos.
· A organização vacilou vez após vez em assuntos médicos, muitas vezes com conseqüências sérias para as vidas e saúde das Testemunhas de Jeová. Vejam-se, por exemplo, as muitas posições diferentes acerca das vacinas, dos transplantes de órgãos e do sangue.
· A organização andou para trás e para a frente na questão do serviço alternativo.
· A organização agora defende que os Poderes Mais Altos ou Autoridades Superiores mencionados em Romanos capítulo 13 são os governantes seculares das nações, exatamente como Russell e a maioria das igrejas defenderam. Rutherford teve uma nova luz acerca deste assunto em 1929 que lhe disse que as Autoridades Superiores eram Jeová Deus e Cristo Jesus.
Ponto 3
A organização das Testemunhas de Jeová nem sempre afirmou ser guiada pelo espírito. Nos dias de Russell, o pastor acreditava que ele e o restante ungido eram a Igreja e eram guiados pelo espírito. Mas quando Rutherford tomou o poder, ele argumentou que como Cristo veio ao Templo em 1918 e estava a governar, o espírito santo já não estava presente com o restante. Rutherford ensinou que recebia mensagens ou “flashes de luz no Templo” que vinham dos tronos de Jeová e de Cristo. Dizia também que “novas verdades” eram-lhe reveladas pessoalmente pelos anjos. Depois de ele morrer, Knorr e Franz regressaram ao ensino que diz serem as Testemunhas de Jeová dirigidas pelo espírito.
Ponto 4
As Testemunhas de Jeová foram muito além das Escrituras. Muitas leis que elas desenvolveram não têm nada a ver com as Escrituras: o registo do tempo gasto a pregar, a criação de uma forma hierárquica de governo, a desassociação [excomunhão] dos que fumam ou celebram o Natal e aniversários, muitas regras a respeito do que é próprio ou impróprio o casal fazer na cama, leis a respeito de votar, aceitar cargos públicos, etc., etc.
Ponto 5
Através da Watch Tower Society e de inúmeras declarações públicas, a liderança do movimento tem dito muitas vezes mentiras ultrajantes.
· Em 1894, tanto C. T. Russell como a esposa disseram que o seu casamento era muito harmonioso e que não havia problemas entre eles. Mais tarde, no momento em que se divorciaram, ambos admitiram que tinham existido problemas entre eles em 1894. E apesar disto eles amaldiçoaram vários trabalhadores da Casa da Bíblia [nome do Betel naquele tempo] por terem dito a verdade na publicação Harvest Siftings [Peneira das Colheitas].
· As declarações de Russell acerca de não ter mudado as suas doutrinas em 1909 durante o Cisma do Novo Pacto são pura e simplesmente escandalosas. Se ele acreditava no que disse, estava-se a enganar a si próprio em grande escala.
· Rutherford e companhia mentiram abertamente acerca da razão porque os 4 directores da Watch Tower foram afastados em 1917. A Watch Tower Society perpetua esta mentira até ao dia de hoje. Pode-se mostrar claramente que eles mentiram e ainda estão a mentir através das declarações que fizeram sob juramento no caso de tribunal United States vs. Rutherford et al..
· A Watch Tower tem mentido continuamente acerca da natureza das políticas que tinha na Alemanha Nazi em 1933. A Declaração publicada em Berlim em 1933 foi uma tentativa de colaboração [ou compromisso] com os Nazis, foi abertamente anti-semita, anti-britânica e anti-americana.
· Os ataques que a Sociedade fez contra várias pessoas que questionaram o comportamento dos seus líderes não foi outra coisa senão uma tirada contínua de mentiras. Foi isso que aconteceu em 1894, 1909, 1917, 1918, durante a guerra de Rutherford contra os anciãos eletivos no fim da década de 1920 e na década de 1930, e especificamente no caso de pessoas como Walter Salter, Olin Moyle, Carl Jonsson, Raymond Franz e muitos outros milhares de pessoas, incluindo eu próprio.
Ponto 6
As assim chamadas ‘comissões judicativas’ das Testemunhas de Jeová não operam com base nos princípios bíblicos, com os assuntos tratados de forma aberta e perante pessoas comuns como era o caso em Israel e nas congregações cristãs primitivas. As Testemunhas de Jeová seguem o exemplo do Santo Ofício da Inquisição e dos tribunais feitos à porta fechada, em segredo. Conseqüentemente, acontecem muitas injustiças perante estas ‘comissões judicativas.’
Ponto 7
A pesquisa da Watch Tower é infantil e muitas vezes é desonesta. É típico eles não citarem corretamente as fontes, fazerem citações fora do contexto e avançarem idéias que são completamente bizarras.
· A New World Translation [Tradução do Novo Mundo] contém uma enorme quantidade de argumentação tendenciosa e deturpações intencionais.
· Os artigos da Watch Tower sobre ciência são extremamente maus, e o material que publicam sobre assuntos tais como a evolução é notoriamente desonesto.
· Os trabalhos de tipo histórico feitos pela Watch Tower são ainda piores. O livro Proclamadores [editado em 1993] e o livro As Testemunhas de Jeová no Propósito Divino são uma tentativa de se travestirem de historiadores profissionais para contarem a sua história. Pessoalmente, sinto-me ofendido pelo facto de ao mesmo tempo que me condenam como apóstata e vituperam as minhas publicações, apropriam-se livremente da minha informação e chegam até a usar o meu trabalho nos tribunais.
Ponto 8
As Testemunhas de Jeová ignoram as claras instruções bíblicas em Tiago e noutras partes do Novo Testamento a respeito de obras de caridade, como cuidar das viúvas, dos órfãos e do próximo. Vender revistas de porta em porta não enche barriga. Neste sentido, as Testemunhas de Jeová têm fé (tal como os demônios) mas não têm obras. Não passam de “címbalos barulhentos que retinem”.
Ponto 9
As Testemunhas de Jeová ensinam que, com exceção do restante ungido, são salvas através das obras em vez de ser pela fé. Mais ainda, é-lhes dito que só o restante tem Jesus Cristo como mediador. A vasta maioria é informada que não deve participar na comunhão [Ceia de Cristo]. Como lhes é dito que não são membros do corpo de Cristo, não nascem de novo e não são guiados pelo Espírito (exceto os membros do restante), em que situação se encontram as Testemunhas de Jeová? Romanos 8:9 (ACF) diz: “... Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. (Romanos 8:9)
Todo o que não tem o Espírito de Cristo, não lhe pertence.”
Ponto 10
As Testemunhas de Jeová tornaram-se conhecidas devido ao seu papel na destruição casamentos e nos casos de custódia de crianças. Nos tribunais dos Estados Unidos e do Canadá existem mais casos de custódia de crianças envolvendo Testemunhas de Jeová do que todos os outros casos de custódia de crianças (relacionados com religião) juntos. É óbvio que isto diz algo a respeito das Testemunhas de Jeová que não é particularmente atrativo.
SOLASCRIPTURA
Troféu Promessas se prepara para a fase de votação popular
Com mais de 1.500 inscritos, premiação se prepara para dar início à fase de votação popular.
No dia 22 de julho, foram encerradas as inscrições dos projetos CDs/DVDs da terceira edição do Troféu Promessas, a maior premiação da música evangélica nacional que conta com o apoio da Rede Globo. Foram inscritos projetos lançados no período de 1º de julho de 2012 a 20 de julho de 2013.
As inscrições tiveram início no dia 2 de julho. Durante 21 dias, bandas, grupos, ministérios de louvor e cantores gospel de várias partes do Brasil se inscreveram pelo site da premiação: www.trofeupromessas.com.br que este ano trouxe como novidade a categoria especial “Melhor CD de Rock”. Um merecido destaque para um dos segmentos que tem vencido barreiras, sobrevivido a críticas e que segue levando o amor e a Palavra de Deus por meio das letras de suas canções e do som “pesado” de suas guitarras.
O site da premiação recebeu mais de 1.500 inscrições nas 11 categorias: “Melhor Cantor”, “Melhor Cantora”, “Melhor Música”, “Melhor Ministério”, “Melhor Grupo”, “Revelação”, “Melhor CD”, “Melhor DVD/BluRay”, “Melhor Videoclipe”, “Melhor CD de Rock” e “Pra Curtir”.
Uma boa novidade para o público foi que a Rede Globo, por meio de sua assessoria, divulgou recentemente que a grande festa de premiação será realizada no dia 13 de novembro, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, no Rio de Janeiro (RJ). A escolha da data teve um motivo especial. A premiação fará parte da programação dos 440 anos da cidade.
Agora o Troféu Promessas vai passar para a Primeira Fase de Votação Popular. Para isso, o Comitê Gestor, composto por representantes das principais gravadoras e mídias do mercado gospel, vai analisar todos os trabalhos inscritos, definindo assim quais os projetos entram na fase do voto popular.
Nesta primeira fase de votação, os internautas terão que escolher “cinco” entre os 20 projetos selecionados pelo Comitê Gestor. Os cinco mais votados de cada categoria passam para a segunda (e última) fase de cotação.
Em breve será divulgada no do site da premiação a lista dos indicados, abrindo assim o voto popular.
Fonte: Site do Troféu Promessas
No dia 22 de julho, foram encerradas as inscrições dos projetos CDs/DVDs da terceira edição do Troféu Promessas, a maior premiação da música evangélica nacional que conta com o apoio da Rede Globo. Foram inscritos projetos lançados no período de 1º de julho de 2012 a 20 de julho de 2013.
As inscrições tiveram início no dia 2 de julho. Durante 21 dias, bandas, grupos, ministérios de louvor e cantores gospel de várias partes do Brasil se inscreveram pelo site da premiação: www.trofeupromessas.com.br que este ano trouxe como novidade a categoria especial “Melhor CD de Rock”. Um merecido destaque para um dos segmentos que tem vencido barreiras, sobrevivido a críticas e que segue levando o amor e a Palavra de Deus por meio das letras de suas canções e do som “pesado” de suas guitarras.
O site da premiação recebeu mais de 1.500 inscrições nas 11 categorias: “Melhor Cantor”, “Melhor Cantora”, “Melhor Música”, “Melhor Ministério”, “Melhor Grupo”, “Revelação”, “Melhor CD”, “Melhor DVD/BluRay”, “Melhor Videoclipe”, “Melhor CD de Rock” e “Pra Curtir”.
Uma boa novidade para o público foi que a Rede Globo, por meio de sua assessoria, divulgou recentemente que a grande festa de premiação será realizada no dia 13 de novembro, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, no Rio de Janeiro (RJ). A escolha da data teve um motivo especial. A premiação fará parte da programação dos 440 anos da cidade.
Agora o Troféu Promessas vai passar para a Primeira Fase de Votação Popular. Para isso, o Comitê Gestor, composto por representantes das principais gravadoras e mídias do mercado gospel, vai analisar todos os trabalhos inscritos, definindo assim quais os projetos entram na fase do voto popular.
Nesta primeira fase de votação, os internautas terão que escolher “cinco” entre os 20 projetos selecionados pelo Comitê Gestor. Os cinco mais votados de cada categoria passam para a segunda (e última) fase de cotação.
Em breve será divulgada no do site da premiação a lista dos indicados, abrindo assim o voto popular.
Fonte: Site do Troféu Promessas
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