terça-feira, 9 de novembro de 2010

Há 300 anos família preserva exemplar da Bíblia de Wittenberg

Há 300 anos família preserva exemplar da Bíblia de Wittenberg 
250x192 Há 300 anos família preserva exemplar da Bíblia de Wittenberg

A Bíblia mais antiga escrita no idioma alemão no Brasil é bem mais do que um livro passado de geração em geração há quase 300 anos, na família Ensslin. Trata-se de um tesouro que chega a fazer parte da própria bandeira do município de Arroio do Tigre, fato que demonstra o apego às raízes germânicas, cujos descendentes, no dia 6 de novembro de 1963, levaram o município a deixar a condição de vila de Sobradinho para se transformar no Celeiro da Região Centro-Serra.
A Bíblia, datada de 1584, foi trazida à região pelo alemão Ludwig Gustav Ensslin, no ano de 1886. Ele trouxe a relíquia na bagagem, nos porões do navio Argentina. O exemplar de luxo, herança de família, é conhecido como a Bíblia de Wittenberg. Ludwig, avô de Francisco Ensslin, foi mestre curtidor e procedente da cidade de Bopfingen, na Alemanha.
O imigrante alemão desembarcou no Rio Grande do Sul com uma caixa pesando 317 quilos. Atualmente, o livro é preservado em um cofre na residência de Paulo e Julsane Ensslin, em Arroio do Tigre. O casal recebeu a publicação no dia 14 de outubro de 2001, de Francisco Carlos Ensslin, com quem esteve por muitos anos. O livro pesa seis quilos e meio, possui a espessura de 39 centímetros e 1.246 páginas. Francisco era viúvo e não tinha filhos naturais, por isso repassou a relíquia para Paulo, seu afilhado.
Uma capa de madeira, revestida de couro, protege o exemplar, que se encontra em bom estado de conservação. Pelo valor sentimental, a obra está acondicionada em um cofre. Há Bíblias ainda mais velhas, porém em latim.
Nas duas contracapas está descrita a transferência de propriedade, geralmente de mãe para filha, com tinta legível. A primeira inscrição foi feita em 1719 por Maria Elisabeth Ensslin, que herdou a Bíblia da mãe.

Cuidados

De acordo com Julsane Ensslin, antes da tradicional festa da família, a intenção é levar a Bíblia para um restaurador profissional em São Paulo. Justamente com o objetivo de preservar ao máximo as condições do livro, ele não é exposto ou emprestado a ninguém, salvo em casos raríssimos. “Precisamos cuidar desse patrimônimo que tem, pelo menos para nós, um valor sentimental muito grande”, afirma. A Bíblia terá – em virtude da sucessão natural – Jader Henrique Ensslin, de 25 anos, como futuro dono. “Os mais antigos se emocionam quando estão perto do livro. O Ludwig, mesmo com dificuldades financeiras, não quis vendê-la”, afirma.
Fonte: Gazeta do Sul

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...