sábado, 15 de janeiro de 2011

ENCHENTES EM JAGUARIÚNA - Alagada, Jaguariúna (SP) vai receber mais água de represa

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de SP) informou na noite desta sexta-feira (14) que vai abrir ainda mais as comportas da represa Jaguari-Jacareí, aumentando a vazão descarregada a partir das 7h deste sábado.

O rio Jaguari, em Jaguariúna (123 km de SP), chegou a ficar 2,40 m acima do nível normal após a vazão aumentar de 1.000 litros por segundo --média de vazão da represa no rio-- para 40 mil litros por segundo.

O novo volume passará a ser de 60 mil litros por segundo.

Ao menos dez bairros da cidade sofreram com a enchente, que atingiu casas de veraneio e chácaras. Em alguns bairros, moradores passam o dia à beira d'água e usam pedras para monitorar o nível do rio.

Na sexta-feira, o rio baixou 20 cm pela manhã, mas voltou a subir à tarde, estabilizando em 4,83 m --quase dois metros acima do normal.

Moradores afirmam que a abertura de comportas da represa, pela Sabesp, foi a responsável pela cheia.

Em nota, a Sabesp afirma que a decisão pelo aumento de vazão ocorreu "após avaliação operacional do Sistema Cantareira, conjuntamente com o DAEE e Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos".

A empresa informou que "esse aumento de volume só terá efeito em Jaguariúna 20 horas após o início da nova descarga, ou seja, por volta das 3h do domingo (16)."

A Sabesp afirma que a represa está recebendo "até 960 m3/s e continua desempenhando importante papel na retenção das águas das chuvas, e assim, funcionando como um piscinão capaz de evitar trombas d'água".

O aumento de vazão já foi informado às prefeituras de Jaguariúna, Pedreira, Amparo e Bragança Paulista.

Barcos dos bombeiros e carros da Guarda Municipal de Jaguariúna foram colocados de prontidão, e uma rádio local emite alertas sobre a cheia.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...