terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mais de 99% do sul do Sudão votam pela separação - Mais de 500 Igrejas foram destruídas no sul do país

Mais de 
99% do sul do Sudão votam pela separação

Mais de 99% dos sudaneses do sul votaram a favor da secessão do norte, segundo um oficial do referendo que saiu neste domingo, dia 30 de janeiro, no anúncio do primeiro resultado preliminar.

"A votação para a separação foi 99,57 por cento, "disse Chan Reek Madut, o chefe adjunto da comissão que organizou o referendo, a uma multidão na capital do sul de Juba, segundo o Reuters.

O comparecimento às urnas no sul do país foi de 99%, disse Madut. E mais de 60% dos sudaneses do sul que vivem no norte do país votaram, com 58% de votação para se separar, afirmou.

Mohamed Khalil Ibrahim, presidente da Comissão do Referendo do Sudão do Sul, disse que 99% da diáspora sul do Sudão em oito nações também votaram a favor da secessão.

Após décadas de guerra civil e de tensão permanente entre os governos do norte e do sul, parece que o sul vai finalmente tornar-se seu próprio país. O referendo de uma semana, que começou em 09 de janeiro, é chamado pelo Acordo de Paz Global 2005, que encerrou mais de duas décadas de guerra civil.

Apesar de um acordo de paz ter sido assinado em 2005, a tensão entre a maioria árabe muçulmana do Norte e cristãos africanos e animistas do Sul permaneceu elevada durante os seis anos que antecederam o referendo. Muitos temiam que a violência fosse irromper durante a votação de uma semana, mas nada ocorreu.

O Presidente do Sudão do Sul Salva Kiir, que é esperado para liderar a independência do Sul, pediu para o Sudão do Sul perdoar o Norte pelos anos de violência durante a guerra civil. Cerca de 1,9 milhões de pessoas morreram durante a guerra entre o Norte e o Sul e mais de 500 Igrejas foram destruídas no sul do país.

"Por nossos irmãos e irmãs falecidos, especialmente aqueles que caíram durante o tempo de luta, que Deus os abençoe com paz eterna," disse Kiir na catedral católica em Juba, a 16 de janeiro.

"E," continuou ele, "podemos, como Jesus Cristo na cruz, perdoar aqueles que forçadamente causaram suas mortes."

Os resultados finais do referendo são esperados para serem anunciados no início de fevereiro.


Fonte: Christian Post/Missão Portas Abertas

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...