terça-feira, 3 de maio de 2011

Em SP, ativista iraniana diz que preferia ver Bin Laden vivo

Mina Ahadi, do Comitê Internacional contra o Apedrejamento de 
Mulheres, participou de um fórum em São Paulo. Foto: Reinaldo 
Marques/Terra


Mina Ahadi, do Comitê Internacional contra o Apedrejamento de Mulheres, participou de um fórum em São Paulo
Foto: Reinaldo Marques/Terra


Vagner Magalhães
Direto de São Paulo
A ativista iraniana e coordenadora do Comitê Internacional contra o Apedrejamento de Mulheres, Mina Ahadi, chegou ontem ao Brasil ainda sob o efeito da notícia da morte do terrorista Osama bin Laden. Diz que a sua morte significa muito para o mundo inteiro e credita a ele boa parte do movimento político contra as mulheres no Oriente Médio. Ainda assim, preferia vê-lo capturado vivo. "O Islã político é um regime terrorista. No Irã houve milhares de execuções, de mortes. E Bin Laden foi muito importante no Islã político".
Na sua opinião, seria melhor que ele tivesse sido levado a julgamento para explicar como atuava. No Brasil, diz ter esperanças de que Dilma Rousseff - a quem ela se refere como uma pessoa de biografia semelhante à sua - contribua no posicionamento em relação à violência contra as mulheres e diz que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ambíguo ao tratar o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad como irmão. Diz que em alguns momentos Lula teve "boa vontade", mas não conseguiu nada que contribuísse com a melhoria dos direitos humanos no mundo. Nesta terça-feira, Mina participou do 2º Fórum Democracia e Liberdade na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo.
A iraniana deixou o islamismo ainda na adolescência e tornou pública a sua decisão há quatro anos. Ganhou destaque mundial ao defender a iraniana Sakineh Ashtiani, acusada de adultério e condenada a morte por apedrejamento. "Somos mulheres e queremos viver em liberdade. Eu não aceito o regime islâmico, mas nunca acreditei que isso tivesse tantas consequências para a minha vida", diz.
Segundo ela, muitas de suas amigas foram presas ou mortas, o que é inadmissível. "Foram violentadas, para evitar que elas fossem ao Paraíso. Eu fugi da minha cidade e fiquei escondida. Eles me condenaram à revelia à morte", afirmou.
Mina conta que o apedrejamento foi muito importante para o movimento islâmico e é utilizado como forma de reprimir a participação das mulheres na sociedade. "Quando pela primeira vez eu vi um apedrejamento, pensei que se a opinião pública mundial soubesse disso, parariam os relógios, as fábricas. Eu falei nos mais diferentes congressos e encontros e no mundo inteiro que há duas coisas diferentes. Os governos tem o seu interesse e a população o coração. Eles (governos) não se importam quando uma mulher apanha na rua, é apedrejada. Nós tentamos, através desse mundo da mídia, lutar contra eles e dizer: 'nós somos seres humanos'", afirma.
A irianiana afirma esperar que a audiência que solicitou com a presidente Dilma Rousseff seja aceita. Diz que ela pode fazer muito em favor das mulheres do Oriente Médio. "O Brasil poderia tomar mudanças drásticas, como por exemplo fechar as embaixadas em países dominados pelo islã político", afirma. "Venho de um País em que pessoas são mortas em público, com as câmeras ligadas. Mesmo assim eu sou otimista. Somos contra Ahmadinejad, para que os governos islâmicos sejam destruídos".
Mina fala de alguma boa vontade do ex-presidente Lula em relação à situação das mulheres no Irã, mas diz que na prática ele não conseguiu nada efetivo para mudar a situação. "Em geral, países que aceitam esse tipo de postura têm interesses de negócios em jogo. Ele falou como sendo irmão, tentando convencê-lo (Ahmadinejad) de tomar medidas mesnos drásticas no setor dos direitos humanos. Ele tentou oficialmente defender Sakiné, ofereceu asilo político. Pode ter tido boa intenção, mas não conseguiu nada", afirmou.
A iraniana diz que a liberdade religiosa é importante e deve ser uma questão individual. "Eu penso que a liberdade religiosa é importante. Mas eu penso que no mundo inteiro as pessoas lutaram por outras coisas. Deve ser assunto particular. Existem grupos que dizem o seguinte. Se eu digo que não sou muçulmana, é uma liberdade religiosa. Fomos à rua com cartazes dizendo que não éramos mais muçulmanos. mas esse é um tema tabu. Sempre preciso de proteção por dizer que não sou mais muçulmana".

www.terra.com.br

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...