sábado, 7 de maio de 2011

O MINISTÉRIO E AS HABILIDADES PESSOAIS

 
O MINISTÉRIO E AS HABILIDADES PESSOAIS
 
"Não que sejamos capazes, por nós... mas a nossa capacidade vem de Deus" - II Coríntios 3:5.
Ministério é questão em primeiro lugar de motivação, de chamado, e não de capacidade. Não busco um ministério porque tenho capacidade própria, mas o faço porque a motivação do meu coração é trabalhar para o Senhor, buscando o Seu interesse. E atuando neste ministério, segundo a orientação do Espírito, posso então usar os conhecimentos e talentos que adquiri, os quais na verdade Deus já havia preparado para mim em Sua soberania.
Não devemos buscar um ministério apenas porque agora temos determinada aptidão, muito menos julgar que nos sairemos bem porque somos graduados em tal assunto: "Tenho um ótimo conhecimento, portanto serei um ótimo ministro" - Isto é presunção! Nossa formação, cursos, habilidade pessoal, seja o que for, deve ser usado como ferramenta prática no ministério, e não como alicerce ou fundamento de nosso serviço à Deus, para que porventura não sejamos achados apoiados em nosso próprio poder, e não no poder de Deus. "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento" (Pv 3:5). "A minha palavra e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder" (I Co 2:4).
Se o nosso ministério estiver apoiado numa Palavra de Deus, poderemos suportar as adversidades, e permanecer firmes e inabaláveis, sempre abundantes em toda boa obra. Caso contrário, será um ministério inconstante, vacilante, sujeito a altos e baixos, e com frutos imperfeitos. Do mesmo modo, um ministério exercido sem a unção do Espírito nos coloca desarmados diante das tribulações, perseguições, pressões e necessidade das pessoas. Nosso serviço será apenas profissional, e não tocará profundamente as pessoas. Ficaremos apenas na esfera do humano e do intelectual. Todos concordarão conosco, mas ninguém será transformado.
Por outro lado, devemos sempre nos aperfeiçoar em tudo o que fazemos. Se pudermos fazer uma faculdade, um curso, por que não fazer? Quando nos preparamos e nos colocamos a disposição do Senhor para o serviço, então Ele poderá nos usar muito mais em Sua obra.
Assim, nós que estamos à frente ministrando precisamos nos desenvolver dentro das áreas que precisamos adquirir conhecimento, para podermos contribuir melhor na obra do Senhor. "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor" (I Co 15:58).

Deus abençoe!

Ronaldo Bezerra
(Para falar com o Ronaldo envie um email para ronaldo_bezerra@hotmail.com)

 
 
 

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...