“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras...” Ef 2.10
Toda pessoa tem um conceito de si mesma. A psicologia chama de autoimagem. Algumas têm visão vaidosa (orgulho), enquanto outras se autodepreciam (falsa humildade). Precisamos de visão equilibrada e realista, conforme a Bíblia. Vejamos alguns passos na caminhada a uma autoimagem positiva. A autoestima é experiência natural. A expressão amar o próximo como a si mesmo é encontrada cinco vezes na Bíblia. Para Jesus, este é o segundo grande mandamento. Amar a si mesmo não se constitui mandamento, pois a autoestima é subentendida como experiência normal.
A autoimagem positiva é ver a si mesmo como Deus o vê. A Bíblia confirma o conceito de autovalorização sem negar a nossa natureza pecadora. Os escritores do Novo Testamento também nos reconheciam como criação especial de Deus. Somos o objeto do propósito redentor de Deus neste mundo (Jo 3.16). Como povo redimido, temos anjos cuidando de nós (Hb 1.14) e Jesus Cristo preparando um lugar para nós na eternidade (Jo 14.1-3).
Ore
Deus criador, livra-me de me ver com as lentes das psicologias modernas e humanistas, nas quais o valor da pessoa reside nela mesmo. A minha importância está em ti. Em nome de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário