domingo, 18 de dezembro de 2011

PAULO X VOCÊ

Rm 8.18 -  Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.

UMA COMPARAÇÃO NECESSÁRIA PARA UMA CARREIRA VITORIOSA
Lc 24.25-27 – Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.

Carregava consigo o que muito o incomodava:
2Co 12.7 – E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.

Tinha oração não atendida:
2Co 12.8s – Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.

Era menosprezado:
1Co 9.3-7 – A minha defesa perante os que me interpelam é esta: não temos nós o direito de comer e beber? E também o de fazer-nos acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? Ou somente eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho?
2Co 10.10 – As cartas, com efeito, dizem, são graves e fortes; mas a presença pessoal dele é fraca, e a palavra, desprezível.

Sofreu perdas:
2Tm 4.9-11 – Procura vir ter comigo depressa. Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica.



Faltaram-lhe com a amizade e devido apoio:
2Tm 4.16 – Na minha primeira defesa, ninguém  foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta!

A contrapartida ao que o enaltecia era muito grande:
1Co 4.13 – Até agora, temos chegado a ser considerados (nós, os apóstolos) lixo do mundo, escória de todos.  As palavras traduzidas por” lixo” e “escória” designam também os miseráveis que serviam de vítimas expiatórias nas calamidades públicas. Fora costume remover a contaminação de uma cidade mediante um sacrifício humano.
2Co 11.23 – São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais.
2Co 12.1-5 – Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.

Esperava por uma vida melhor:
1C0 15.19 – Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.

Reconhecia nossas grandes possibilidades em Cristo:
Gl 4.12 – Sede qual eu sou; pois também eu sou como vós.

Conhecia as Escrituras:
2Co 11.6 – E, embora seja falto no falar, não o sou no conhecimento.
Sabia o valor do rebanho de Deus:
At 20.28 – Atendei (estai atentos) por vós (presbíteros da igreja) e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

Conhecia suas responsabilidades e bem cuidava disto:
At 20.25-27 – Agora, eu sei que todos vós, em cujo meio passei pregando o reino, não vereis mais o meu rosto. Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje, que estou limpo do sangue de todos; porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus.
2Co 11.28s – Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas. Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame?
At 20. 29-31 – Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, por três anos, noite e dia, não cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um.
Bens terrenos não o corrompiam:
At 20.33 – De ninguém cobicei prata, nem ouro, nem vestes.

Ensinava não somente com palavras:
Fp 4.9 – O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.

Sofrimento, por Cristo, para ele era curriculum vitae de excelência:
2Co 11.23-29 – São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto,, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas. Quem enfraquece, que também eu não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu não me inflame?

Situações adversas também eram oportunidades para ganhar almas para Cristo:
Fp 1.13 - ...de maneira que as minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos os demais. Fp 4.22 – Todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César.

Verdadeiramente o louvor ao Senhor não podia ser roubado de seus lábios:
Sl 34.1 – Bendirei ao Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios.
At 16.22-25 – Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.

Tinha o chamado de Deus como seu bem mais precioso:
At 20.22-24 – E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações. Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.
Sabe em o que ele pensava vendo sua vida chegando ao fim?
2Tm 4.6-8 – Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa (prêmio, recompensa) da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.

Ele chama a todos para o melhor:
1Co 11.1 – Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.
Texto do Irmão  Soirag Elkcan

VIA GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...