domingo, 1 de janeiro de 2012

A farsa da adoração a um anjo caído

Neste artigo pretendo explicar porque há muitos séculos existe uma farsa criada em torno de quem foi Lucifer. A grande maioria das pessoas (que de alguma forma acreditam no Cristianismo) tem uma ideia errada a respeito de Lucifer. Muitos destes são inclusive cristãos verdadeiros, que por falta de conhecimento (Oséias 4:6) dão a Lucifer uma glória que nunca lhe pertenceu.
Não vou entrar no mérito do uso do nome "Lucifer" (que não aparece na Bíblia), só fazer alguns comentários a respeito. Nem entrar em detalhes não explicados claramente na Bíblia.
A palavra "Lucifer" vem do latim "Lux fero", significa "portador da luz" e representa "estrela da manhã", "estrela matutina", "estrela da alva", segundo principalmente a bíblia Vulgada (tradução em latim da bíblia, produzida a partir do original em hebraico por um padre chamado Jerônimo a pedido do papa Dâmaso I, entre os séculos IV e V numa região próxima à Eslovênia e à Croácia). A palavra "Lucifer" também representa a estrela D'Alva e o planeta Vênus (por isso existe muita referência a Lucifer no Ocultismo usando o planeta Vênus ou a deusa romana Vênus).
Algumas traduções da Bíblia que usaram como fonte a Vulgata começaram a trazer o nome "Lucifer". Este foi um dos fatores que fez com que as pessoas usassem a palavra para identificar Satanás antes de sua queda.
Outro fato é que, segundo o relato de vários ex-satanistas, no Satanismo é usado o nome "Lucifer" para identificar Satanás.
Em II Coríntios 11:14 diz que "o próprio Sanatás se transforma em anjo de luz", então provavelmente por isso (enganação) Satanás goste de ser chamado de "Lucifer" por seus seguidores: até hoje ele tenta se passar por um "anjo de luz".
Na verdade não tem a menor importância o nome de Satanás antes da queda. Se fosse importante certamente seu nome teria sido citado na Bíblia.
Vamos verificar os textos bíblicos que falam de Lucifer e confirmar que muito do que se fala por aí sobre ele não passa de mentira. As pessoas não buscam informações, simplesmente acreditam no que ouvem por aí e aceitam como realidade.
Muitas pessoas entram em contato comigo por causa dos dizeres que há muito tempo coloquei no topo das páginas do site Tabernaculonet. Os dizeres são exatamente estes:
Lucifer nunca foi líder de nada! Ele nunca foi: "maestro dos anjos", "líder do louvor no céu", "o líder dos anjos, estando logo abaixo de Deus", "anjo governante" ou coisas do tipo. Nenhum termo deste tipo existe na Bíblia!
NÃO DÊ A SATANÁS UMA GLÓRIA QUE ELE NUNCA TEVE E NUNCA TERÁ!
Pior que estas pessoas questionam estes dizeres, achando-os absurdos. Não se dão ao trabalho de procurar as informações na Bíblia. Minha resposta é sempre a mesma: pergunto onde na Bíblia está qualquer um dos termos que informei nos dizeres.
O desafio está lançado: se você encontrar na Bíblia qualquer um dos dizeres abaixo referindo-se a Lucifer/Satanás, entre em contato comigo informando a referência bíblica.
Estes são alguns dos títulos que irresponsavelmente dão por aí a Lucifer:
- "anjo governante"
- "maestro dos anjos"
- "líder do louvor no céu"
- "líder dos anjos"
- "estava logo abaixo de Deus na hierarquia"
Engraçado que algumas pessoas me enviam simplesmente "consulte o livro X, capítulo Y, versículo Z que está falando de Lucifer", mas não tem a preocupação de ler o texto! Não precisa nem interpretar, é só ler e perceber que não cita quaisquer dos termos acima.
Outros irresponsavelmente afirmam que Lucifer tinha posição de destaque citando como base versículos que dizem respeito aos querubins de modo geral. Na verdade, para os cristãos-protestantes a hierarquia dos anjos não é um assunto importante, já que a Bíblia não tem a preocupação de explicá-la. O fato é que a patente "querubim", segundo a maioria dos teólogos acredita, não seria nem a patente mais alta entre os anjos. Alguns estudiosos acreditam que os serafins são a patente mais alta e outros acreditam que são os arcanjos.
Vamos ao que interessa: o que a Bíblia diz.
Segundo a grande maioria dos teólogos cristãos, os principais textos que dizem respeito a Lucifer são: Ezequiel 28:11-19 e Isaías 14:12-15. Cito-os abaixo, em três traduções:
Ezequiel 28:11-19:
Almeida Corrigida e Revisada Fiel:
Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.
Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te veem.
Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.
Sociedade Bíblica Britânica:
Demais, veio a mim a palavra de Jeová, dizendo:
Filho do homem, faze uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Jeová: Tu eras o selo da simetria e a perfeição da sabedoria e da formosura.
Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de todas as pedras preciosas: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, a esmeralda, o carbúnculo e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífares: no dia em que foste criado foram preparados.
Tu eras o querubim ungido que cobre; e estabeleci-te, de sorte que estivesses sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras de fogo.
Tu eras perfeito nos teus caminhos desde o dia em que foste criado, até que a iniquidade se achou em ti.
Pela abundância do teu tráfico encheram de violência o teu interior, e pecaste; portanto te lancei, profanado, do monte de Deus, e te exterminei, ó querubim cobridor, do meio das pedras de fogo.
Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem.
Pela multidão das tuas iniquidades, na injustiça do teu tráfico, tens profanado os meus santuários; portanto fiz sair do meio de ti fogo, que te devorou, e te reduzi a cinzas sobre a terra à vista de todos os que te contemplam.
Todos os que te conhecerem entre os povos, ficarão espantados de ti; tu te tornas em pavor, e tu não subsistirás mais.
NVI:
Esta palavra do Senhor veio a mim:
"Filho do homem, erga um lamento a respeito do rei de Tiro e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: ‘Você era o modelo de perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza.
Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado.
Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o determinei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes.
Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você.
Por meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou. Por isso eu o lancei em desgraça para longe do monte de Deus, e eu o expulsei, ó querubim guardião, do meio das pedras fulgurantes.
Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis.
Por meio dos seus muitos pecados e do seu comércio desonesto você profanou os seus santuários. Por isso fiz sair de você um fogo, que o consumiu, e eu reduzi você a cinzas no chão, à vista de todos os que estavam observando.
Todas as nações que o conheciam ficaram chocadas ao vê-la; chegou o seu terrível fim, você não mais existirá’".
Observação: "querubim cobridor" e "querubim ungido que cobre" se referem à guarda (cobrir, dar cobertura, guardar). Por isso a tradução NVI usa o termo "querubim guardião".
Isaías 14:12-15:
Almeida Corrigida e Revisada Fiel:
Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
Sociedade Bíblica Britânica:
Como caíste do céu, ó estrela radiante, filho da alva! como estás cortado até a terra, tu que abatias as nações!
Tu dizias no teu coração: Subirei ao céu, exaltarei o meu trono acima das estrelas de Deus e sentar-me-ei no monte da congregação nas extremidades do norte.
Subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
Todavia serás precipitado para o Sheol, para as extremidades do abismo.
NVI:
Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações!
Você que dizia no seu coração: "Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo.
Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo".
Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo!
Estes textos não se referem literalmente a Lucifer, mas a maioria dos teólogos afirma que indiretamente dizem respeito a ele. Alguns estudiosos afirmam que era comum entre os profetas usar acontecimentos humanos para expressar a grandiosidade de acontecimentos espirituais. Bom, se existem textos Bíblicos sobre Lucifer são estes. Mesmo estes não trazem nenhum dos termos contidos nos dizeres citados acima, a respeito de títulos inexistentes que dão a Lucifer por aí. Que Lucifer tocava instrumentos musicais é fato (a partir do momento que acreditamos que estes textos dizem respeito a ele), mas isso não era algo restrito a ele. A Bíblia não diz isso, e diz que o louvor a Deus (música) sempre foi algo comum no céu. Deus é o Criador, e certamente a música também foi criada por Ele, para Seu louvor. Os anjos foram criados para adorá-Lo com a música criada por Ele.
Vamos entender outro versículo que trata sobre a queda de Satanás:
Apocalipse 12:9: "Foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama Diabo e Satanás, aquele que engana todo o mundo; sim, foi precipitado na terra, e precipitados com ele os seus anjos."
O termo "seus anjos" se refere aos demônios que ele passou a liderar depois da sua queda, e nenhuma ligação tem com seu estado anterior à queda. Seu estado depois da queda expressa o afastamento completo de Deus, invertendo totalmente os atributos de beleza, pureza e perfeição. Este versículo foi escrito em Apocalipse, isto é, milênios depois da queda de Lucifer. Por isso foi expressa a ideia dos "seus anjos" (no caso anjos caídos, demônios). Deus nunca dividiu nem nunca dividirá Sua liderança com quem quer que seja no mundo espiritual!
Que, independente da hierarquia, os querubins são anjos importantes isso é fato. Que Lucifer era belíssimo, perfeito em suas atitudes, guardião e muitíssimo sábio é o que segundo os estudiosos os versículos acima dizem. Mas não existe neles ou outro versículo bíblico qualquer citação dos termos "maestro dos anjos", "líder do louvor no céu", "líder dos anjos", "logo abaixo de Deus na hierarquia", "anjo governante", ou qualquer termo que expresse algum tipo de liderança. Não existe! Não há o que interpretar, supor ou inventar. Não dê a Lucifer/Satanás uma glória que ele nunca teve e jamais terá!
Concluindo com mais verdades sobre Lucifer/Satanás, cito:
Lucas 10:18: "Respondeu-lhes Jesus: Eu via a Satanás cair do céu como relâmpago."
II Coríntios 11:14: "Não é de admirar; pois o próprio Sanatás se transforma em anjo de luz."
Apocalipse 20:2: "Ele se apoderou do dragão, da antiga serpente, isto é, do Diabo e Satanás."
Romanos 16:20: "O Deus de paz em breve esmagará a Satanás debaixo dos vossos pés."
João 10:10a: "O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir"
Meu objetivo não é simplesmente passar informações sobre Satanás, apesar de achar importante conhecer o inimigo acho infinitamente mais importante conhecer o único Deus, mas trazer luz a uma questão importante que confunde muitos cristãos. Espero que tenham ficado claras as diferenças entre o que está na Bíblia e o que é popularmente falado por aí.


VIA GRITOS DE ALERTA.
INF. TABERNACULO NET

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...