quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Jornal terá que indenizar Igreja Universal por notícia falsa sobre dízimo

Jornal terá que indenizar Igreja Universal por notícia falsa sobre dízimo
Por publicar uma matéria sem fundamento sobre a Igreja Universal do Reino de Deus o Diário de Sorocaba terá que pagar uma multa no valor de R$20 mil pela indenização por danos morais.
A IURD entrou com uma ação contra a publicação depois que essa divulgou uma matéria com o título de “Quem não paga dízimo à Universal pode ficar com o nome sujo no SPC”. A matéria que foi publicada no dia 25 de junho de 2011 dizia que os pastores poderiam denunciar os dizimistas que estivesse em atraso no Serviço de Proteção ao Crédito, o que faria com que o nome dessas pessoas ficasse restrito, popularmente chamado de “nome sujo”.
A matéria em questão é antiga, circula em muitos sites da internet e a edição do jornal não teve o cuidado de apurar para saber se o fato era verídico. Por isso, a IURD alegou que a reportagem rendeu prejuízos à sua honra e imagem e também se defendeu dizendo que a matéria era falsa e tendenciosa por dizer que a assistência espiritual oferecida pelo ministério fundado por Edir Macedo tem fins lucrativos.
Em sua decisão o juiz Mario Gaiara Neta, da 3ª Vara Cível de Sorocaba, São Paulo, entendeu que o jornal faltou com a verdade. “Quanto ao seu conteúdo, o requerido não demonstrou possuir o mínimo de veracidade. Notícias como essa, publicadas sem o mínimo de comprometimento com a realidade, escapam do conceito de liberdade de expressão e dão ensejo, em tese, ao dever de indenizar”, disse o magistrado.
O Diário de Sorocaba se defendeu dizendo que as informações contidas naquela notícia vêm sendo discutidas na internet e também em outros meios de comunicação, tirando assim a responsabilidade do veículo por essas informações, mas o juíz não aceitou esta defesa e aprovou a indenização.

VIA GRITOS DE ALERTA / GOSPEL PRIME
Com informações Portal Imprensa

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...