segunda-feira, 11 de junho de 2012

Jesus - Autor e consumador da fé


“Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta
fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.”
Hebreus 12:1-2
Os versículos acima descritos pelo autor da carta aos Hebreus, faz duas atribuições muito importantes a Jesus no qual ele concentra toda a força de expressão para nos exortar a olhar de maneira firme, não vacilante para o próprio Jesus.
AUTOR E CONSUMADOR.
Como autor, a atribuição vem desde os tempos antigos, na promessa do Messias Salvador, toda a escritura fala de Jesus. As“sombras” do velho testamento apontam para Jesus, os patriarcas construíram a base do relacionamento com Deus na esperança futura, mesmo sem ver para que nós herdássemos a promessa.(Hebreus 11:8-13)
Um autor de uma obra, é aquele que a concebe, o escritor escreve seu livro e todo o conteúdo dele é publicado, realidade ou ficção. Assim também um pintor que expressa na tela suas idéias através de cores e estilos, ou mesmo um músico que coloca todo o sentimento associado à letra e música resultando numa canção. Quando lemos um livro de nosso interesse, a história gera em nós algo quase real, de maneira que nós trazemos a nossa memória referências que vão dando impressões reais dessa leitura, assim acontece com a pintura, se vemos um cenário de uma paisagem as vezes imaginamos o lugar, temos sensações parecidas com um lugar em que estivemos, de maneira que entendemos aquilo que o autor da obra nos transmite, na música não é diferente; se nós analisarmos o hino muito apreciado por nós cantado pelo Cantor Junior: “Soldado Ferido”, nós imaginamos o cenário de um combate e freqüentemente nos colocamos no lugar do soldado quando estamos em alguma dificuldade onde espiritualmente somos abatidos por um momento.
Assim Jesus autor gera em nós a fé, crer sem que haja referência de coisas visíveis naquilo que a promessa aponta. A fé no invisível, como visível torna em nós certeza.
Em Jesus autor estão todas as prerrogativas para que a fé seja o principal instrumento de sobrevivência do crente, é em primeiro lugar necessário crer, e quando chegamos aos pés de Jesus reconhecemos o autor dessa maravilhosa fé derramada pela graça.
Como consumador, era preciso que toda a idéia central fosse concluída de maneira satisfatória.
O escritor tem sua obra completa quando publicada, dos rascunhos, ele passa ao processo de digitação, revisão, edição, e finalmente sua obra é publicada no formato de um livro. Assim o pintor, da idéia ele gera seus rascunhos e esboços, escolhe os materiais, tintas e pinçéis
até que finalmente transfere suas idéias para a tela. Com o músico não é diferente, quando ouvimos a canção ela já passou pelos processos parecidos, de rascunhos, e ensaios até finalmente nota por nota se encaixar com a letra.
Era preciso que em Jesus cada profecia a seu respeito se cumprisse, e o sacrifício pelo pecado de toda a humanidade plenamente aceito. Jesus “concluiu” sua obra, quando consumou o sacrifício e sua ressurreição revogaram a necessidade de qualquer outra substituição.
Mas existe ainda a necessidade de que estas obras sejam expostas ao público, para apreciação.
O livro é lançado e distribuído pela editora, a tela do pintor exposta em galerias e pessoas convidadas a vê-la, e a música produzidas em cds e lançamentos em rádios e shows.
Assim a necessidade de que a obra do Senhor tenha seu papel fundamental de ser apresentada a todos, e nós somos os veículos pelo qual o Senhor deseja usar para isso.
Que Deus abençoe você que tem se esforçado, para que o nome do Senhor seja anunciado.




VIA GRITOS DE ALERTA
Pr. Roberto Camilo

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...