O
divórcio é um problema persistente, danoso e desorientador. Hoje em dia, nos
Estados Unidos, a maioria das famílias já foi afetada por ele. Os pastores estão
divididos a respeito de como lidar com pessoas divorciadas. Às vezes as igrejas
ficam em dúvida sobre como lidar com um membro divorciado.
Laurence Justice tem
averiguado cuidadosamente as Escrituras para delimitar o que a Palavra de Deus
diz, de fato, sobre o assunto. Laurence é um estudante meticuloso da Bíblia. Com
compaixão, com a segurança da explicação bíblica e com estilo claro e conciso,
tem encontrado informação útil que será de grande ajuda a pastores, igrejas e
pessoas que tenham sido afetadas pelo divórcio.
Quando o irmão Justice
freqüentava a Universidade Batista de Oklahoma, fui seu pastor durante um
pequeno período de tempo. O seu pai e eu fomos amigos próximos durante
aproximadamente quarenta anos. Vi Laurence crescer, desenvolver-se e amadurecer
como pregador, pastor e erudito da Bíblia. Oro para que esta mensagem a respeito
do divórcio tenha uma circulação ampla e que seja uma bênção a todos os que a
lerem.
Joe L.
Ingram
DEZ PERGUNTAS SOBRE O
DIVÓRCIO
?E eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por
causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a
repudiada também comete adultério?. Mateus 19.9
Há
seis passagens principais, na Bíblia, que tratam especificamente do assunto
divórcio; Deuteronômio 24.1-4, Mateus 5.31-32, Mateus 19.3-9, Marcos 10.2-12,
Lucas 16.18 e Romanos 7.1-3. Mateus 19.3-9 é a passagem central.
O
tema divórcio realmente é muito controverso. Há muitos extremistas e muitos
posicionamentos e idéias não bíblicos sobre o divórcio. Nossa responsabilidade é
averiguar as Escrituras e descobrir o que a Palavra de Deus diz efetivamente
sobre o assunto. Nesta mensagem, necessitamos fazer dez questões sobre o
divórcio e tentamos respondê-las a partir das Escrituras.
QUESTÃO UM
UM
PASTOR DEVE PREGAR SOBRE O DIVÓRCIO?
Há,
pelo menos, quatro razões pelas quais um pastor deve tratar do assunto.
Primeiro, o pastor divinamente chamado deve pregar sobre o divórcio porque as
Escrituras tratam do assunto, e o pastor divinamente chamado é responsável pela
proclamação de todo o conselho de Deus. Paulo procedeu dessa maneira, em Atos
20.27.
Segundo, um pastor deve
pregar sobre o divórcio devido à tremenda onda de divórcio que está varrendo
nosso mundo nos dias de hoje. Homens e mulheres, meninos e meninas precisam ser
informados e advertidos sobre a vontade de Deus a respeito deste assunto muito
sério. Oh, se pelo menos um matrimônio fosse poupado, se pelo menos uma pessoa
jovem evitasse o pecado e as angústias de um lar desmoronado por intermédio
desta mensagem!
O
pastor divinamente chamado deve pregar a respeito do divórcio, em terceiro
lugar, porque os homens e as mulheres sempre procuram meios de evitar o assunto
divórcio a fim de aliviar as suas consciências culpadas e torná-los capazes de
externalizar a maldade de seus corações. Por isso, a vontade de Deus revelada a
respeito deste assunto deve se fazer conhecida continuamente.
Finalmente, o pastor deve
pregar sobre o divórcio porque algumas pessoas estão suportando um fardo
desnecessário de culpa e angústia nocivas em relação ao divórcio em suas
próprias vidas ou em suas famílias. Estou convencido de que muitas pessoas
sofrem desnecessariamente sob fardos de culpa devido a certos enganos, e
restrições estabelecidas pelos próprios homens a respeito deste assunto. Usando
as Escrituras, o pastor divinamente chamado deve aclarar essas idéias
equivocadas e fardos nocivos de culpa.
QUESTÃO DOIS
O QUE
É O CASAMENTO?
Ao
considerar qualquer assunto, e especialmente um tão controverso como o divórcio,
precisamos começar definindo nossos termos. Antes que possamos entender o
significado de termos como fornicação, adultério e divórcio, precisamos entender
exatamente o que é casamento.
O que
é o casamento? O que faz de um casal esposo e esposa? É a cerimônia na igreja? É
aquele pequeno pedaço de papel requerido pelo município com a assinatura do
pastor? São estas coisas que tornam um homem e uma mulher um aos olhos de Deus?
O que é o casamento?
O que
faz de um casal esposo e esposa aos olhos de Deus, o que reúne um casal como uma
única carne é a união física, sua convivência como marido e mulher. O Senhor
Jesus define casamento do seguinte modo, quando diz, em Mateus 19.5-6, "?
portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa
só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus
ajuntou não o separe o homem?.
QUESTÃO TRÊS
O QUE
É O DIVÓRCIO?
O
Divórcio é ?a dissolução legal da relação de matrimônio?, diz o Dicionário
Webster. O divórcio é uma declaração pública de que a união matrimonial entre um
homem e uma mulher foi desfeita. Quando um homem se divorcia de sua esposa,
declara publicamente, através dos tribunais da lei ou por meio de um documento
por escrito, que ele e sua esposa já não estão mais casados. O termo bíblico
mais usado para o divórcio é !repúdio?. O Senhor diz, em nosso texto, "Qualquer
que repudiar sua esposa?" etc.
QUESTÃO
QUATRO
qUAL
a VONTADE DE deus revelADA sobre o divórcio?
No
casamento, Deus junta um homem e sua mulher, como lemos no versículo 6 de Mateus
dezenove. "Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem?. A palavra enlaçar
significa, literalmente, juntado com um laço.
O
Senhor diz, em Mateus 19.6, que a ordenança de Deus enlaça marido e mulher e,
uma vez que a ordenança de Deus enlaça marido e esposa, a ordenança para o homem
é que não os ponha separados, e a ordenança para o homem é não desfazer o enlace
ou separar marido e esposa, seja essa ordenança redigida pelo próprio parceiro
do matrimônio, pelo estado, pela igreja ou por qualquer um que seja. A vontade
de Deus revelada é que marido e esposa não se divorciem! Mateus 19.3-9 revela a
vontade de Deus a respeito do divórcio e clara e inequivocamente ordena que
marido e esposa não se divorciem, que não seja feita a separação de seu
casamento.
Malaquias 2.16 informa qual
é a visão de Deus sobre o divórcio. As Escrituras contam-nos que Deus odeia o
divórcio. "Porque o Senhor, o Deus de Israel, diz que odeia o
repúdio?".
QUESTÃO
CINCO
QUAL
A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE FORNICAÇÃO E ADULTÉRIO?
O
motivo para essa pergunta pode não ser aparente no princípio. Porém, é muito
pertinente em relação ao assunto divórcio, como será visto em seguida.
Algumas pessoas ensinam que
o termo fornicação refere-se apenas a pecados sexuais anteriores ao casamento ou
a pessoas solteiras, e que adultério refere-se apenas a infidelidade sexual
depois do matrimônio. A Bíblia não confirma isso.
É verdade que o termo
?adultério? aplica-se à deslealdade sexual depois do matrimônio, mas não é
verdade que fornicação refere-se apenas a pecados sexuais anteriores ao
matrimônio ou cometidos por pessoas solteiras. Na Bíblia, fornicação é um termo
amplamente usado para todos os tipos de impureza sexual, o que inclui o
adultério, sem se limitar a ele.
Todos
os que cometem qualquer tipo de pecado sexual, não importa o momento, são
culpados de fornicação. Poderíamos dizer desta maneira: todos os Fords são
automóveis, mas nem todos os automóveis são Fords. Todo adultério é fornicação,
mas nem toda fornicação é adultério.
A
palavra fornicação é usada na Bíblia para descrever todos os tipos de pecados
sexuais. Em I Coríntios 5.1, o termo !fornicação? é usado para descrever o
pecado de incesto, em I Coríntios 6.18, para descrever prostituição, em I
Coríntios 7.2, para descrever sexo antes do casamento, em Judas 7, para
descrever sodomia e, em Apocalipse 21.8, a palavra fornicação é usada para
descrever relações sexuais ilícitas por comércio.
Às
vezes fornicação e adultério são citados separadamente como sendo duas coisas
diferentes, como em Gálatas 5.19, passagem em que são listados ambos como obras
da carne. Mas a coisa importante aqui é o fato de que a fornicação e o adultério
também são usados de maneira intercambiável nas Escrituras para se referir ao
mesmo pecado.
O
sétimo mandamento diz !NÃO ADULTERARÁS?. Obviamente esse mandamento proíbe
imoralidade tanto para pessoas solteiras como também para pessoas casadas,
assim, aqui, adultério e fornicação partilham o mesmo significado.
Uma
esposa pode ser culpada de fornicação, pois Paulo diz, em I Coríntios 5.1, que o
homem que cometeu incesto com a esposa de seu pai foi culpado de fornicação.
"Geralmente se ouve que há entre nós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda
entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu
pai?.
QUESTÃO SEIS
EXISTE ALGUM SUPORTE DA
BÍBLIA PARA QUE UMA PESSOA CASADA SE DIVORCIE DE SEU CÔNJUGE?
O
embasamento para as afirmações a respeito do divórcio, feitas por nosso Senhor,
em Mateus 19.9, está no versículo 3 do mesmo capítulo. Então, chegaram aos pés
dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: !É lícito ao homem repudiar sua
mulher por qualquer motivo?", os fariseus pensaram ter colocado o Senhor em uma
armadilha com essa pergunta.
Se
Ele dissesse que Sim, o Senhor estaria contradizendo o que Ele mesmo já tinha
dito, em Mateus 5.32. "Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher,
a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer
que casar com a repudiada comete adultério."
Se,
por outro lado, o Senhor dissesse Não, Ele contradiria o que Moisés havia dito
em Deuteronômio 24.1. Pelo menos, contradiria a interpretação que tinham dessa
passagem. "Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então será que,
se não achar graça em seus olhos, por nela encontrar coisa indecente, far-lhe-á
uma carta de repúdio, e lha dará em sua mão, e a despedirá de sua casa." Os
fariseus tinham dado uma interpretação tão ampla à frase !se não achar graça em
seus olhos?, que permitiriam o divórcio por qualquer razão, não importasse o
quanto fosse frívola.
Nosso
texto é a parte principal da resposta do Senhor à pergunta dos fariseus. "Eu,
porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de
prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada
comete adultério."
O
Senhor diz que o divórcio ou o repúdio da esposa de algum indivíduo não é legal,
não importa o motivo, exceto um motivo. O Senhor diz que há um motivo, e somente
um, pelo qual uma pessoa casada pode se divorciar de seu cônjuge de maneira
justa.
Aos
olhos dos homens há muitos motivos para o divórcio hoje em dia. Há crueldade,
violência contra a esposa, alcoolismo, falta de apoio, cônjuges condenados à
prisão, hospitalização, loucura, um marido ou esposa que se torna uma pessoa
relaxada, um casamento que não está dando certo, diferenças irreconciliáveis,
incompatibilidade, etc., etc., etc. A Igreja Romana dissolve um matrimônio
quando um membro decide tornar-se monge ou freira.
Mas,
segundo o Filho de Deus, nenhum desses é motivo para o divórcio. De acordo com o
Senhor, só existe uma razão bíblica e legítima para o divórcio, que é a
fornicação ou o adultério por parte de um dos cônjuges. "Eu, porém, vos digo que
qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que
ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério?. O
Senhor Jesus explicitamente refere-se tanto aqui quanto em Mateus 5.32 que o
divórcio somente é permitido por razão de adultério de um dos cônjuges de um
matrimônio.
No
entanto, há aqueles que defendem que não há NENHUM motivo bíblico para o
divórcio, nem mesmo o adultério. Um exemplo disto é o recente Theodore Epp de
!Back To The Bible Broadcast? (Programa de rádio !De volta à Bíblia?). No seu
folheto "Deus e o divórcio", nas páginas 38-39, fala do incidente envolvendo
nosso texto e diz !? Jesus? não lhes deu absolutamente nenhuma permissão, seja
ela qual for, para o divórcio." Outro exemplo é visto no Catolicismo Romano, que
diz na questão 1194, de seu Catecismo de Baltimore, "O matrimônio de duas
pessoas batizadas que, desde então, viveram juntas como marido e mulher nunca
pode ser dissolvido, a não ser pela morte de uma das partes." É difícil de
entender esses posicionamentos, quando se leva em conta declarações explícitas
de nosso Senhor contrárias a eles.
É
interessante notar neste momento que, em Jeremias 3.8-9, Deus descreve-se como
que se divorciando de Israel por causa do adultério espiritual dela contra Ele.
Ele a repudiou e lhe deu uma carta de divórcio. "E vi que, por causa de tudo
isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei a sua
carta de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também
ela mesma se prostituiu. E sucedeu que pela fama da sua prostituição, contaminou
a terra; porque adulterou com a pedra e com a madeira."
Há
aqueles que ensinam que fornicação, em Mateus 19.9, significa apenas ser infiel
antes do casamento e, então, essa infidelidade pré-marital, quando descoberta
pelo cônjuge depois do matrimônio, é a única razão bíblica para o divórcio. Mas
como vimos ao responder a pergunta cinco, as Escrituras não confirmam tal
definição.
O
motivo bíblico para o divórcio é a fornicação, que inclui o adultério. Vamos
pensar por um momento por que o adultério justifica um divórcio. O adultério, na
verdade, dissolve um matrimônio. Destrói a verdadeira essência do matrimônio, a
relação em que apenas uma única carne existe, descrita pelo Senhor, em Mateus
19.5-9. "? portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão
dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que
Deus ajuntou não o separe o homem".
A
fornicação ou o adultério dissolve um matrimônio porque os cônjuges, depois do
adultério, não são mais uma só carne, no sentido misterioso no qual a Bíblia diz
que um marido e sua mulher devem ser. Paulo diz, em I Coríntios 6.16, !Ou não
sabeis que o que se ajunta com uma meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque
serão, disse, dois uma só carne." Se um homem se torna uma só carne com uma
meretriz, é difícil de se imaginar como ele ainda pode ser uma só carne com sua
esposa.
Não é
a ação de um tribunal ou uma igreja, não é o que está escrito em algum pedaço de
papel, não é a assinatura de um juiz que dissolve um casamento. O pecado de
adultério dissolve um casamento. Quando o tribunal ou o estado estabelece um
divórcio, está simplesmente reconhecendo o que já aconteceu. O Senhor permite
divórcio por motivo de adultério pois, dessa maneira, o adultério rompe com o
relacionamento de uma só carne existente no matrimônio.
QUESTÃO SETE
UMA
PESSOA DIVORCIADA QUE SE CASA NOVAMENTE COMETE ADULTÉRIO AO FAZER
ISSO?
Sim,
se a pessoa se divorciou por qualquer outra razão que não a razão bíblica. O
segundo casamento é uma das coisas que o Senhor trata especificamente, em Mateus
19.9, quando usa as palavras "e casar com outra?. O Senhor diz, nesse trecho,
claramente, que "qualquer que repudiar sua mulher? por qualquer outra razão que
não seja o adultério !e casar com outra, comete adultério??
Sempre que um casal se
divorcia por qualquer motivo não bíblico e um divorciados casa-se novamente,
comete adultério. Por quê? Porque, embora possam ter um divórcio reconhecido
pelo estado ou por alguma igreja, o seu laço não foi rompido antes da união com
a outra pessoa e esta união é, então, um adultério. O divórcio não bíblico deixa
a porta aberta para o adultério quando uma das partes casa-se novamente.
Uma
pessoa divorciada que se casa novamente comete adultério ao fazer isso? Não, não
se ela está divorciada por uma razão bíblica! Como já vimos, o adultério termina
a relação de matrimônio, como Deus originalmente instituiu-o. Se um homem se
divorcia de sua esposa em acordo com as Escrituras, então, o laço do matrimônio
é obviamente dissolvido e as partes já não podem ser chamadas de esposo e
esposa. E, se o laço é assim dissolvido, então a parte inocente é certamente
livre para se casar novamente sem ser culpada de adultério. Um casamento que foi
dissolvido moralmente e legalmente deixou de existir e a parte inocente é,
portanto, tão livre para se casar novamente, como se a parte ofensora estivesse
morta! Quando há cometimento de adultério, a parte culpada juntou-se a outra
pessoa e, assim, a parte inocente não está mais ligada e é livre.
O
fato de as pessoas divorciadas biblicamente e que se casam de novo não serem
culpadas de adultério também é confirmado pela exceção que nosso Senhor faz em
Mateus 19.9. A exceção aqui se aplica ao divórcio e ao segundo matrimônio. !Eu,
porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, A NÃO SER POR CAUSA DE
PROSTITUIÇÃO, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada
comete adultério." O adultério é cometido pela pessoa que se divorciou de
maneira não bíblica e que se casa com outra pessoa.
Marcos, ao reportar esse
mesmo incidente, cita o Senhor, em Marcos 10.11, dizendo "E ele lhes disse:
Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela". Porém,
a exceção que faz com que o segundo casamento de uma pessoa divorciada deixe de
constituir adultério é que o divórcio tenha ocorrido devido à fornicação ou ao
adultério.
Também temos que nos
lembrar aqui que Deus não castiga uma pessoa inocente por causa dos pecados do
culpado. Em Ezequiel 18.20, Deus diz: "A alma que pecar, essa morrerá; o filho
não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A
justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele". Todo
homem tem que pagar por seus próprios pecados. Deus não castigará uma esposa
inocente para o resto de sua vida devido aos pecados cometidos por seu marido e
vice-versa.
É
importante notar, aqui, que homens eminentes de Deus entenderam as Escrituras do
mesmo modo que temos explicado. Spurgeon, em seu comentário sobre Mateus 19,
disse: "A fornicação faz de uma pessoa culpada um sujeito ao qual se pode
aplicar perfeitamente um divórcio justo e legal: uma vez que isto gera uma
anulação virtual do laço matrimonial? dois indivíduos, uma vez casados, à vista
de Deus, estão casados para toda a vida, com a exceção de fornicação
comprovada".
QUESTÃO OITO
UMA
PESSOA DIVORCIADA QUE SE CASOU NOVAMENTE ESTÁ "VIVENDO EM
ADULTÉRIO"?
Os
ensinamentos da Igreja Protestante Reformada (IPR) nos dizem que sim. Tenho um
folheto intitulado "O Laço Irrompível do Matrimônio", de Herman Hoeksema.
Hoeksema foi ex-pastor da Primeira Igreja Protestante Reformada de Grand Rapids,
Michigan, durante anos, e a principal líder para o movimento dessa igreja. Nesse
folheto, o Sr. Hoeksema mostra a posição da IPR quando diz: "Um homem que vive
separado da sua primeira esposa, mesmo que divorciado e casado novamente, vive
em adultério contínuo e, para que ele corrigir sua situação, teria que se
divorciar de sua segunda esposa? mesmo depois do adultério, o casamento não está
rompido e nunca pode ser rompido até a morte."
Mas
isto certamente não é o que ensina a Palavra de Deus! Infidelidade ou adultério
separam o que Deus uniu. A infidelidade de qualquer um dos cônjuges termina com
a relação de matrimônio. O homem e a mulher não são mais uma só carne. Um deles
une-se a uma outra pessoa de maneira adúltera.
Uma
mulher que se divorciou e casou novamente não tem dois maridos. Ela foi casada
duas vezes, mas ela não tem dois maridos. O marido do segundo casamento é o seu
marido. O marido do seu primeiro casamento é o seu ex-marido.
Deuteronômio 24.4 chama o
primeiro marido de uma mulher divorciada de !seu primeiro marido?, exatamente
essas palavras. !Seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a
tomá-la??
Um
divórcio bíblico estabelece que o matrimônio anterior já não existe mais, que o
marido anterior já não é marido, e a esposa anterior já não é esposa. Quando
Deus se divorciou de Israel devido ao adultério espiritual dela, disse, a
respeito de Israel, em Oséias 2.2, "Ela não é minha mulher, e eu não sou seu
marido??
QUESTÃO NOVE
POR
QUE OS PASTORES FREQÜENTEMENTE SE RECUSAM A EXECUTAR CERIMÔNIAS DE MATRIMÔNIO
QUANDO UM OU AMBOS O CASAL SÃO DIVORCIADOS?
Duas razões simples: primeiro, porque para fazer isso seria necessário que o
pastor se tornasse juiz para determinar a culpa ou inocência das partes
envolvidos e não é justo que ele carregue esse fardo. E segundo, porque, nos
casos em que está envolvido um divórcio não bíblico, o pastor responsável pela
cerimônia estaria ajudando o casal a cometer o que a palavra de Deus considera
pecado.
QUESTÃO DEZ
O QUE
DEVERIA SER FEITO COM RELAÇÃO AO PECADO DAQUELES QUE SE DIVORCIARAM DE MANEIRA
NÃO BÍBLICA E CASARAM NOVAMENTE?
Algumas pessoas carregam a culpa de tais pecados durante anos e nunca realmente
conseguem ter alívio de maneira completa. Infelizmente, os cristãos, às vezes,
usam os divórcios de seus companheiros cristãos contra eles como se esse pecado
de alguma maneira os tornasse cristãos de segunda classe. O que um indivíduo
deveria fazer a respeito desse pecado?
Primeiro, deveria encarar
este assunto de modo honesto e franco e, acima de tudo, ele deveria encarar isso
levando em conta o que a Bíblia tem a dizer sobre esse assunto. Precisa parar de
evitar o assunto e confrontá-lo abertamente.
Segundo, quando descobre, a
partir da Bíblia, onde pecou, tem que trazer seus pecados à presença de Deus.
Tem que confessar seus pecados e tem que implorar pela purificação e perdão de
Deus. I João 1.9 diz "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para
nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça."
O que
Deus faz com nossos pecados quando os levamos a Ele? Ele os purifica e os
perdoa. Algumas pessoas pensam que o pecado abominável do adultério é muito ruim
para que Deus o perdoe, mas Deus diz, em Mateus 12.31, que todo tipo de pecado
será perdoado aos homens. Deus perdoou a mulher samaritana e que tinha sido
cinco vezes casada e divorciada e que estava vivendo com um homem com quem ela
não estava casada. Quando um pecador traz o seu adultério a Deus, Deus perdoa
esse pecado e o esquece. Em Jeremias 31.34, o Senhor diz: "? porque lhes
perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados". Nem sempre
somos capazes de esquecer nossos pecados, mas Deus pode.
Em
terceiro lugar, uma pessoa tem que viver para o Senhor em total obediência e
proximidade com Ele, começando por hoje, e desse dia em diante. Ele precisa agradecer ao Senhor pela
Sua purificação e perdão. Agora é necessário que se esqueça das coisas que atrás
ficam e avançar para o alvo.
INF. PALAVRA PRUDENTE.
VIA GRITOS DE ALERTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário