domingo, 5 de agosto de 2012

Inscrição no CPF pode ser feito através da internet

A Receita Federal divulgou, esta semana, que agora é possível fazer a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas através da internet.

O processo é gratuito e pode ser feito a qualquer hora, bastando preencher uma série de dados pessoais. Antes, só era possível fazer em uma agência da Receita, dos Correios ou Banco do Brasil, e era preciso pagar uma taxa (R$ 5,70), para efetuar a inscrição.

Após o cadastro, o sistema faz o cruzamento com informações de outras bases de dados governamentais, e não havendo inconsistências, a pessoa recebe o número de cadastro. Caso haja alguma falha, e o número não for liberado, a Receita recomenda que a pessoa se desloque para uma agência para efetuar a inscrição. Outra situação em que a pessoa será obrigada a comparacer a uma agência é caso dela perder o seu número de cadastro, pois não é possível recuperar este dado através do site.

Desde 2010 a Receita não emite mais documentos de CPF (o cartão azul, se você for mais novo, ou aquela folha bem amarelada, se for mais antigo) pois considera desnecessário, já que vários documentos já trazem o número de cadastro entre os dados, caso do Carteira de Identidade e da Carteira Nacional de Habilitação. Para quem precisa imprimir um comprovante do número, pode fazer isto através deste link.

O serviço é gratuito e está disponível 24 horas por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados. De acordo com a Receita, 500 mil pessoas físicas se cadastram no CPF por mês. Deste total, a Receita estima que 200 mil contribuintes recorram à inscrição pela internet.

A inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas pode ser feita através deste link

Fonte: Adrenaline

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...