segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Marinha deve iniciar reconstrução de base antártica em 2013, diz ministro

Celso Amorim disse que navios partem em outubro para remover destroços.
Estação Antártica Comandante Ferraz pegou fogo em fevereiro.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou nesta segunda-feira (17) que o país está tomando as providências para iniciar a reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz em novembro de 2013. No último mês de fevereiro, o prédio principal da base antártica do Brasil foi destruído por um incêndio, e dois militares morreram no acidente.
Amorim disse ainda que a Marinha deve começar a remover os destroços do incêndio a partir de outubro. Para isso, três navios da corporação serão deslocados até o continente, além de uma embarcação contratada para ajudar no serviço.
incêndio na Antártida (Foto: reprodução Globo News)Incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz (Foto: reprodução Globo News)
"Já no mês que vem, com o término do inverno no continente, nossos navios partem para iniciar os trabalhos de desmontagem das partes da base afetadas pelo fogo, com pleno respeito às regras de proteção ambiental", afirmou Amorim, em um encontro de programas antárticos latino-americanos, no Rio de Janeiro, segundo nota do Ministério da Defesa.

Apesar dos sete meses passados desde o acidente, ainda não foi possível limpar o local por uma questão logística. Entre março e outubro, o mar fica congelado e é impossível chegar até a base brasileira.
O ministro disse ainda que pretende realizar um concurso em 2013 para analisar projetos arquitetônicos da reconstrução da base. Também será feita uma concorrência internacional para selecionar a empresa responsável pela obra. Ainda não há estimativas de gastos com o processo.
A base brasileira na Antártica é usada para pesquisas científicas. No próximo verão, serão montados módulos emergenciais para possibilitar os estudos. Navios de pesquisa também devem ajudar os cientistas no processo. A Marinha espera conseguir abrigar 60 pesquisadores no local ao longo do verão.
Info prédio principal Estação Antártica Comandante Ferraz (Foto: arte/G1)
G1/GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...