quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

ARVORE MENTIROSA - FRUTOS OU FOLHAS ?

A figueira que mentiu

A figueira sem fruto

Em Mateus 21, vemos que muitas coisas notáveis aconteceram. Jesus derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombos e, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, onde pernoitou.
“Cedo de manhã, ao voltar para a cidade, teve fome; e, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. Vendo isto os discípulos, admiraram-se e exclamaram: Como secou depressa a figueira! Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte” (uma montanha é um pouco diferente de uma figueira) “disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá; e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.” (versículos 18-22).
 

A intrigante verdade sobre a história da figueira

Era uma pequena figueira à beira do caminho, nada além de folhas.
Você pode culpar uma figueira? Eu não sei; os cientistas estão dizendo uma porção de coisas. Eles dizem que as estrelas possivelmente falam e que pode haver algum tipo de vida nelas. Dizem que os golfinhos falam, se comunicam – cientistas descobriram certas linguagens do mundo submarino. Eles também descobriram que as plantas reagem como se tivessem emoções. Se alguém, conhecido como destruidor de plantas, andar pela sala, uma plantinha se inclina e expressa medo. Isto foi confirmado cientificamente através de gravadores.
Podemos não entender muito disso, mas ao ler Mateus 21:19 você entende ainda menos. Jesus se aproximou da figueira e começou a falar com ela: “Agora, escute aqui, figueira; nunca mais haverá fruto em ti”, e continuou Seu caminho. Ele repreendeu febres e doenças – Jesus falava com elas -; também repreendeu os ventos e o mar. (Lucas 4:39; 9:42; Mateus 8:26, 27). Ele era capaz de pegar alguma coisa estranha como a morte, personificá-la e repreendê-la.
Não havia nada complicado para o Senhor – Ele reduziu as coisas a um ponto onde era possível ser feito algo a respeito delas.
 Ele disse à figueira: - “Ninguém jamais comerá do seu fruto novamente”.  
Ele estava com fome, e o propósito de uma figueira era alimentar seu dono.
 Temos que admitir que a figueira era culpada?
Acho que sim. Não acho que o Senhor a teria julgado se não fosse culpada.
Se o Senhor julgará uma figueira, o que Ele fará com você se não produzir frutos de justiça? Se não fizer a vontade de Deus, se não fizer o que ele espera? (Lucas 3:9).
Você é muito mais inteligente do que uma figueira e tem a responsabilidade diante de Deus de produzir aquilo que Ele diz. Os discípulos se maravilharam e disseram: - “Senhor, como fizestes isto? Como a figueira simplesmente secou e morreu assim?” Ele respondeu: - “Se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas mesmo se disserdes a este monte...”. (Falar a um monte?
Há um mínimo de consciência de que uma montanha possa ouvir a Palavra do Senhor e obedecê-La?), “Ergue-te e lança-te no mar...”.
Que autoridade estranha é esta que uma figueira, uma montanha, um mar, os ventos, um oceano e a própria morte ouvem a voz do Filho de Deus, respondem e fazem toda a Sua vontade?

Um ano esta terminando , e muitas pessoas estão vivendo como a figueira a beira do caminho .
São pessoas que por fora estão uma beleza , mas em seus ramos não há frutos ,  sua vida esta morta ,  sem sentido nenhum para a sua existência , pois fomos chamados para frutificar.
Uma das primeiras palavras dirigidas de Deus para o Homem  em Genesis 1  foi . 

(   E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Gênesis 1:27-28 )
 
Essa autoridade de Jesus exigir o fruto da figueira foi liberada baseada nessa palavra de Deus.
Pois arvores foram criadas por Deus para frutificar , e se estiver fora desse principio deve ser cortada e lançada no fogo.
 


Conhecemos muitas pessoas e ministérios que vivem uma vida sem sentido nenhum , seus ramos  não frutificam , a vida pessoal não frutifica .
São arvores estéreis , e como tais , vivem a ocupar lugar de quem frutifica.
Pela própria lei , esses são cortados e lançados fora.
Quando falamos de galhos não produtivos , falamos de Cristãos que estão vivendo a vida longe de Jesus .
Pois a palavra de Deus nos fala ; "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:5)
 
Entenda que , Uma árvore que não produz fruto é estéril, isto quer dizer que ela não é capaz de gerar outra árvore semelhante a si mesma, neste caso, se ela fosse a única de sua espécie na terra, ao morrer, morreria com ela a sua espécie e toda a sua história se apagaria.
 
Chamados a frutificar.
 
"EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem." (João 15:1-6)
 
 
 

O verdadeiro Cristão, aquele que dá a sua vida por Cristo será sempre capaz de produzir o seu fruto, pois estará firme ligado à videira verdadeira que é Cristo e que nos fornece tudo que precisamos para produzir o bom fruto.

O pseudo-cristão, Joio, lobo em pele de ovelha é exatamente aquele que até mesmo estando dentro da Igreja, na verdade esta desligada da Videira verdadeira que é Cristo e tentam se encher de folhas verdes  para encobrir a ausência do essencial que são os bons frutos, fato que ao serem descobertos logo se percebe que na verdade estavam totalmente sem vida em si mesmos pois não se alimentavam da seiva de Cristo e sim de seu próprio orgulho.

 
 
 
Como frutificar?


1- Romanos 7.4
Agora que somos de Jesus, estão devemos frutificar para Deus.
2- Salmos 92.12-15
Doar o nosso tempo para Deus, estarmos plantados na casa de Deus, firmes na igreja, em qualquer etapa da nossa vida, em todo tempo, da meninice à velhice.
3- Efésios 5.8-11
Frutos sem defeito, bons frutos. É o que Deus quer encontrar em nós.
Condições para frutificar:
1- Mateus 13.8
O fruto cresce quando cai em boa terra.
2- Salmos 1.3
Para brotar e frutificar é preciso ter contato com a água. A água que molha nossa vida terrena que é pó, é Jesus que nos dá vida.
3- João 12.24
Deixar a nossa vida antiga por uma nova vida, a vida com Deus. Morrer para o mundo e viver para Deus dando fruto para Ele.
4- João 15.2,3
Para a planta dar mais fruto é importante podá-la. Através da Palavra de Deus e da confissão (muito imporrtante no culto) somos limpados por Deus.
5- João 15.5
Dependemos de Deus para tudo. Por isso precisamos permanecer n’Ele em todo momento, aonde quer.
Motivos que impedem frutificar:
1- Isaías 5.2
É preciso fazer a nossa parte preparando um local adequado para a semente. Falta de frutos não é culpa de Deus, Ele prepara tudo e espera bons frutos, às vezes a natureza corrompida não permite a frutificação.

2- Mateus 13.22
O mundanismo, o prazer por ‘espinhos’ (frutos do mundo), não deixam frutificar.
3- Lucar 19.20
Se não investirmos, não podemos esperar frutos. É preciso investir, não aguardar a semente. Às vezes estamos muito guardados, embrulhados e semente guardada não frutifica.
-CONCLUSÃO: Gálatas 5.22,23

Uma variedade de frutos. Na vida cristã fazemos muitas coisas, vários tipos de de frutos. Não é sempre a mesma coisa, mas uma nova vida sempre. Antes de alcançarmos alguém precisamos mudar a nós mesmos e transformar nosso temperamento. Ter frutos do Espírito e através dele alcançar outros.

 

VIA GRITOS  DE  ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...