sábado, 16 de fevereiro de 2013

MUSEU DE ISRAEL EXIBE GRANDE EXPOSIÇÃO SOBRE O REI HERODES

 


SARCÓFAGO DE HERODES
Foi inaugurada no Museu de Israel uma exposição sobre a vida e obra do rei Herodes, conhecido por ter sido contemporâneo de Jesus, no Seu nascimento, e ter construído o Segundo Templo de Jerusalém.
Mas até nisto há já uma "guerra" entre judeus e palestinos sobre quem tem o direito de escavar os artefatos. 
Os palestinos reclamam  que os artefatos foram retirados da "terra ocupada" em 1967 e que reivindicam como pertença sua para um estado independente a que chamam "palestina". Como se algum dia essa gente soubesse cuidar de patrimônio arqueológico ou tivesse alguma coisa a ver com a história da Judéia, da qual Herodes foi rei há 2 mil anos...
A mostra agora patente no Museu de Israel exibe bustos e estátuas do período em que os romanos ocuparam a Terra Santa e colocaram Herodes como monarca sobre a Judéia.
A peça principal da exposição é a reconstrução de uma parte do mausoléu de Herodes que os arqueólogos crêem ser o seu sarcófago.
Os historiadores indicam que Herodes reinou na Judéia entre os anos 37 a.C. até à sua morte no ano a a.C., portanto 4 anos antes da data celebrizada para o nascimento de Cristo em Belém da Judéia, levando a uma revisão da data do nascimento do Salvador para 6 ou 7 anos antes de Cristo.
O REI HERODES

HERODIUM
Herodes ficou conhecido pela sua crueldade, mas também pela sua megalomania, ao ter construído grandes palácios, como o de Massada, mas ficou célebre e reconhecido pela grandiosa reconstrução do Templo de Jerusalém.
A exposição denominada "Herodes, o Grande: a jornada final do rei", foi inaugurada no passado dia 12 e estará patente até ao próximo dia 5 de Outubro. Contém cerca de 250 peças arqueológicas recentemente achadas em Herodium, um monte não muito longe de Jerusalém onde se crê que Herodes e sua família foram sepultados.
Foi em 2007 que o conceituado arqueólogo israelita Ehud Netzer, da Universidade Hebraica de Jerusalém, descobriu o túmulo de Herodes em Herodium. Ali existia um palácio-fortaleza, um complexo de lazer com jardins, grandes piscinas, saunas decoradas e um teatro com um camarote real. Nos seus últimos anos de vida, o rei Herodes reconfigurou a arquitetura do complexo de forma a preparar o cenário para o seu enterro, tendo assim construído um magnífico mausoléu voltado na direção de Jerusalém.
Shalom, Israel!

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...