quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PORQUE FICAMOS NERVOSOS E AGIMOS SEM PENSAR ?


Como seres humanos, temos orgulho do fato de sermos criaturas intelectuais, que pensamos e racionamos. Descartes disse que “porque penso, eu existo”. Antes de agir, pensamos e geralmente planejamos o que faremos. Mas antes de pensar existe outro fator forte, uma energia que influi demais na maneira de pensarmos.

São os sentimentos que fazem parte de nosso ser. Existem milhares de sentimentos, mas podem ser resumidos em 5 básicos: ira, tristeza, alegria, medo, culpa.
Tudo que pensamos para chegar à ação passa pela presença dos sentimentos que dão um “colorido” aos pensamentos. Ninguém existe num vácuo, tão objetivo que as circunstancias e acontecimentos atuais não pesem na maneira de reagirmos na hora do agir.

 Todo o mundo sabe que não devemos permitir que coisas externas ditem a nossa conduta, mas o fato é que exercem uma influencia incrível. Alguns conseguem criar uma altitude interior que supera esta força ou dirigem essa energia para algo positivo.

Por que estes sentimentos são universais, isto é, todos nós os sentimos, não é difícil entender intelectualmente suas presença. O que ignoramos, às vezes, é a força que exercem sobre nós. Vejamos:

Ira. Ficamos aborrecidos, irritados com os atos de outras pessoas. Algo acontece que perturba nossos planos. Ficamos zangados até com Deus! Certas pessoas conseguem lidar com essa força. Em vez de criticar e atacar o outro com palavras ásperas, atos de violência etc. redistribuem essa energia. Livram-se do ressentimento que surge na garganta ou no coração, envenenando nossa alma com pensamentos amargos que geram atos negativos. O que não faríamos com paz e tranqüilidade no coração, sob o impulso da raiva podemos cometer uma loucura.

 
– Tristeza. Na vida de cada ser humano, um pouco de chuva fria tem que cair. Estamos na fossa. Tudo é preto. Estamos desanimados, sem entusiasmo para fazer nossos deveres ou obrigações. Entramos numa “cova” e evitamos contato com outros. Nossa alma deprimida fecha-se para a vida. É verdade que ninguém escapa de problemas e dificuldades, mas não é bom permanecer nesta fase. O luto depois da morte de alguém especial é normal, mas nossa vida continua também. Perder um posto ou até nosso emprego é um problema, mas não é o fim de tudo. Uma pessoa equilibrada e sadia sabe conviver com a tristeza na hora certa, e também não deixa sua influência bloquear as outras atividades que continuam.

– Alegria. Quem não quer ficar “numa boa”, estar por cima, tudo azul? A vida tem mais gosto e prazer quando nos sentimos “leves” e animados. Temos coragem de iniciar uma atividade complicada e complexa. Perdoamos mais rapidamente as ofensas e defeitos dos outros. Estendemos com mais facilidade uma mão amiga para ajudar. O sorriso nos lábios reflete a musica que canta no coração. Como o ditado popular diz, tudo que é bom dura pouco. Mas, quantas horas e quanto dinheiro gastamos para conseguir alegria e felicidade.

– Medo. A virtude da coragem tem sido valorizada desde os tempos antigos, pois um bom soldado salva o clã ou a tribo. Mas, o medo pode alertar-nos dos perigos de que nos devemos defender. Ter medo é também prudência, é reconhecer o fato que algo de nocivo está por perto. Assim ficamos apreensivos, nervosos, preocupados, desconfiados e temos tantas outras reações. Não dormimos no ponto.

– Culpa. Existem dois tipos de culpa: saudável e não-saudável. Saudável é a que sentimos quando fizemos algo errado, um pecado ou crime. Sabemos que estamos praticando algo mau, contra a lei moral, contra Deus, contra a lei civil. Culpa não-saudável é uma aberração emocional, quando nos sentimos mal por algo que não foi de nossa conta. É sentimento neurótico de culpa. Não é necessário. É doença mental que pode ser curado com tratamento.

Em resumo, queremos lembrar que nossos atos e atividades são frutos de nossa maneira de pensar.

E nossa maneira de pensar pode ser alterada pelos sentimentos, que ofuscam a objetividade da razão; que nos levam a imaginar atos de agressão e violência quando estamos zangados; a deixar de cumprir nosso dever quando estamos tristes; a nos arriscar quando estamos alegres; a fugir do perigo quando temos medo; a arrepender-nos do mal cometido quando sentimos culpa pelo que fizemos.

Em si, os sentimentos não são nem bons nem maus, mas pesam bastante na maneira de enxergarmos a realidade à nossa frente.
Não sentirmos nada seria anormal.

A questão é reconhecer os sentimentos e emoções que funcionam em nossa vida e, depois agir segundo as normas corretas.

VIA  GRITOS  DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...