domingo, 17 de fevereiro de 2013

RESTAURANDO OS MUROS DE JERUSALÉM

 Texto: Neemia 1.1-6
 

Israel não dá ouvido à voz dos profetas. Deus permite o cativeiro como disciplina. Nabucodonosor, rei da Babilônia, destrói a cidade através do fogo, saqueia o templo, leva o povo cativo para o exilo, estupra as virgens, castra aos jovens, porém os pobres deixa na terra para que a cidade não fique deserta.

Muitas coisas acontecem e chegamos diante de Artaxerxes, que agora reinava sobre a Pérsia. Este rei tinha como seu copeiro um homem chamado Neemias, um judeu. Neemias procura saber notícias sobre seu povo e sua cidade, a cidade de seus pais, de seu Deus. As notícias não são muito animadoras (1.1-3). Neemias se abate e se entristece ao saber destas notícias. Ele ficou tão abatido como nunca havia ficado antes. (2.1-3).
Talvez você esteja querendo a restauração da sua vida, de sua família, do altar de Deus em sua vida. Talvez sua situação seja como a situação de Jerusalém. A situação de Jerusalém era a seguinte:

1.  SEM OS MUROS - Quando os muros foram derrubados, os limites da cidade foram removidos. Quem sabe se você já não se encontra a muito tempo assim: sem limites entre o certo e o errado, entre o espiritual e o carnal, entre o aceitável e o indesejável! Talvez você esteja assim sem limites e sem regras.

2. AS PORTAS DESTRUÍDAS - Quando as portas foram destruídas a insegurança passou a reinar naquela cidade. A idade ficou vulnerável aos ladrões, salteadores, a bestas feras que podiam entrar a noite tornando-se um perigo constante para aqueles moradores. Talvez sua vida está assim: completamente insegura, vulnerável aos ataques malignos, vulnerável ao assédio do pecado e aos apelos da carne. Quem sabe você não esteja encontrando um lugar de refúgio e de descanso. Tudo à sua volta é só ruínas.

3. SÓ DEIXARAM OS POBRES E INVÁLIDOS NA TERRA - Naquela cidade só restou a pobreza e a miséria. Toda a alegria foi arrancada. Aquela cidade se tornou a exteriorização do desprezo, da vergonha. Olhe para dentro de você. Onde estão os sentimentos mais nobres que um dia foram plantados em seu coração pelo Senhor Deus? Procurando em teu coração você irá encontrar apenas sentimentos miseráveis e desprezíveis, a amargura, a tristeza, a arrogância, a inveja, o ódio, a avareza? Sentimentos como estes já dominaram por completo seus pensamentos e suas ações?
Se você está olhando para dentro de si e está se vendo nesta situação eu quero te convidar para analisar como Nemias saiu do problema e quais foram os princípios que ele usou para a restauração de Jerusalém:

1º PRINCÍPIO - v 1.4 - Arrependimento Profundo
Este arrependimento profundo nos é apresentado através do choro, das lamentações, do jejum e oração. Ao olharmos as ruínas em nossas vidas, a nossa alma deve estar triste, inconformada com a situação, os olhos devem estar inchados e encharcados, e todo o corpo aplicado a uma busca da presença de Deus. João Batista cobrava do povo que o procurava os frutos dignos de arrependimento, e todos nós deveríamos trazer em nosso rosto a tristeza por nossa miséria e fraquezas.

2º PRINCÍPIO - vs 1.5-10 - Confissão Honesta
Após o arrependimento profundo precisamos de uma confissão honesta dos nossos pecados. Você deve me perguntar o que eu chamo de confissão honesta e eu respondo: 'Confissão honesta é aquela que aponta para o pecado o enxergando como Deus enxerga, mas que também se baseia na esperança de perdão'.
Confissão honesta é também aquela que declara a culpa a quem quer que tenha sido afetado pelo nosso pecado. Confissão honesta não é de maneira alguma aquela que fala a Deus dos pecados mas que nos deixa em completo silêncio em relação às pessoas que foram feridas por nossos erros. Mas isto não é tomar um fardo mais pesado do que se pode levar. O perdão existe, e em Deus ele é uma realidade; nos homens é uma possibilidade.
Por fim este arrependimento deve mostrar o desejo de reconstruir tudo o que foi destruído, reconstruir trilhando novos caminhos e sem se esquecer do compromisso constante de impedir que a ruína seja mais uma vez realidade em sua vida.

3º PRINCÍPIO - vs 2.7-9 - Submissão Incondicional
Toda a cadeia da vida está submetida a submissão, seja ela voluntária ou não. O segredo de toda a vitória espiritual é sujeitar-se a Deus, pois sua promessa nos diz que só assim o diabo fugirá de nós. Só venceremos as ciladas do diabo quando estivermos apoiados na autoridade de Deus. Esta submissão também inclui não fazer nada que não seja vontade de Deus para nossas vidas. Sambalá e Tobias ficaram irados, mas nada puderam contra Neemias porque Neemias se colocou debaixo da autoridade do rei. Esteja você também sobre a autoridade de Deus e ninguém poderá contra você.

4ª PRINCÍPIO - vs 4.16-23 - Disposição para Pagar o Preço
Se estamos em ruínas, destruídos, prostrados, com a vida totalmente desajustada é necessário disposição para fazer o possível, mesmo que isto seja trabalhoso.
Alguns trabalhavam, outros seguravam as armas, mas haviam aqueles que faziam os dois. Preste atenção: não posso, nem quero que Deus concerte meus erros num passe de mágica. Quero trabalhar, quero ter parte nesta obra. Quero fazer minha parte.

CONCLUSÃO
Se hoje você quiser optar pela reconstrução da sua vida, da sua comunhão com Deus, siga os princípios da Palavra usados por Neemias. Deus será contigo.

GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...