Mais uma surpreendente descoberta feita em Jerusalém pelos arqueólogos comprovam a enorme quantidade de locais utilizados para os banhos rituais judaicos à volta do Segundo Templo.
Segundo uma declaração emitida hoje pela Autoridade para as Antiguidades de Israel, este complexo de banhos rituais (mikveh) foi encontrado e escavado perto de Jerusalém, no novo bairro de Kiryat Menachem, e deveria estar a ser utilizado na época do Segundo Templo de Jerusalém.
As ruínas foram encontradas durante escavações para a construção de uma nova estrada.
Uma pessoa que entrasse no espaço de banhos teria de descer alguns degraus até uma câmara subterrânea escavada na rocha. Ao contrário do que era habitual, a água para os banhos não vinha de um poço nas imediações, mas antes de canais que conduziam a água de três reservatórios escavados no tecto.
Segundo o arqueólogo Benyamin Storchan, o sistema estava de acordo com as leis judaicas respeitantes aos banhos rituais, tais como "recolher a água de forma natural sem contacto humano e assegurar que a água não se afunda no solo, que é a razão pela qual o local do banho era tratado com uma qualidade especial de gesso."
Segundo o arqueólogo, a construção do local de banhos era única: "O sistema exposto nesta altura é um sistema mais sofisticado e complexo."
O sistema de banhos deveria estar associado a uma comunidade local dos dias do Segundo Templo.
Shalom, Israel!
Nenhum comentário:
Postar um comentário