sexta-feira, 5 de julho de 2013

Cristãos egípcios vão às ruas pedir o país deles de volta




Cristãos egípcios vão às ruas pedir o país deles de volta Quem roubou o Egito?
A resposta depende a quem você vai perguntar entre os milhares de egípcios que invadiram as ruas de todo o país nos últimos dfias, seja para forçar o presidente Mohamed Morsi a sair do cargo seja para apoiá-lo.
"Agora estamos vendo que a revolução está sendo ameaçada", disse um membro da Irmandade Muçulmana, entre a principal das muitas fileiras formadas em torno de Morsi.
World Watch Monitor falou com um número de cristãos em meio a uma multidão de manifestantes. O ponto de vista dos cristãos é: a Irmandade Muçulmana sequestrou o que era para ser um novo Egito, pluralista e que deveria emergir em janeiro de 2011 com a derrubada de Hosni Mubarak.
"Estou deprimido porque não esperávamos isso", diz Amgaed Fahmi, que dirige uma empresa de importação no Cairo. "Eu participei várias vezes da revolução. Tive um sonho de mudar e, de repente, a Irmandade roubou a revolução".
Os cristãos que falaram com a World Watch Monitor nesta semana se descrevem como patriotas egípcios cansados do declínio econômico, da corrupção e de um governo dominado por islamitas que abandonaram a intenção original de derrubar um regime autocrático.
"Estou participando hoje para remover o sistema corrupto", diz Shenoda Danil, um motorista de táxi de uma área ao sul do Cairo chamada Cidade 15 de Maio. "A nossa situação tornou-se pior. A Irmandade está pensando apenas nela. Eles não sabem e não fazem nada para o povo. Eles dividiram a nossa sociedade em muçulmanos e cristãos".
"A Irmandade roubou a primeira revolução", diz Danil. "Isso é injusto, é uma injustiça".
Hebatalla Safwat Ghali, uma professora de francês na Universidade do Cairo, passou semanas entre os manifestantes de 2011 na praça Tahrir, epicentro do levante que derrubou Mubarak. No domingo, ela estava de volta na praça, entre as dezenas de milhares de manifestantes antigoverno.
"Estou aqui em el Tahrir porque, em primeiro lugar, sou egípcia, sou parte deste povo", diz ela. "E em segundo lugar, porque, como uma copta, eu apresento o meu amor cristão ao meu país. Preocupo-me com as preocupações do meu povo. Tenho compaixão de todo o povo egípcio. Rejeito todo tipo de injustiça a todas as pessoas, não apenas aos cristãos. Vamos manter a nossa revolução até alcançarmos três valores: justiça social, liberdade e dignidade humana. A situação tornou-se pior, mas vamos continuar até o fim. A Irmandade", diz Ghali, "está tentando raptar nosso país".
Mekheel Aziz Karyakos, um padre em Mar Igreja Copta Gerges no distrito Shobra do Cairo, diz que ele tinha o dever, como um líder cristão, de tomar parte nas manifestações de domingo.
"É muito importante para mim estar aqui, porque eu sou um egípcio e copta, e também porque eu sou um líder e eu tenho uma responsabilidade", diz ele. "O Egito é tão grande para nós, e a Irmandade está tentando roubá-lo. Eles estão roubando o futuro do nosso povo".
Alguns dos cristãos entrevistados dizem que foram às ruas para protestar por outras preocupações cotidianas, como o desmoronamento da economia do Egito, direitos básicos e ordem.
"Este é o meu país, e eu estou preocupado com o meu futuro", diz Shady Abdel Massieh, que trabalha como topógrafo. "Morsi não fez nada. Não há gás, electricidade, segurança ou emprego. A situação é muito ruim. E ele e a Fraternidade ainda dividiram o país".
Manifestantes antigoverno continuaram a embalar Tahrir em espaços públicos em todo Cairo e em outras cidades em todo o Egito na terça-feira. Os partidários de Morsi, por sua vez, reforçaram seus próprios números em vários locais do Cairo, e os oficiais da Fraternidade pediram aos apoiadores em todo o país para se prepararem para preencher as ruas. As tensões continuaram a aumentar à medida que as últimas horas se passavam para o fim do prazo militar dado a Morsi para chegar a um acordo com a oposição.
Dezenas de pessoas foram mortas em confrontos esporádicos antes e depois dos protestos de domingo.
O clima na terça-feira nas ruas em redor el Etehadeya Palace, no bairro de Heliópolis, era mais leve. A multidão foi impulsionada pelo ultimato dos militares a Morsi, amplamente recebido como um endosso dos manifestantes, que entoavam canções patrióticas e traziam bandeiras egípcias pintadas nas bochechas das crianças, enquanto helicópteros militares jogavam pequenas bandeiras de suas aeronaves para as pessoas abaixo.
"Como cristão, eu me senti extremamente marginalizado desde que [Morsi] chegou ao poder", diz Manal Selim. "Ele cometeu uma série de erros fatais que desfiaram a nossa sociedade, a começar por pedir um comitê qualificado para elaborar a Constituição que ignorou totalmente a nossa participação [dos cristãos]. Ele deve sair".
Dois amigos, um deles usando uma cruz e o outro o hijab muçulmano, falaram com otimismo.
"Hoje temos de volta o nosso Egito", um deles disse a World Watch Monitor. "Durante um ano, eles têm tentado colocar-nos à beira de uma guerra civil, mas hoje provamos que isso é impossível. Queremos um país civil, com um novo presidente civil, que pode melhorar as nossas condições de vida e manter a nossa segurança e estabilidade", disse o outro.
Para o artigo original, visite worldwatchmonitor.org.
Fonte: Charisma News

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...