SUICÍDIO - Acabando com o templo de Espírito Santo

Em nossos dias , a correria tem tomado todo nosso tempo , e isso nos leva a viver uma vida sem qualidade , dormimos pouco , não praticamos exercícios , nos alimentamos mal , e muito mal.
Nunca se viu falar  tanto em colesterol , trigliceres  etc .
A câncer tem crescido de modo assustador , vidas tem se sucumbido bem antes mesmo de colherem seus frutos .
A palavra de DEUS nos fala que somos templo e habitação do Espírito Santo.
Se por um acaso , Deus tivesse escolhido um super prédio de luxo para ser sua morada , não estaríamos nós preocupados em fazer todo serviço para que a morada D´le  estivesse sempre em ordem ?
Mas com nossos corpos agimos diferente .

Porque ?

Alimentos de péssima qualidade , vida sedentária , sem nenhuma prática de esportes , preocupações , medos etc.

Fatores que contribuem para uma morte clara , pois o corpo acaba não suportando essa carga sobre ele.
Condenamos o fumo, o álcool, as drogas, pois causam dependência e são prejudiciais a saúde e tidos como pecado.. Ouve-se muito falar “sois templo do Espírito Santo”, para que não pequemos contra o corpo, justificar fazer ou não tatuagens ou usar piercing, entre outras coisas consideradas pecado. Mas pouco ou quase nada se fala sobre cuidar da saúde do ‘templo’ do Espírito Santo. Pouco se ouve sobre glutonaria e vícios alimentares e seus malefícios. O ser humano precisa se alimentar para manter o organismo em funcionamento correto, porém quando comemos mais do que precisamos por quaisquer que seja o motivo entramos na glutonaria que é o ato de comer em demasia, em excesso, ultrapassando o limite da saciedade. Glutão – Pessoa que comete excessos quanto a seus hábitos alimentares. A glutonaria é mais do que comer em demasia. Os dicionários associam a palavra “glutão” à palavra “guloso” que significa “viciado em comida”. E como todo vicio não é bom, o vício em comer também deve ser observado como um problema e também deve ser tratado como um problema físico e espiritual, que não tem relação somente com comida, mas com bebidas e boas iguarias. Por ser algo comum entre todos os homens e mulheres, não vigiamos na hora de comer, nem no que vamos comer se estamos comendo para saciar a nossa fome ou por avidez.. Cristãos de todo o planeta estão acima do peso (inclusive a que vos escreve) por comer MAIS do que DEVE, e com isso estão em PECADO e nem sabem. Estamos ou não DESTRUINDO o ‘templo’ do Espírito Santo? "Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo" Rm 14.17.
PENSEMOS: Se o lugar onde Deus chamou de casa aqui na terra, fosse um prédio, uma construção nos dias de hoje, todos lutaria para tornar esse prédio santo, isolariam a área, reformariam a todo tempo, evitariam todo tipo de corrosão, profanação. Por que não fazemos isso conosco então? Existem coisas que podemos evitar, e devemos! Se não conseguimos cuidar do nosso corpo, como podemos NOS chamar de templo do Espírito Santo se dia após dia estamos destruindo a morada do altíssimo, envenenando o ‘templo’ de todo tipo de fest food, gorduras, frituras etc. sobrecarregando o coração e outros órgãos do ‘templo’. A obesidade aumenta a cada dia e começa bem cedo, pois nós pais alimentamos muito mal nossas crianças.
Ao lermos Gn 1.26 percebemos que Deus criou o homem com sabedoria. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. O corpo deve ser cuidado diz I Co 6.20; Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo. O corpo não pode ser destruído diz I Co 3.17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.O corpo humano, obra prima da criação de Deus, faz parte do propósito divino para nossa vida enquanto estivermos neste mundo.
Este artigo nos leva a enxergar o ‘templo’ de Deus em um ângulo diferente. Já ouvimos diversas pregações e mensagens sobre este assunto, porém o foco é a vida espiritual do homem, os dons espirituais, santificação e consagração. Neste artigo quero ENFATIZAR o ‘templo’ na sua forma natural e humana. Quero deixar um ALERTA sobre nossa saúde e a importância de preservá-la, pois sem saúde TUDO pode ficar para II plano.
VEJAMOS - O que é Saúde? Saúde significa o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano. Ter saúde é viver com boa disposição física e mental.Além da boa disposição do corpo e da mente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) inclui na definição de saúde, o bem-estar social entre os indivíduos.A saúde de um indivíduo pode ser determinada pela própria biologia humana, pelo ambiente físico, social e econômico a que está exposto e pelo seu estilo de vida, isto é, pelos hábitos de alimentação e outros comportamentos que podem ser benéficos ou prejudiciais. Uma boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida. É sabido que uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos e o bem-estar emocional são fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado. 
Saúde é algo valioso, cuja conservação é responsabilidade de cada pessoa. A busca de um modo de vida consciente para preservação de muitas doenças é de nossa inteira responsabilidade. Como anda a sua saúde?
Deus exige que cuidemos da nossa saúde, a bíblia pode contribuir com esse tema, principalmente os chamados livros de sabedoria. Neles encontramos alguns conselhos para a vida, os quais ajudam na adoção de um estilo de vida comedido e sábio.
O livro de provérbios mostra aos seus leitores o quanto uma boa saúde deve ser valorizada. oferecendo um PRINCIPIO particular: a pessoa depende de uma mente alegre, porque essa atua também sobre o bem estar físico do ser humano, por vezes desrespeitamos a palavra de Deus no tocante aos cuidados com a saúde. Na maioria das vezes desejamos agir do nosso modo. Declaramos que Jesus é o Senhor da nossa vida, mas NÃO de nosso corpo, nem da nossa forma de cuidar da saúde. Muitos dos problemas de saúde que sofremos são conseqüências de termos desobedecido a uma lei natural de Deus. Precisamos pedir ajuda divina diária para que nos ajude a viver de modo agradável a Deus no tocante aos cuidados com a saúde.
Os versículos abaixo nos ensinam que temer ao Senhor, ouvir suas palavras e paz de espírito traz saúde ao corpo. PV 3.7b ; 4.20-22; 14.30; 16.24; 17.22.; 23.19-21;29-35 nos orienta a ter uma vida comedida e que o consumo demasiados de BEBIDAS E COMIDAS causam problemas a saúde. Tudo com medida, mas pensamos só na bebida. Os conselhos continuam o principio da alegria de viver é importante, o sábio aconselha a viver cada dia com gratidão( Ec 5.17-19)
A bíblia também nos orienta a uma alimentação saudável em Dn1.3-21- A fidelidade de Daniel a Deus é recompensada.Todas as vezes que ouvimos falar deste texto espiritualizamos tudo, porém vamos agregar ao texto esta dieta bem sucedida, em que a preocupação não era perder peso, porém água e legumes não os deixa somente deslumbrantes, mas também intelectualmente qualificados. (10 vezes mais inteligentes do que os sábios da Babilônia.
Cuide de seu corpo: Alimente-se corretamente, coma moderadamente (comida saudável – frutas, verduras, legumes); exercite-se, durma o suficiente para descansar; evite os excessos (açúcares, sal, gorduras, frituras, alimentos artificiais e/ou industrializados); livre-se de TODAS as toxinas; faça exames médicos periódicos; controle seu nível de estresse. Não podemos ser dominados pela vontade de comer, pelo desejo de encher a barriga pelo prazer de não ter lugar para mais nada. Porque podemos fazer tudo! Mas existem coisas que não devemos fazer, e não podemos ser dominados por essas coisas. I Co 6.12
IMPORTANTE: Simplificar a vida de todas as maneiras possíveis; encontrar paz na simplicidade; encontrar paz ao dedicar tempo à Deus em oração e sua Palavra; NÃO ignore os sinais de aviso do seu corpo. "Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo. Rm 14.20
Meus amados lembrem-se também do cuidado com a mente é de suma importância, lembre-se você tem mente de Cristo. “Nós, porém, temos a mente de Cristo” 1 Coríntios 2:16 "Ter a mente de Cristo significa conhecer sua vontade e seus planos. Significa avaliar e considerar as coisas da mesma maneira que Deus as vê, atribuir-lhes a importância que Deus lhes atribui, amar o que Ele ama e detestar o que ele detesta. Logo, receber o Espírito e segui-lo faz com que os valores do crente se tornem radicalmente diferentes da sabedoria deste mundo." 
Certifique-se que Deus esta no controle de toda sua vida inclusive a sua mente e suas emoções. Tenha uma mente clara, sensata e autodisciplinada. Livre-se do rancor, a ansiedade, do medo, de pensamentos perturbadores. Seja livre em Cristo Jesus. Seja equilibrada em tudo, Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. 2 Timóteo 1:7
Quero registrar que muitas pessoas que são obesas, tem uma causa biológica ou patológica, pois sofrem de doenças que causam obesidade, estas devem procurar tratamento medico.


SE ALIMENTE BEM , FAÇA EXERCÍCIOS , DEIXE DE LADO OS MEDOS E PREOCUPAÇÕES EXAGERADAS .


EQ. GRITOS DE ALERTA   ATOS 2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ILLUMINATIS , QUEM SERIA O LIDER DELES NO BRASIL ?

ENTENDA MAIS SOBRE LO-DEBAR “Lo-Debar, nunca mais” (II Samuel 9: 1-13) nos links

COMO FAZER UM ESBOÇO PARA PREGAÇÃO - Aprendendo a fazer um esboço de pregação.