quinta-feira, 23 de julho de 2015

A luta do ex-paquito Xand no Niger

A luta do ex-paquito Xand no Niger. Alexandre Canhoni, ou missionário Alexandre? Mas para quem ainda não ligou o nome a pessoa, quero dizer que nos últimos meses ele e sua família foram manchetes em várias mídias devido ao atentado sofrido no Niger onde ele tem sua base missionária junto da sua esposa Giovana e outros voluntários. Alexandre, há muitos anos atrás, era paquito da Xuxa, mas largou sua vida de fama e sucesso para se entregar a missão de missionário e trabalhar em prol de aliviar o sofrimento dos menos favorecidos num dos países mas pobres do mundo. O ex-paquito Xand faz parte da “Missão Guerreiros de Deus”, onde luta contra a fome e toda sorte de injustiças e sofrimentos dessas pessoas menos favorecidas que vivem no Niger. Após os ataques aos cristãos, em represália ao episódio Charlie Hebdo na França,Alexandre tenta recuperar todo o prejuízo que a violência aos cristão causou com a destruição total da base missionária, residências e igrejas no Niger. Eles ainda dependem de doações, e todos aqueles que quiserem ajudar são bem vindos.
10610752_720171548075281_1138910384315213873_nAlexandre, como estão as coisas no Niger, depois dos atentados aos cristãos, devido as charges sobre Maomé, publicadas do jornal francês Charlie Hebdo?
Atualmente (julho 2015) as coisas aparentemente estão mais tranquilas, foram meses de pressão psicológica muito forte entre religiosos radicais e estrangeiros. Muitos estrangeiros foram embora, devido a insegurança gerada. Não existe a mesma liberdade que tínhamos antes, mesmo porque muitos que atacaram nossa casa e região são pessoas do nosso próprio bairro.
1380274_164059137135121_195617634_nOs missionários no Niger já tiveram problemas com muçulmanos antes ou esse foi o primeiro?
Nós sempre tivemos ameaças verbais, ou insultos… mas nada deste tipo. No início do projeto várias vezes jogaram pedras em nossa casa, mais isto foi há muito tempo…
Como é viver num país onde a maioria da população é islâmica?
É viver com a certeza de que você não sabe quando eles se tornarão menos tolerantes ainda… enfim é viver o hoje, sem pensar no amanhã, porque o amanhã será milagre.
Quais as maiores dificuldades que encontram no momento?
No momento a maior dificuldade é ainda financeira, para poder, além de reerguer a base, colocar as coisas que precisamos lá dentro, geladeiras, fogões, mesas, etc… as perdas materiais foram incalculáveis,… porém isto não é capaz de parar a corrente de amor que tem sido gerada.
Houve mortes nesses ataques? 
Sim houveram mortes, não com pessoas do nosso projeto, mais houveram mortes entre os que estavam atacando os lugares, e também houveram guardiões e até um pastor ferido.
Como esta sendo o tratamento às vitimas dos ataques? Recebem ajuda ou apoio do governo do Niger e da Embaixada do Brasil?
Os nacionais (africanos) atingidos receberam ajuda financeira do próprio governo. Porém nós como somos estrangeiros não recebemos ajuda financeira nenhum do governo do Níger e nem de nenhum órgão do Brasil. Recebemos ajuda de pessoas, como eu e você, pessoas que se preocupam com o próximo.
Sua história saiu em várias mídias, principalmente no Brasil. Gostaria de saber se o povo tem sido solidário e atendeu o apelo de ajuda com doações?
Graças a Deus, sim, muitas pessoas se sensibilizaram, principalmente nos primeiros 2 meses, e devido a essa ajuda, tem sido possível muita coisa. Por causa dessa ajuda foi possível continuar ajudando as mais de 1.000 crianças que cuidamos e alimentamos no Niger. Porém com o passar do tempo as ajudas diminuíram muito…
1891022_604655116293592_1246623510_nAs igrejas evangélicas se manifestaram em contribuir de alguma maneira?
As grandes denominações não… mas as que realmente se importam com o próximo e nos conhecem tem nos ajudado sim, algumas esporadicamente e outras fielmente, mensalmente. Que o Senhor toque em mais corações de pastores para que possam envolver seus grupos a ajudarem missões, não só ao meu projeto mas a outros também que realmente trabalham sério.
Várias pessoas com quem conversei, manifestaram a vontade em ajudar, mas ficaram receosas porque dizem que doações para esses lugares, costumam ser desviadas e não chegam ao seu destino. Isso acontece?
Olha infelizmente muita gente aproveita este momento para desviar, alguns mobilizam ajuda em nosso nome e nunca nos enviam, isto acontece sim, já houveram pessoas que vieram visitar nosso projeto, ou passaram um pequeno tempo aqui e ficam mobilizando, como se vivessem no Niger ou como se ajudassem realmente a população… isto é absurdo. Para ajudar no nosso projeto temos as contas diretas do próprio Projeto, inclusive a conta direto no Níger se a pessoa quer enviar. Os valores destinados ao Níger são enviados ao Níger, temos um projeto que sustentamos na Índia, da mesma forma o dinheiro destinado a Índia vai direto para lá mensalmente… e se a pessoa for ao Níger vai ver seu recurso sendo aplicado.
Você tem problemas de saúde, gostaria de saber como está no momento?
No momento está tudo mais controlado com relação a minha saúde, faço controle a cada 6 meses. Minha esposa que acaba de passar por uma cirurgia.
Os seus filhos adotivos no Niger, chegaram a temer que devido aos ataques vocês voltassem ao Brasil?
Foi uma das piores situações que vivemos, a possibilidade de ter que deixa-los lá, pois a adoção não é reconhecida no Brasil e eles já são adolescentes. Foi um momento difícil, mas graças a Deus ficamos juntos o tempo todo e deu tudo certo.
Quantos filhos você e a Giovana adotaram?
Temos a responsabilidade de guarda sobre 17 jovens, mas são muitos mais os que cuidamos…
1959979_3934799344997_371583088_nVocês estão casados há quantos anos?
Em fevereiro fará 15 anos! Somos uma instituição que se preocupa com a necessidade básica do ser humano.
Para aqueles que ainda não conhecem o trabalho missionário de vocês, gostaria que explicasse como fazem…
No Niger, trabalhamos com projetos na área de nutrição, creches, projeto de alfabetização e formação em corte e costura para mulheres, esporte, escolas para crianças carentes e necessitadas, escolarização para jovens e adolescentes. O Niger é o país que está com o Índice de Desenvolvimento mais baixo do mundo, segundo a ONU. Defendemos A Paz, A Justiça e a Verdade.
Faz quantos anos que vivem no Niger?
Em 2001 foi a primeira vez que conheci o Níger, desde então eu passava minhas férias lá, alguns anos depois resolvemos alugar uma casa e começar uma família…
Por que escolheram justamente o Niger para viver, afinal ele é conhecido como um dos países mais pobres do mundo? 
Este foi um dos motivos, eu queria conhecer e ajudar o país mais pobre do mundo, como na minha juventude tive muito, queria ver o contraste disto, e quando cheguei lá fui totalmente impactado, e foi impossível não me envolver. Acredito que foi o plano de Deus para mim.
Como é a convivência com os moradores?
Tenho uma boa convivência no Níger, nós somos amigos, não vivemos da porta para dentro, mais para fora. Eles tem acesso a nós e nós a eles, é um risco, mais decidimos viver assim.
Quantos voluntários ajudam na missão Guerreiros de Deus?
Atualmente somos cerca de 90 no total em todo o projeto, destes 90, 6 são brasileiros.
Os morados sabem que já foi artista no Brasil?
Eles não tem noção do que é isto, só meus filhos que sabem, mas também não imaginam a proporção. A cultura é diferente, e o acesso as informações é bem menor que no Brasil.
Você começou na carreira artística muito jovem. O sucesso e a exposição na mídia mexeu com sua cabeça?
Muito, eu era uma pessoa totalmente desequilibrada, materialista e egoísta. Infelizmente esta é a realidade que a fama e o sucesso proporcionam.
10154941_735331776559258_4389146134937941341_nTeve muitos problemas quando paquito. Falar disso é ruim?
Hoje tenho uma vida totalmente diferente, muitas coisas que fiz eram ruins, péssimas, eu não era uma boa pessoa.
Como era a vida de glamour?
Solitária, egocêntrica, distante de Deus e sem me preocupar com o próximo.
Quando decidiu parar com tudo?
Quando desisti de viver para mim mesmo, e Jesus mudou a direção de minha vida.
Valeu a pena trocar o show business por uma missão humanitária?
Não tem dinheiro e posição social que pague! Hoje eu durmo com a certeza de que fiz o melhor que pude, durmo em paz.
Em uma das suas entrevistas, você disse ter recebido vários convites do Brasil para fazer música gospel, mas não aceitou nenhum. Eu sei a resposta mais gostaria que você respondesse, porque achei lindo o que disse…
Não fui chamado para fazer Show gospel, mais sim para fazer discípulos…
Para encerrar, deixe uma mensagem…
Cada dia é único, viva ele com toda a intensidade possível, ame mais, perdoe mais e tenha mais
compaixão, isto é capaz de mudar o mundo a sua volta.
10524310_10155002363985347_1707441009121272452_n
Gostaria que deixasse o link da Missão Guerreiros de Deus para aqueles que sentirem no coração emcontribuir.
Muito obrigado pela oportunidade, nosso site é www.agdniger.com
Peço que estejam orando por nós, que estejam divulgando este projeto, e que o Senhor nos permita
cada fez mais ajudar e amar ao próximo, assim como Ele fez.
Podem nos ajudar com: divulgação, orações, doações de materiais (enviados para a África) e doações
em dinheiro:
As contas-correntes do Brasil:
Bradesco – Ag 0095 – Conta 0126319-6
Itau- Ag 6375 – Conta 01630-7
Africa: ÁFRICA – NIAMEY:
ECOBANK NIGER (Agence Plateau)
NIAMEY (cidade) – NIGER (país)
END BANCO: BP 13804
CODE SWIFT: ECOCNENI XXX
NOME CONTA: ASSOCIATION GUERREIROS DE DEUS
BANQUE: H0095
GUICHET: 01006
N. COMPTE: 0060121605000801
Endereço para envio de materiais, caso queiram: AGD Association Guerreiros de Deus
BP 13.801 – Niamey – Níger – Afrique
Deus abençoe a todos!
Alexandre Canhoni.
Da Redação by Cleo Oshiro

Nenhum comentário:

Pastor é sequestrado e queimado vivo com as mãos amarradas, na África

Martin Beneke, de 45 anos, era pastor sênior e fundador da Life in Christ Network. O corpo de um pastor sul-africano foi encontrado tot...