terça-feira, 18 de agosto de 2015

RankBrasil: chega às livrarias a primeira edição do “Guinness brasileiro”

000711Marcos Motolo, 42 anos, é o brasileiro com maior número de tatuagens com referências à banda inglesa Iron Maiden. São 173 no total. Só que agora ele não quer mais saber de heavy metal e se tornou pastor. Curioso? A conversão do paranaense aconteceu às 4h da manhã do dia 10 de abril de 2005, depois de ter tido uma visão de Jesus Cristo na sala de sua casa. “Havia recebido uma proposta de uma empresa japonesa para vender minha pele após a minha morte”, conta. “Estava tudo certo: eles me pagariam 100 milhões de reais”. Para fechar o contrato oficialmente, continua narrando Motolo, era preciso tatuar mais dois locais: debaixo das unhas e na pálpebra dos olhos. “Tomei uma injeção que me prepararia para as sessões, que seriam muito doloridas”, diz. “Dormi e, ao acordar, tive a visão. Jesus disse que iria mudar a minha vida”. As tattoos, feitas ao longo de 6 anos, em sessões que chegaram a durar 18 horas, colocaram Motolo no RankBrasil em 2013. Ele é um dos destaques do recém-lançado RankBrasil – O livro dos recordes brasileiros, a primeira versão impressa do site de recordes nacionais criado pelo empresário Luciano Cadari.
As 173 tattoos, feitas em 6 anos, inseriram Marcos no RankBrasil
0101“O livro vem consolidar uma história de sucesso”, festeja Cadari. Pelas 256 páginas desse “Guinness brasileiro”desfilam 1300 recordes, divididos em 14 categorias (ciência e tecnologia, coleção, corpo humano, cultura, engenharia, esporte, gastronomia, geografia, natureza, negócios, objetos incríveis, pioneirismo, política e superação humana). Sobram casos inusitados, como o menor casal brasileiro, o guitarrista mais rápido e o único castelo em estilo medieval do país.
Pelas 256 páginas desfilam 1300 recordistas, divididos em 14 categorias
Tudo começou como um hobby. Cadari, paranaense de Altônia, iniciou sua caça aos recordistas em 1997, quando o site RankBrasil ainda não existia. Até então, seus achados eram hospedados no domínio de sua empresa, a Cadari Informática. “Minha intenção era mostrar ao povo brasileiro que nós temos motivos de sobra para nos orgulharmos de nosso país”.  A obstinação e otimismo de Cadari frutificaram e, dois anos mais tarde, em 1999, ele criou o endereço virtual exclusivo dos recordistas e pioneiros.
paula eduarda missA primeira recordista registrada pelo RankBrasil foi Paula Eduarda. Com apenas 3 anos e cinco meses, a menina catarinense conquistou o título de Miss Brasil Mirim 2001 e aparece como a mais jovem miss já eleita. Para entrar no Rank Brasil, o candidato precisa provar seu feito. Isso pode ser feito à distância, com o envio de fotos e vídeos, ou de maneira presencial, com a participação de um dos 8 funcionários da empresa. “Se o material é enviado à distancia acaba sendo muito mais difícil confirmar a veracidade, já que não podemos contar, medir ou pesar”, pontua Cadari. “A grande maioria dos recordes aprovados são os presenciais”. O interessado também fica responsável pelas despesas da equipe que vai se locomover, como estadia e passagem aérea, além de pagar uma quantia à empresa referente ao prêmio dado. O valor varia.
A primeira recordista registrada pelo RankBrasil foi a catarinense Paula Eduarda, a mais jovem miss do país
“Tudo o que chega aqui é muito maluco e curioso”, chama a atenção Cadari. “Mas quando eu penso em coisas bizarras, sempre me lembro de um menino que decorou a sequência do ‘pi’. Fomos até uma sala com uma tonelada de papeis impressos com os números e ficamos 3 horas sentados ouvindo ele falar, de olhos fechados, a sequencia de 16 mil dígitos. Ele não errou um número sequer”, relembra, impressionado.

Blog do curioso

Nenhum comentário: