quinta-feira, 28 de setembro de 2017

"Ah Se..." (Salmo 81)


Quantas vezes muitos de nós têm dito:  "Ah se..." seguido por "o que poderia ter sido!"  O Salmo 81, demonstra este conceito, lidando com "o que poderia ter sido" para Israel "se" eles tivessem feito certas coisas.  A nação nunca percebeu o potencial que Deus tinha para ela em muitas áreas.  Ah se ela tivesse se submetido aos justos estatutos e julgamentos de Deus, como teriam-se conduzido de modo diferente, até mesmo quando Cristo veio ao mundo.

Deus tem sempre desejado que seu povo o louve, como é visto nos versículos de abertura do Salmo.  Deus é "nossa força", e como tal deveríamos "cantar alto" a ele.  Uma base para esta adoração são os benefícios antes concedidos à nação.  No versículo 6, notamos que Deus removeu a carga do Egito, e como isto ficou firmemente gravado nas mentes de Israel.  Sua escravidão tinha sido levantada de seus ombros, quando foram libertados "dos cestos."  No tempo da sua aflição, Deus livrou-os (81:7).  Quando eles clamaram a Deus, ele respondeu no tempo da aflição.  Em seguida, ele provou-os em Meribá.

Então Deus os assegura de que ele na verdade é seu Deus, que os tirou do Egito (81:10).  Eles têm que abrir "bem a tua boca", e a promessa é que "ta encherei".  "Abrir as bocas" indica uma necessidade de bênçãos de Deus; estas pessoas foram os recipientes onde Deus colocaria sua bondade.  Entretanto, eles se recusavam a ouvir seu Deus (81:12), e então, como ele freqüentemente fez, Deus "abandonou-os", deixando que andassem conforme seus próprios caminhos.

Então nos aproximamos do trecho "Ah se . . ." do Salmo, no versículo 13.  Ali Deus clama: "Ah!  Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!" Ou, como poderíamos dizê-lo: "Ah se . . . eles tivessem feito estas coisas!"  O que então viria em seguida?

Primeiro, Deus lhes diz que ele teria subjugado seus inimigos.  Em vez disso, por causa da recusa deles a ouvir a Deus, ele freqüentemente usou aqueles inimigos como instrumentos de destruição entre eles.  Como isto é claramente visto em acontecimentos tais como quando foram arrastados ao cativeiro na Babilônia!  Isto não precisava ter acontecido; ah se eles tivessem voltado suas costas à sua idolatria, revertido sua conduta e retornado a Deus.  A destruição de seus inimigos dependia deles ouvirem a Deus e andarem em seus caminhos.

Os "inimigos" do versículo 14 são então chamados os que "aborrecem ao Senhor" no versículo 15.  Em vez do povo de Deus ser levado em envergonhosa sujeição àqueles inimigos, poderia ter sido totalmente ao contrário; ah se eles tivessem sido fiéis a Deus!  A própria nação que Deus estabeleceu para trazer Cristo ao mundo perdeu seu lugar exaltado entre as nações como uma potência mundial cerca de 600 anos antes de Cristo vir ao mundo.  Ah se . . . eles tivessem sido fiéis a Deus, eles teriam durado "para sempre".  Em vez disso, eles se tornaram "um objeto de espanto e opróbrio" entre os homens.

A seguir vemos as grandes provisões que a nação poderia ter esperado de Deus, ah se sua fé nele tivesse continuado.  Deus poderia tê-los alimentado "com o trigo mais fino", bem como com "mel que escorre da rocha" (81:16).  Eis aqui símbolos das esplêndidas bênçãos que eles poderiam ter esperado de Deus.  Não foi somente "trigo", mas o "trigo mais fino".  No deserto eles tinham recebido água da rocha, mas agora é "mel" da rocha.

A primeira parte deste salmo mostra-nos como o povo deveria ter-se conduzido diante de Deus.  Ah se . . . ele tivesse feito isto, a última parte demonstra o que Deus poderia ter feito por eles.

Podemos fazer uma aplicação disto em nossas vidas, como povo de Deus de hoje?  Este escritor está persuadido de que podemos! Quando chegamos a ficar diante de Deus em julgamento, e é nossa sina ouvi-lo dizer: "Apartai-vos de mim, nunca vos conheci", pode escapar-nos o pensamento que ah se eu tivesse servido fielmente a Deus o que "poderia ter sido"! Os Salmos são independentes do tempo; suas lições são valiosas, pois no final das contas, nós não somos, como povo de Deus, hoje, muito diferentes daqueles que originalmente receberam estes maravilhosos escritos?

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...