LULA INDICA JORGE MESSIAS AO STF E REFORÇA PADRÃO DE ESCOLHAS BASEADO EM LEALDADE . MAIS UM PARA O STF QUE VAI SE TORNANDO O PUXADINHO DO LULA.
Brasília — A indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF) reforça o critério predominante adotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva: a lealdade política. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20), consolidando a escolha de um nome considerado de confiança direta do governo.
Aos 45 anos, Messias chega ao STF com possibilidade de permanecer na Corte até meados da década de 2050, o que amplia a influência das decisões de Lula no futuro da instituição. A escolha repete uma estratégia vista em outras indicações feitas pelo presidente ao longo dos anos.
Em 2009, durante seu segundo mandato, Lula nomeou Dias Toffoli, então com 42 anos e ex-advogado do Partido dos Trabalhadores. À época, a decisão já havia sido marcada pela priorização da relação pessoal em detrimento do “notável saber jurídico” e da “ilibada reputação”, requisitos formais previstos na Constituição.
Em 2023, o padrão se repetiu com a nomeação de Cristiano Zanin, advogado pessoal de Lula, então com 47 anos, que assumiu o cargo também sob críticas referentes à proximidade com o presidente.
A nova indicação reacende o debate sobre o peso das relações pessoais dentro do processo de escolha de ministros do Supremo e sobre a transparência necessária em indicações para cargos de tamanha relevância institucional.
Baixe nosso aplicativo e receba em seu celular as notícias.
Baixe o aplicativo e concorra a um PIX de 100 reais direto na sua conta!
Baixe em seu celular nosso aplicativo de notícias:
Nenhum comentário:
Postar um comentário