1Ts 5.20: "Não desprezeis as profecias". Se os profetas falam em nome de Deus, provavelmente o diabo tentará provocar a falência deste instrumento. O tamanho e a forma do ataque varia com as tendências do grupo opositor.
Entre os cristãos históricos se diz que este dom não é pra hoje, mesmo que a base bíblica apresentada para firmar esta posição não apresente declarações explícitas.
Por motivos óbvios, este argumento não proliferou entre os pentecostais. Por serem a esmagadora maioria do movimento evangélico garantem espaço para milhares de profetas. Neste meio o inimigo procura banalizar o dom introduzindo excessos e transformando este dom em ferramenta de coerção e domínio.
Lúcifer invadiu a "Cidade de Deus" (a Igreja) e disseminou largamente o falso para nos fazer duvidar do verdadeiro. O falso profeta aperfeiçoa técnicas para o cultivo de esperanças vãs, sonhos irreais e desilusões.
Muitos profetas rondam minha vida e ministério prevendo inúmeras proezas de fé. Se o número de acertos alcançar de 5% dos erros, alcançarei uma posição equivalente a "secretário executivo da santíssima trindade". E tem mais, com direito a voto na Sala do Trono.
Confesso que depois de ver tanto chute saindo pela bandeirinha de corner, procuro sair da frente quando se aproxima alguém ameaçando fazer outro arremate.
Infelizmente até horóscopo, tarô, leitura de mão, búzios e a mãe Diná apresentam um percentual de acerto maior.
Será que o deus deles é mais eficiente do que o nosso? Acho que o abominável das desolações se fantasiou de "Arca da Aliança" e está arrumando um trono cativo no santíssimo lugar.
Nada mais eficiente do que passar por profeta, cometer erros grosseiros visando desmoralizar a função. Isto é mais eficiente do que promover debates em torno do tema. Não se preocupe, pois Deus está vendo.
O profeta é um crítico e funciona como o sistema imunológico da sociedade onde está inserido. Tendo liberdade de ação, o profeta facilita a execução de tarefas sociais recomendadas por Paulo nos versículos seguintes:
1."...julgai todas as coisas, retende o que é bom
2."...abstende-vos de toda forma de mal" (1Ts 5.21,22).
É por este motivo que o profeta provoca tantas reações contrárias. Coisa antiga, visto que Jesus foi vítima inocente dos religiosos, do mesmo modo como ocorreu com os profetas do Velho Testamento.
Assim, contra vós mesmos, testificais que sois filhos dos que mataram os profetas. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais (Mt 23.31,32).
Talvez seja por isto que estou sob constante pressão, e haja tantas tentativas de me amordaçar. Me faz bem saber que tipo de ministério eu tenho e me faz mais bem ainda admitir isto publicamente. Não tenho visões do futuro, nem creio que a predição seja a base do ministério profético, mas sim a sensibilidade para perceber a invasão inimiga. Sei que este tipo de ministério incomoda e atrai inimizades, mas só Deus poderá me silenciar.
Ubirajara Crespo
Ubirajara Crespoé pastor, escritor, conferencista, editor e diretor da Editora Naós.
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terça-feira, 30 de novembro de 2010
Cristão condenado por "blasfêmia" é apedrejado na prisão
Em 29 de outubro, muçulmanos presos em uma prisão no noroeste da província de Punjab, no Paquistão, apedrejaram quase até a morte um cristão condenado injustamente de "blasfêmia", segundo o pai da vítima.
Imran Masih, de 19 anos e membro da Igreja Protestante do Paquistão (tradução livre), ainda se recupera no hospital distrital Hazro, onde foi admitido na Unidade de Terapia Intensiva no dia do ataque.
Ele trabalhava em uma barbearia de Hazro, perto de Attock, em julho de 2009, quando o proprietário, Nadeem Haider, o acusou de roubar 5.000 rúpias (60 dólares americanos).
O funcionário da delegacia de polícia local Junaid Mirza disse aos investigadores e a Compass Direct que Haider pagou o inspetor Jamal Khan da delegacia de Madina para torturar Masih. Haider e Khan, então aumentaram a acusação de blasfêmia contra Maomé, o profeta do islã, e a Corte do Tribunal Judicial de Risalat Khawaja (tradução livre) condenou Masih a 10 anos de prisão em 03 de agosto.
Em 29 de outubro Masih estava sentado após as orações de sexta-feira quando um grupo de presos começou a apedrejá-lo com as rochas dos campos da prisão, gritando que ele era um blasfemo e deve ser morto.
Haider disse no mês passado ao pai de Masih, Basharat Masih, que garantiria que o filho não sairia vivo da prisão. O ancião Masih suspeita de Haider e Khan como arranjadores do apedrejamento.
Tradução: Carla Priscilla Silva
Fonte: Compass Direct / Missão Portas Abertas
Imran Masih, de 19 anos e membro da Igreja Protestante do Paquistão (tradução livre), ainda se recupera no hospital distrital Hazro, onde foi admitido na Unidade de Terapia Intensiva no dia do ataque.
Ele trabalhava em uma barbearia de Hazro, perto de Attock, em julho de 2009, quando o proprietário, Nadeem Haider, o acusou de roubar 5.000 rúpias (60 dólares americanos).
O funcionário da delegacia de polícia local Junaid Mirza disse aos investigadores e a Compass Direct que Haider pagou o inspetor Jamal Khan da delegacia de Madina para torturar Masih. Haider e Khan, então aumentaram a acusação de blasfêmia contra Maomé, o profeta do islã, e a Corte do Tribunal Judicial de Risalat Khawaja (tradução livre) condenou Masih a 10 anos de prisão em 03 de agosto.
Em 29 de outubro Masih estava sentado após as orações de sexta-feira quando um grupo de presos começou a apedrejá-lo com as rochas dos campos da prisão, gritando que ele era um blasfemo e deve ser morto.
Haider disse no mês passado ao pai de Masih, Basharat Masih, que garantiria que o filho não sairia vivo da prisão. O ancião Masih suspeita de Haider e Khan como arranjadores do apedrejamento.
Tradução: Carla Priscilla Silva
Fonte: Compass Direct / Missão Portas Abertas
Adriano Imperador admite estar negociando com o Corinthians
Adriano Imperador conversou na manhã de sábado com o EXTRA e se mostrou muito insatisfeito em não estar sendo aproveitado pelo Roma. Ele admitiu, pela primeira vez, estar em negociação com o Corinthians. Em nenhum momento, no entanto, ele falou o nome do clube, mas sim o de Ronaldo. É o Fenômeno que está à frente das negociações. Quando perguntado sobre a ocupação da Vila Cruzeiro ele pediu, educadamente, para não responder. Disse não saber muito da situação porque o computador de sua casa não está funcionando. Leia abaixo a entrevista do Imperador.
Você está em negociação com o Corinthians?
O Ronaldo me ligou me convidando, sim, mas eu disse a ele que meu contrato vai até 2013. Não quero sair do Roma da mesma maneira que aconteceu na Inter de Milão. Se for para eu voltar a jogar no Brasil, isso tem que ser de comum acordo com os dois clubes. Só não fico aqui até 2013 se o clube não me quiser mais.
Quer voltar a jogar no Brasil?
O que eu quero mesmo é voltar a jogar.
Não está jogando aí?
O treinador só me coloca no segundo tempo. Há mui to tempo não participo de uma partida completa. Não sei se estou nos planos dele. Eu estou bem fisicamente, mas não sou nenhum garoto, não posso perder muito tempo porque os anos estão passando.
Você está em negociação com o Corinthians?
O Ronaldo me ligou me convidando, sim, mas eu disse a ele que meu contrato vai até 2013. Não quero sair do Roma da mesma maneira que aconteceu na Inter de Milão. Se for para eu voltar a jogar no Brasil, isso tem que ser de comum acordo com os dois clubes. Só não fico aqui até 2013 se o clube não me quiser mais.
Quer voltar a jogar no Brasil?
O que eu quero mesmo é voltar a jogar.
Não está jogando aí?
O treinador só me coloca no segundo tempo. Há mui to tempo não participo de uma partida completa. Não sei se estou nos planos dele. Eu estou bem fisicamente, mas não sou nenhum garoto, não posso perder muito tempo porque os anos estão passando.
Fonte: G1
Tenda de evento do Pr. Silas Malafaia impressiona moradores
A megaestrutura montada para a 2ª Escola de Líderes da Associação Vitória em Cristo (Eslavec) em Águas de Lindoia (SP) tem sido alvo de curiosidade da vizinhança. A todo instante transeuntes e moradores param em frente ao local do evento para saber o que acontecerá na “grande tenda branca”, que possui 2.400 metros quadrados.
A família de Manoel Francisco sempre morou na cidade. Ele conta, inclusive, que o avô dele, Raul Domingues, foi uma das pessoas responsáveis pela instalação elétrica em Águas de Lindoia. “Mas eu nunca vi uma estrutura tão exuberante como essa. Quando soubemos que o pastor Silas Malafaia realizaria um evento aqui, não imaginávamos o tamanho da estrutura. Por causa disso, a repercussão é grande e a todo o tempo vem alguém perguntar sobre o evento”, revela. “Aliás, tem gente até que diz que a tenda deveria ficar já montada para outras realizações.”
Um dos seguranças contratados para a Escola de Líderes, José Justino Valentim, também ficou impressionado com a grandiosidade da estrutura. “Nunca vi algo assim. Geralmente, os maiores eventos da cidade acontecem durante dois dias e reúnem em média 1.500 pessoas”, conta ele, que mora há 25 anos na cidade. “Deveria haver mais eventos desse porte aqui. Assim chama mais atenção para o turismo, gera mais emprego temporário e movimenta a cidade.”
A Eslavec começa nesta segunda-feira, 29 de novembro e reunirá quatro mil líderes, pastores e jovens vocacionados de todos os estados brasileiros. Serão cinco dias de evento, que visa à capacitação de obreiros e unidade da Igreja Evangélica.
Fonte: Silas Malafaia
Brasil, Bolívia e Peru contra o tráfico
Brasil, Peru e Bolívia vão intensificar ações conjuntas em suas fronteiras para combater o tráfico de armas e drogas, num trabalho que deverá no médio e longo prazo incluir também demais países da América do Sul, afirmou o ministro Luiz Paulo Barreto (Justiça), após reunião, nesta segunda-feira (29), com o ministro de governo da Bolívia, Sacha Llorenty, em Brasília (DF).
“A América do Sul deve buscar em conjunto soluções para esse problema. E a melhor de fazer isso é com cooperação, intercâmbio de informações, é com operações conjuntas”, disse ele.
Na ocasião, o ministro Luiz Paulo Barreto informou que, se houver necessidade, o governo federal editará uma medida provisória (MP) a fim de garantir mais recursos para reforçar as ações de segurança no Rio de Janeiro. O ministro adiantou que as Forças Armadas continuarão dando apoio às ações do governo do estado.
Ações contra o tráfico nas fronteiras
No próximo mês de dezembro serão realizadas reuniões entre equipes brasileiras e bolivianas para a apresentação do Vant, veículo aéreo não-tripulado que o Brasil comprou para fazer a vigilância de suas fronteiras, principalmente na região amazônica, e também discutir um plano conjunto de segurança da fronteira.
Na pauta de cooperação também está o combate à lavagem de dinheiro, em que o Brasil vem obtendo sucesso – a ideia é passar à Bolívia os mecanismos e instrumentos usados para o combate financeiro a organizações criminosas, afirmou Barreto.
O ministro da Justiça brasileiro reafirmou que a fronteira do Brasil com a Bolívia – bem como com os demais países da América do Sul – se caracteriza por ser uma fronteira de integração, onde as pessoas têm o direito de ir e vir, “mas não podemos permitir que essa integração também facilite o trânsito da atividade criminosa transnacional”.
O governo, disse o ministro, poderá editar uma medida provisória para liberar recursos ao Rio de Janeiro, a serem usados no combate à violência. O valor ainda será definido.
Também nesta segunda-feira (29) as operações no Rio de Janeiro foram tema de uma reunião entre a presidenta eleita, Dilma Roussef, e o governador do estado, Sérgio Cabral, na Granja do Torto, em Brasília. A idéia é fortalecer ainda mais a parceria entre os governos federal e estadual.
E o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou, em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, que a operação contra o tráfico no Complexo do Alemão foi um sucesso, mas que é apenas o começo. Lula deu os parabéns ao governador Sérgio Cabral e adiantou que deve visitar o Complexo do Alemão, ocupado no último domingo (28).
“Eu acho que o Sérgio Cabral fez um trabalho excepcional, eu espero que outros governadores comecem a fazer a mesma coisa, porque só tem um jeito de a gente vencer o crime organizado – é combatê-lo. E o governo federal só pode entrar na medida que haja o pedido de um governo, como o Sérgio Cabral, humildemente pediu e nós, humildemente, atendemos”, afirmou o presidente.
Fonte:
Blog do Planalto
Agência Brasil
Blog do Planalto
Agência Brasil
Os traficantes me perguntam se estão pecando, diz padre da Igreja da Penha
Padre Serafim de Souza Fernandes comanda igreja católica no alto da região do Complexo do Alemão.
Há quase 14 anos no posto de reitor do Santuário da Penha, o padre Serafim Fernandes comanda uma igreja cravada não apenas nas rochas do Morro da Penha, mas também no alto da região do Complexo do Alemão. De cima dos 382 degraus que levam os fiéis até a igreja, ele consegue observar diariamente toda a paisagem do Rio de Janeiro, especialmente as comunidades dominadas pelos líderes do Comando Vermelho.
A posição estratégia, no entanto, não agrada apenas os turistas e freqüentadores. Os traficantes das incalculáveis favelas que rodeiam o santuário perceberam há tempos que o local é perfeito para monitorar operações policias. Nesta semana, imagens registradas por redes de televisão e por fotógrafos comprovaram isso, mostraram bandidos fortemente armados fazendo vigília ao lado da igreja.
“Carioquês”, nascido em Portugal e vindo para o Brasil na adolescência, o padre diz que os criminosos sempre entraram na propriedade – e nunca causaram problema. Ao som das badaladas dos sinos da igreja, trilha sonora mesclada com os barulhos de tiros que não param neste sábado (27) na região, Fernandes conversou com o UOL Notícias e assumiu que o movimento no santuário diminuiu com a onda de violência e afirmou que reza todo dia pela “paz”.
UOL Notícias - Os traficantes entram na igreja com freqüência?
Padre Serafim Fernandes - É um fato. Registrado. Porém, eu tenho que falar com toda a verdade. Eles, mesmo entrando aqui, eles nunca nos molestaram. Eles não entravam agredindo ninguém, gerando qualquer violência aqui dentro. Eles acessavam a escadaria mais para atingir os objetivos deles, que é vigiar. Que eles entravam, com violência, ameaçando, quebrando, queimando, matando, nada. Inclusive as pessoas aqui nunca foram assaltadas. Chegavam, faziam sua oração. Sempre um clima tranqüilo. Nunca fomos molestados por ninguém.
UOL Notícias - Os traficantes se confessam com o senhor?
Padre Fernandes - Às vezes um ou outro procura, mais para pedir aconselhamento. Tem uns que eu conheço desde criança. Estou há 14 anos aqui. Conheço alguns pelo nome. Sempre que tinha oportunidade, eu dava conselhos. Bons conselhos. Eles perguntam: “padre, estou em pecado?” Eu dizia, está. Está fazendo coisa errada. Não pode. Não é permitido. É contra os mandamentos e as orientações de Jesus Cristo. Eu, sendo padre, só posso dizer que eles estão errados.
UOL Notícias - Como o senhor reage a essa aproximação?
Padre Fernandes - Eles só vem olhar. Eu estava fazendo minhas orações na quarta-feira quando teve aquele flagrante que a televisão filmou um menino vigiando lá de cima da igreja. Eu estava fazendo minhas orações. Eu estava dentro da igreja. Na quinta-feira, quando chegaram os tanques, eu me limitei a ficar dentro da igreja. Eu e alguns funcionários. Eu rezo por todos. Rezo pelo poder público para que adote medidas acertadas, justas. Eu rezo pelos policias. Os agentes que estão fazendo essas incursões são seres humanos. Muitos são pais, têm esposas. E os traficantes também. Eles têm mãe, pai, esposa. Não são bichos, são seres humanos. Eles sofrem. Temos que ter essa percepção. Não é por fazerem coisas erradas, que a igreja reprova, que eles deixam de serem humanos.
UOL Notícias - O que o senhor sente por eles?
Padre Fernandes - Eu sinto muita pena. Quando eu vejo um jovem se encaminhando para essa vida, eu fico profundamente triste. Quando eu escuto um tiro, meu coração acelera. Um tiro pode significar que uma vida pode estar sendo perdida, inclusive um inocente. Os fiéis são testemunhas que todos os dias eu rezo pela paz. Muitos dizem: “está rezando pela paz e não está acontecendo nada”. Nós vivemos na esperança. A esperança não é a última que morre. Ela nunca morre. Para nós, cristão, a esperança nunca morre.
UOL Notícias - E as famílias dos traficantes procuram o senhor?
Padre Fernandes - As mães de traficantes são pessoas sofridas. Já vi muitas mães derramarem lágrimas pelos filhos envolvidos com o crime. Muitas mães. É um sofrimento muito grande. Pai e mãe sofrem muito. Às vezes, até com a consciência pesada, fazendo aquela clássica pergunta: “onde eu errei?”. Muitos pais se questionam se eles mesmo erraram. Mas eu não posso dizer. Quem sou para julgar?
UOL Notícias - Como senhor está hoje?
Padre Fernandes - Estou bem, pessoalmente, porém preocupado com essa situação, com tudo isso que está acontecendo. Não sabemos para onde estamos caminhando. Se estamos caminhando para uma paz efetiva, uma justiça permanente, ou se estamos vivendo um momento de indefinição. Essas coisas são imprevisíveis, as coisas são iniciadas com objetivo, mas depois, no percurso, corre o risco de haver um desvio de intenções, de objetivos. Minha preocupação é com o futuro, com o desdobramento.
UOL Notícias - O senhor tem medo que a ação policial não resulte em nada?
Padre Fernandes - Pela minha experiência, eu já vi várias incursões. Eu já vi muita gente sofrendo. E depois foi aquele fogo de palha, que não resultou em nada, em termos de benefício para a população. Eu já vi muito sofrimento, já vi muitos jovens tombarem. Já vi muitas mães chorarem seus filhos, filhos chorarem seus pais. E depois terminou aquela fase. Foi uma coisa de momento. E se fez um alarido, e depois voltou tudo ao mesmo. Os jovens continuaram sem perspectiva de futuro, as crianças, adolescentes. Eu penso que ninguém desejaria essa situação de tudo o que está acontecendo, nem o poder público. Ninguém é eleito para perseguir A, B ou C, mas para administrar o Estado.
UOL Notícias - O que o senhor tem feito para ajudar a solucionar o problema?
Padre Fernandes - Eu, da minha parte, tenho procurado fazer tudo o que é possível para colaborar para que as coisas tomem um rumo. Agora estão dizendo que a coisa é definitiva, que as pessoas terão paz. Mas essa paz consiste em que? Abater as pessoas? Serão tomadas quais medidas? É preciso criar projetos sociais, promoção humana, para oferecer também às crianças e adolescentes uma perspectiva de futuro. Essa é nossa interrogação.
UOL Notícias - O movimento na igreja diminuiu?
Padre Fernandes - Seria forçar a barra negar que houve um esvaziamento. O normal era ter gente circulando, rezando, esvaziou bastante. Acredito que as pessoas ainda se sentem inseguras.
Fonte: UOL
Há quase 14 anos no posto de reitor do Santuário da Penha, o padre Serafim Fernandes comanda uma igreja cravada não apenas nas rochas do Morro da Penha, mas também no alto da região do Complexo do Alemão. De cima dos 382 degraus que levam os fiéis até a igreja, ele consegue observar diariamente toda a paisagem do Rio de Janeiro, especialmente as comunidades dominadas pelos líderes do Comando Vermelho.
A posição estratégia, no entanto, não agrada apenas os turistas e freqüentadores. Os traficantes das incalculáveis favelas que rodeiam o santuário perceberam há tempos que o local é perfeito para monitorar operações policias. Nesta semana, imagens registradas por redes de televisão e por fotógrafos comprovaram isso, mostraram bandidos fortemente armados fazendo vigília ao lado da igreja.
“Carioquês”, nascido em Portugal e vindo para o Brasil na adolescência, o padre diz que os criminosos sempre entraram na propriedade – e nunca causaram problema. Ao som das badaladas dos sinos da igreja, trilha sonora mesclada com os barulhos de tiros que não param neste sábado (27) na região, Fernandes conversou com o UOL Notícias e assumiu que o movimento no santuário diminuiu com a onda de violência e afirmou que reza todo dia pela “paz”.
UOL Notícias - Os traficantes entram na igreja com freqüência?
Padre Serafim Fernandes - É um fato. Registrado. Porém, eu tenho que falar com toda a verdade. Eles, mesmo entrando aqui, eles nunca nos molestaram. Eles não entravam agredindo ninguém, gerando qualquer violência aqui dentro. Eles acessavam a escadaria mais para atingir os objetivos deles, que é vigiar. Que eles entravam, com violência, ameaçando, quebrando, queimando, matando, nada. Inclusive as pessoas aqui nunca foram assaltadas. Chegavam, faziam sua oração. Sempre um clima tranqüilo. Nunca fomos molestados por ninguém.
UOL Notícias - Os traficantes se confessam com o senhor?
Padre Fernandes - Às vezes um ou outro procura, mais para pedir aconselhamento. Tem uns que eu conheço desde criança. Estou há 14 anos aqui. Conheço alguns pelo nome. Sempre que tinha oportunidade, eu dava conselhos. Bons conselhos. Eles perguntam: “padre, estou em pecado?” Eu dizia, está. Está fazendo coisa errada. Não pode. Não é permitido. É contra os mandamentos e as orientações de Jesus Cristo. Eu, sendo padre, só posso dizer que eles estão errados.
UOL Notícias - Como o senhor reage a essa aproximação?
Padre Fernandes - Eles só vem olhar. Eu estava fazendo minhas orações na quarta-feira quando teve aquele flagrante que a televisão filmou um menino vigiando lá de cima da igreja. Eu estava fazendo minhas orações. Eu estava dentro da igreja. Na quinta-feira, quando chegaram os tanques, eu me limitei a ficar dentro da igreja. Eu e alguns funcionários. Eu rezo por todos. Rezo pelo poder público para que adote medidas acertadas, justas. Eu rezo pelos policias. Os agentes que estão fazendo essas incursões são seres humanos. Muitos são pais, têm esposas. E os traficantes também. Eles têm mãe, pai, esposa. Não são bichos, são seres humanos. Eles sofrem. Temos que ter essa percepção. Não é por fazerem coisas erradas, que a igreja reprova, que eles deixam de serem humanos.
UOL Notícias - O que o senhor sente por eles?
Padre Fernandes - Eu sinto muita pena. Quando eu vejo um jovem se encaminhando para essa vida, eu fico profundamente triste. Quando eu escuto um tiro, meu coração acelera. Um tiro pode significar que uma vida pode estar sendo perdida, inclusive um inocente. Os fiéis são testemunhas que todos os dias eu rezo pela paz. Muitos dizem: “está rezando pela paz e não está acontecendo nada”. Nós vivemos na esperança. A esperança não é a última que morre. Ela nunca morre. Para nós, cristão, a esperança nunca morre.
UOL Notícias - E as famílias dos traficantes procuram o senhor?
Padre Fernandes - As mães de traficantes são pessoas sofridas. Já vi muitas mães derramarem lágrimas pelos filhos envolvidos com o crime. Muitas mães. É um sofrimento muito grande. Pai e mãe sofrem muito. Às vezes, até com a consciência pesada, fazendo aquela clássica pergunta: “onde eu errei?”. Muitos pais se questionam se eles mesmo erraram. Mas eu não posso dizer. Quem sou para julgar?
UOL Notícias - Como senhor está hoje?
Padre Fernandes - Estou bem, pessoalmente, porém preocupado com essa situação, com tudo isso que está acontecendo. Não sabemos para onde estamos caminhando. Se estamos caminhando para uma paz efetiva, uma justiça permanente, ou se estamos vivendo um momento de indefinição. Essas coisas são imprevisíveis, as coisas são iniciadas com objetivo, mas depois, no percurso, corre o risco de haver um desvio de intenções, de objetivos. Minha preocupação é com o futuro, com o desdobramento.
UOL Notícias - O senhor tem medo que a ação policial não resulte em nada?
Padre Fernandes - Pela minha experiência, eu já vi várias incursões. Eu já vi muita gente sofrendo. E depois foi aquele fogo de palha, que não resultou em nada, em termos de benefício para a população. Eu já vi muito sofrimento, já vi muitos jovens tombarem. Já vi muitas mães chorarem seus filhos, filhos chorarem seus pais. E depois terminou aquela fase. Foi uma coisa de momento. E se fez um alarido, e depois voltou tudo ao mesmo. Os jovens continuaram sem perspectiva de futuro, as crianças, adolescentes. Eu penso que ninguém desejaria essa situação de tudo o que está acontecendo, nem o poder público. Ninguém é eleito para perseguir A, B ou C, mas para administrar o Estado.
UOL Notícias - O que o senhor tem feito para ajudar a solucionar o problema?
Padre Fernandes - Eu, da minha parte, tenho procurado fazer tudo o que é possível para colaborar para que as coisas tomem um rumo. Agora estão dizendo que a coisa é definitiva, que as pessoas terão paz. Mas essa paz consiste em que? Abater as pessoas? Serão tomadas quais medidas? É preciso criar projetos sociais, promoção humana, para oferecer também às crianças e adolescentes uma perspectiva de futuro. Essa é nossa interrogação.
UOL Notícias - O movimento na igreja diminuiu?
Padre Fernandes - Seria forçar a barra negar que houve um esvaziamento. O normal era ter gente circulando, rezando, esvaziou bastante. Acredito que as pessoas ainda se sentem inseguras.
Fonte: UOL
Num reduto da Indonésia, população abraça o judaísmo
Área da fronteira norte da Indonésia, conhecida como o lar de grupos cristãos evangélicos tornou-se um cenário de sentimentos pró-judaicos.
Uma nova menorá, de 19 metros de altura, talvez a maior do mundo, ergue-se numa montanha com vista para a cidade da Indonésia, uma cortesia do governo local. Bandeiras de Israel podem ser vistas em pontos de mototáxi, um deles próximo de uma sinagoga construída há seis anos, que foi reformada, ganhando até um telhado com uma grande estrela de Davi, com dinheiro das autoridades locais.
Conhecida há tempos por ser um reduto cristão e mais recentemente como o lar de grupos cristãos evangélicos e carismáticos, esta área próxima da fronteira norte da Indonésia se tornou um cenário improvável para demonstrações públicas cada vez maiores de sentimentos pró-judaicos à medida que algumas pessoas abraçam a religião de seus antepassados, os judeus holandeses. Com a bênção do governo local, eles estão cavando um pequeno espaço na paisagem religiosa às vezes estranhamente mutante da Indonésia, país com a maior população muçulmana do mundo.
A tendência chega no mesmo momento em que grupos extremistas islâmicos se tornam mais ousados em seus ataques a cristãos e outras minorias religiosas em outros lugares da Indonésia. E o governo central, temendo ofender os grupos muçulmanos, faz pouco para evitar os ataques. Em novembro passado, extremistas que protestavam contra a guerra de 2008/2009 em Baza fecharam a sinagoga centenária de Surabaya, a mais importante remanescente da antiga, porém pouco conhecida, comunidade judaica da Indonésia, na segunda maior cidade do país.
Isso fez com que a sinagoga de uma cidade próxima a Manado – fundada por indonésios que ainda lutam para aprender sobre o judaísmo e frequentada por cerca de dez pessoas – se tornasse a única casa de oração judaica do país. Antes de buscar a ajuda às vezes suspeita de comunidades judaicas de fora da Indonésia, eles pesquisaram sobre o judaísmo num cyber café. Eles dizem brincando que procuraram o Rabino Google em busca de respostas. Imprimiram páginas da internet para compilar uma Torá. Buscaram os pontos mais específicos das preces no YouTube.
“Estamos apenas tentando ser bons judeus”, disse Toar Palilingan, 27, que, usando um terno preto e um chapéu de abas largas no estilo ultra-ortodoxo, liderou um jantar de Sabbath na casa de sua família recentemente, com dois convidados.
“Mas se você nos comparar com os judeus de Jerusalém ou do Brooklyn”, acrescentou Palilingan, que agora também é conhecido como Yaakov Baruch, “verá que ainda não chegamos lá”.
A Indonésia e Israel não têm relações diplomáticas, mas mantiveram discretos laços militares e econômicos ao longo das décadas. Nos últimos anos, empresários judeus de Israel e de outros lugares viajaram sem alarde para o país em busca de oportunidades de negócio.
Moshe Kotel, 47, que nasceu em El Salvador e tem cidadania israelense e norte-americana, viaja a Manado todos os anos desde 2003 e tem seu próprio negócio de ovos orgânicos. Kotel, cuja esposa é da região, diz que ficou nervoso na primeira vez que desembarcou no aeroporto na Indonésia.
“Eram 11 da noite, e eu sempre carrego a tefilin comigo”, diz Kotel, referindo-se às pequenas caixas de couro que guardam passagens das escrituras. “Mas desde que vi bandeiras israelenses nos táxis no aeroporto, sempre me senti bem recebido aqui.”
O governo de Minahasa do Norte, um distrito predominantemente cristão, construiu uma menorá gigante no ano passado, avaliada em US$ 150 mil, diz Margarita Rumokoy, chefe do departamento de turismo do distrito.
O legislador local Denny Wowiling disse que propôs a construção da menorá depois de ficar sabendo da que existe em frente ao Knesset de Israel. Ele esperava atrair turistas e empresários da Europa.
“É também para que os judeus vejam que este símbolo sagrado, o símbolo sagrado deles, existe fora de seu país”, diz ele.
Wowiling, cristão pentecostal, enfatizou que os cristão e muçulmanos vivem pacificamente na província, Sulawesi do Norte, mas reconheceu que “há temores de que sejamos alvos de pessoas de fora.”
O aumento dos sentimentos pró-judaicos também parecem ser uma consequência do movimento cristão evangélico e carismático que com a ajuda de missionários norte-americanos e europeus se enraizou na Indonésia na última década. Alguns especialistas veem esse movimento como uma reação contra o papel cada vez maior do Islã ortodoxo na maior parte da Indonésia.
“Em Manado, o cristianismo sempre teve uma forte marca de identidade na crença de que é contrário ao mar de islamismo circundante”, diz Theo Kamsma, acadêmico da Universidade de Haia que estudou o legado judaico de Manado. O cristianismo e o ressurgimento do judaísmo compartilham uma natureza “rebelde”, diz ele.
Dois anos antes que a menorá fosse construída, um empreendedor imobiliário cristão ergueu uma estátua de 30 metros de altura de Jesus Cristo no topo de uma colina; a estátua tem cerca de três quartos do tamanho do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. No centro da cidade, igrejas de uma variedade de denominações agora ficam a poucas centenas de metros de distância umas das outras.
Durante o domínio colonial holandês, as comunidades judaicas se estabeleceram nas principais cidades comerciais onde costumavam atuar no ramo imobiliário, agindo como mediadoras entre os governantes coloniais e a população local, diz Anthony Reid, acadêmico que estuda o Sudeste Asiático na Universidade Nacional Australiana. Como o Islã costumava ser moderado na Indonésia, os sentimentos anti-judaicos nunca foram fortes.
“Os sentimentos anti-judaicos vieram de fato nos anos 80 e 90, tudo por causa do conflito israelense-palestino”, diz Reid.
Em Surabaya, num cemitério judeu hoje tomado pelo mato, os túmulos indicam que até 2007 eram enterradas pessoas ali. A sinagoga, localizada numa rua principal, ficou inativa durante a última década, mas ainda é usada para serviços funerários.
“Nós nunca tivemos nenhum problema até o ano passado”, diz Sunarmi Karti, 46, uma mulher indonésia de Surabaya que ainda vive numa casa dentro do complexo da sinagoga, e cujo padrasto era judeu.
Em Manado, as famílias descendentes de judeus holandeses praticavam sua fé abertamente antes que a Indonésia conquistasse sua independência da Holanda em 1949. Depois disso, elas se converteram para o cristianismo ou para o Islã por segurança.
“Dissemos a nossos filhos para nunca falarem sobre nossas origens judaicas”, diz Leo van Beugen, 70, que foi criado como católico romano. “Então nossos netos nem sabem.”
Van Beugen é tio-avô de Palilingan, que liderou o jantar de Sabbath.
Faz apenas uma década, durante uma conversa tensa sobre a Bíblia e Moisés, que a tia-avó de Palilingan deixou escapar que a família tinha raízes judaicas. Palilingan – professor de direito na Universidade Sam Ratulangi, onde seu pai, um cristão, e sua mãe, muçulmana, também dão aulas no mesmo departamento – descobriu que os parentes do lado de sua mãe descendiam de um imigrante judeu holandês do século 19, Elias van Beugen.
Sua tia-avó sugeriu que ele se encontrasse com os Bollegrafs, que havia sido a família judia mais importante de Manado. Oral Bollegraf, hoje com 50 anos, foi um cristão pentecostal durante toda sua vida, mas sabia que seu avô havia mantido a única sinagoga de Manado na casa da família.
“Nós nunca reconhecemos que éramos judeus”, disse Bollegraf, que recentemente foi a Israel com Palilingan, durante um jantar de Sabbath. “Mas todos na cidade sabiam que éramos uma família judaica.”
Palilingan fez contato com o rabino que estava mais próximo, Mordechai Abergel, um emissário do movimento Chabad Lubavitch, sediado no Brooklyn, em Cingapura. Abergel disse que Palilingan havia feito um “bom trabalho” tentando reconectar-se com suas raízes judaicas, embora ele ainda tivesse que passar por uma conversão completa.
Comprometido com o que ele chama de “pureza” do judaísmo ultra-ortodoxo, Palilingan às vezes usa sua roupa preta e branca típica de fiel em público e até mesmo em Jacarta.
“A maioria dos indonésios nunca encontraram nenhum judeu, então eles acham que sou do Irã ou de outro lugar”, diz Palilingan. “Uma vez, um grupo de manifestantes islâmicos vieram até mim e disseram: 'Sallam aleikum'”, que a paz esteja convosco.
Fonte: The New York Times
Uma nova menorá, de 19 metros de altura, talvez a maior do mundo, ergue-se numa montanha com vista para a cidade da Indonésia, uma cortesia do governo local. Bandeiras de Israel podem ser vistas em pontos de mototáxi, um deles próximo de uma sinagoga construída há seis anos, que foi reformada, ganhando até um telhado com uma grande estrela de Davi, com dinheiro das autoridades locais.
Conhecida há tempos por ser um reduto cristão e mais recentemente como o lar de grupos cristãos evangélicos e carismáticos, esta área próxima da fronteira norte da Indonésia se tornou um cenário improvável para demonstrações públicas cada vez maiores de sentimentos pró-judaicos à medida que algumas pessoas abraçam a religião de seus antepassados, os judeus holandeses. Com a bênção do governo local, eles estão cavando um pequeno espaço na paisagem religiosa às vezes estranhamente mutante da Indonésia, país com a maior população muçulmana do mundo.
A tendência chega no mesmo momento em que grupos extremistas islâmicos se tornam mais ousados em seus ataques a cristãos e outras minorias religiosas em outros lugares da Indonésia. E o governo central, temendo ofender os grupos muçulmanos, faz pouco para evitar os ataques. Em novembro passado, extremistas que protestavam contra a guerra de 2008/2009 em Baza fecharam a sinagoga centenária de Surabaya, a mais importante remanescente da antiga, porém pouco conhecida, comunidade judaica da Indonésia, na segunda maior cidade do país.
Isso fez com que a sinagoga de uma cidade próxima a Manado – fundada por indonésios que ainda lutam para aprender sobre o judaísmo e frequentada por cerca de dez pessoas – se tornasse a única casa de oração judaica do país. Antes de buscar a ajuda às vezes suspeita de comunidades judaicas de fora da Indonésia, eles pesquisaram sobre o judaísmo num cyber café. Eles dizem brincando que procuraram o Rabino Google em busca de respostas. Imprimiram páginas da internet para compilar uma Torá. Buscaram os pontos mais específicos das preces no YouTube.
“Estamos apenas tentando ser bons judeus”, disse Toar Palilingan, 27, que, usando um terno preto e um chapéu de abas largas no estilo ultra-ortodoxo, liderou um jantar de Sabbath na casa de sua família recentemente, com dois convidados.
“Mas se você nos comparar com os judeus de Jerusalém ou do Brooklyn”, acrescentou Palilingan, que agora também é conhecido como Yaakov Baruch, “verá que ainda não chegamos lá”.
A Indonésia e Israel não têm relações diplomáticas, mas mantiveram discretos laços militares e econômicos ao longo das décadas. Nos últimos anos, empresários judeus de Israel e de outros lugares viajaram sem alarde para o país em busca de oportunidades de negócio.
Moshe Kotel, 47, que nasceu em El Salvador e tem cidadania israelense e norte-americana, viaja a Manado todos os anos desde 2003 e tem seu próprio negócio de ovos orgânicos. Kotel, cuja esposa é da região, diz que ficou nervoso na primeira vez que desembarcou no aeroporto na Indonésia.
“Eram 11 da noite, e eu sempre carrego a tefilin comigo”, diz Kotel, referindo-se às pequenas caixas de couro que guardam passagens das escrituras. “Mas desde que vi bandeiras israelenses nos táxis no aeroporto, sempre me senti bem recebido aqui.”
O governo de Minahasa do Norte, um distrito predominantemente cristão, construiu uma menorá gigante no ano passado, avaliada em US$ 150 mil, diz Margarita Rumokoy, chefe do departamento de turismo do distrito.
O legislador local Denny Wowiling disse que propôs a construção da menorá depois de ficar sabendo da que existe em frente ao Knesset de Israel. Ele esperava atrair turistas e empresários da Europa.
“É também para que os judeus vejam que este símbolo sagrado, o símbolo sagrado deles, existe fora de seu país”, diz ele.
Wowiling, cristão pentecostal, enfatizou que os cristão e muçulmanos vivem pacificamente na província, Sulawesi do Norte, mas reconheceu que “há temores de que sejamos alvos de pessoas de fora.”
O aumento dos sentimentos pró-judaicos também parecem ser uma consequência do movimento cristão evangélico e carismático que com a ajuda de missionários norte-americanos e europeus se enraizou na Indonésia na última década. Alguns especialistas veem esse movimento como uma reação contra o papel cada vez maior do Islã ortodoxo na maior parte da Indonésia.
“Em Manado, o cristianismo sempre teve uma forte marca de identidade na crença de que é contrário ao mar de islamismo circundante”, diz Theo Kamsma, acadêmico da Universidade de Haia que estudou o legado judaico de Manado. O cristianismo e o ressurgimento do judaísmo compartilham uma natureza “rebelde”, diz ele.
Dois anos antes que a menorá fosse construída, um empreendedor imobiliário cristão ergueu uma estátua de 30 metros de altura de Jesus Cristo no topo de uma colina; a estátua tem cerca de três quartos do tamanho do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. No centro da cidade, igrejas de uma variedade de denominações agora ficam a poucas centenas de metros de distância umas das outras.
Durante o domínio colonial holandês, as comunidades judaicas se estabeleceram nas principais cidades comerciais onde costumavam atuar no ramo imobiliário, agindo como mediadoras entre os governantes coloniais e a população local, diz Anthony Reid, acadêmico que estuda o Sudeste Asiático na Universidade Nacional Australiana. Como o Islã costumava ser moderado na Indonésia, os sentimentos anti-judaicos nunca foram fortes.
“Os sentimentos anti-judaicos vieram de fato nos anos 80 e 90, tudo por causa do conflito israelense-palestino”, diz Reid.
Em Surabaya, num cemitério judeu hoje tomado pelo mato, os túmulos indicam que até 2007 eram enterradas pessoas ali. A sinagoga, localizada numa rua principal, ficou inativa durante a última década, mas ainda é usada para serviços funerários.
“Nós nunca tivemos nenhum problema até o ano passado”, diz Sunarmi Karti, 46, uma mulher indonésia de Surabaya que ainda vive numa casa dentro do complexo da sinagoga, e cujo padrasto era judeu.
Em Manado, as famílias descendentes de judeus holandeses praticavam sua fé abertamente antes que a Indonésia conquistasse sua independência da Holanda em 1949. Depois disso, elas se converteram para o cristianismo ou para o Islã por segurança.
“Dissemos a nossos filhos para nunca falarem sobre nossas origens judaicas”, diz Leo van Beugen, 70, que foi criado como católico romano. “Então nossos netos nem sabem.”
Van Beugen é tio-avô de Palilingan, que liderou o jantar de Sabbath.
Faz apenas uma década, durante uma conversa tensa sobre a Bíblia e Moisés, que a tia-avó de Palilingan deixou escapar que a família tinha raízes judaicas. Palilingan – professor de direito na Universidade Sam Ratulangi, onde seu pai, um cristão, e sua mãe, muçulmana, também dão aulas no mesmo departamento – descobriu que os parentes do lado de sua mãe descendiam de um imigrante judeu holandês do século 19, Elias van Beugen.
Sua tia-avó sugeriu que ele se encontrasse com os Bollegrafs, que havia sido a família judia mais importante de Manado. Oral Bollegraf, hoje com 50 anos, foi um cristão pentecostal durante toda sua vida, mas sabia que seu avô havia mantido a única sinagoga de Manado na casa da família.
“Nós nunca reconhecemos que éramos judeus”, disse Bollegraf, que recentemente foi a Israel com Palilingan, durante um jantar de Sabbath. “Mas todos na cidade sabiam que éramos uma família judaica.”
Palilingan fez contato com o rabino que estava mais próximo, Mordechai Abergel, um emissário do movimento Chabad Lubavitch, sediado no Brooklyn, em Cingapura. Abergel disse que Palilingan havia feito um “bom trabalho” tentando reconectar-se com suas raízes judaicas, embora ele ainda tivesse que passar por uma conversão completa.
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Fonte: The New York Times
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