sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

VENDO DEFEITOS NOS OUTROS


achar_defeitos_eh_facil_difil_eh_fazer_melhorSomos especialistas no sentido de observar e apontar os erros, defeitos e pecados  de nossos semelhantes, mas não aceitamos e ficamos furiosos quando alguém aponta nossas falhas.
Se olharmos ou procurarmos em qualquer pessoa encontraremos erros e defeitos em todos, inclusive em mim em você. Quando falamos em erros e defeitos estamos também incluindo o pecado, que da mesma forma que entrou em Adão e Eva, passou para toda a humanidade, em que sofre não somente o ser humano, mas também toda a criação de Deus entre os seres vivos e a natureza.
Muitas pessoas no anseio, na loucura, no desespero e na vontade de encontrar erro nos outros, não olham para os seus próprios, este sim é o maior erro e pecado que cometemos. Quando examinamos bem no profundo a nossa vida não acharemos tempo para falarmos dos outros. Pessoa que fala, critica ou acusa muito a vida alheia, ainda que esta pessoa seja realmente errada, aquela que critica está totalmente errada e está fazendo o papel de acusador, que é o do Diabo. Quando eu tiver de falar dos erros de alguém devo falar sim para a própria pessoa e com ela sozinha com o fim da ajudá-la, não com o fim de acusar ou acabar de matar. É por isso que muitos tem se afastado ou desviado dos caminhos de Deus, aonde fala por trás, mas não confronta com a pessoa, e quando é confrontada, esta já aponta para outra como querendo sair “pela tangente”, se desculpando do seu. Há pessoas que passam a vida observando e criticando os hábitos alheios, sem perceberem que às vezes os erros apontados nas demais pessoas afloram em si próprias. E mesmo quando não acham defeitos, seja porque houve comportamento diverso, ainda assim procuram alguma dependência negativa que lhes possam dar margens a comentários irônicos.
 Se nossas críticas em relação aos defeitos dos outros se mantivessem somente no âmbito de uma breve observação ao fato em si, seria até aceitável. O problema é que elas se estendem para além do comportamento inadequado da pessoa que errou, procurando outras falhas como a do caráter e tornando a vida social da pessoa pior do que é.
É... meus amigos e irmãos, falar dos outros é muito fácil e até divertido, um bom passa-tempo, mas vamos dar contas para Deus pelos nossos próprios erros e pecados. Jesus chamou a atenção dos escribas e fariseus (religiosos de sua época) dizendo: “Por que vês tu o argueiro (cisco ou pecado não muito grave) no olho de teu irmão, porém não reparas na trave (pau ou pecado grave)  que está no teu próprio?  Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.” (Lc. 6:41-42) e também: “Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério ... Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?... Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra... Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.” (Jo. 8:3-5,7 e 11).  A verdade é que temos muitos atiradores de pedras, mas poucos os que reconhecem seus próprios erros e ajudam as pessoas a sair do buraco (pecados).
Acabo de receber, enquanto estou terminando este editorial uma carta anônima (covarde) postada no correio em 22/11 com acusações a diversos líderes nossos (Já sei quem escreveu). Será que esta pessoa não está sendo igual a estes que queriam que Jesus apedrejasse esta mulher? Garanto que esta pessoa não é de oração, não contribui financeiramente e não empenha no serviço do Reino. A verdade é a velha história: quem não faz, só sabe criticar (apedrejar, condenar, julgar...) quem faz.
A igreja (nós) deverá ser lugar de cura (hospital), de concerto, de cuidado, de restauração, de amor... E não lugar de morte (cemitério). O que eu tenho sido? Hospital ou cemitério? E VOCÊ é qual dos dois? 

Por Ap. Hélio Ribeiro do Lago    

Tolerando o Ateísmo

A igreja existe para “propagar a paixão pela supremacia de Deus em todas as coisas, para alegria das pessoas”. Esta é nossa missão. “Todas as coisas” significa negócio, trabalho, educação, meios de comunicação, esportes, artes, lazer, governo e todos os detalhes de nossa vida. Isto significa que Deus deveria ser reconhecido e crido como supremo por todas as pessoas que Ele criou. A Bíblia, porém, nos ensina que nunca haverá um tempo, antes da volta de Jesus, em que todas as pessoas honrarão a Deus como supremo (2 Ts 1.6-10).
Então, de que maneira expressamos uma paixão pela supremacia de Deus em um mundo pluralista, no qual a maioria das pessoas não reconhece a Deus como parte importante de suas vidas e menos ainda como parte importante do governo, educação, negócios, trabalho, artes, recreação ou entretenimento? Em seguida, apresentamos cinco maneiras:
1. Em todas as ocasiões, mantenha uma convicção de que Deus está sempre presente e dá a todas as coisas o seu significado mais importante. Ele é o Criador, Sustentador e Governador de todas as coisas. Temos de conservar em mente a verdade de que todas as coisas existem para revelar algo das infinitas perfeições de Deus. O pleno significado de tudo, desde cadarços de sapatos a naves espaciais, é a maneira como essas coisas se relacionam com Deus.
2. Em cada circunstância, confie que Deus usará sua sabedoria administrativa, criativa, sustentadora e seu poder para fazer todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que O amam. Isto é fé na graça futura de que Deus será para nós tudo o que promete ser, em Cristo Jesus.
3. Tome decisões que revelam o supremo valor de Deus acima daquilo que o mundo valoriza supremamente. A graça de Deus é melhor do que a vida (Sl 63.3). Portanto, preferimos a morte à perder a doce comunhão com Deus. Isso mostrará a supremacia dEle acima de tudo o que a vida oferece.
4. Fale às pessoas sobre a suprema dignidade de Deus, de maneiras criativas e persuasivas. Conte às pessoas como podem ser reconciliadas com Deus, por meio de Cristo, para que desfrutem da supremacia de Deus, como proteção e ajuda, em vez de temê-la como juízo.
5. Mostre com clareza que Deus mesmo é o fundamento de seu compromisso com uma ordem democrática pluralista — não porque o pluralismo é o ideal de Deus, e sim porque, em um mundo caído, a coerção legal não produzirá o reino de Deus. Os crentes concordam em tolerar crenças não-cristãs (incluindo crenças naturalistas e materialistas), não porque o comprometimento com a supremacia de Deus é irrelevante, e sim porque tal comprometimento tem de ser espontâneo, pois, do contrário, será indigno. Temos um fundamento teocêntrico para tolerarmos o ateísmo. “Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim” (Jo 18.36). O fato de que Deus estabelece seu reino por meio do milagre da fé, e não por força de armas de fogo, significa que os crentes não endossarão, nesta época, governos coercivos — cristãos ou seculares.
Esta é a razão por que resistimos à secularização coerciva implícita em leis que reprimem atividades cristãs em lugares públicos. Não resistimos porque almejamos estabelecer o cristianismo como a lei do país. Isto é intrinsecamente impossível, por causa da natureza espiritual do reino. Pelo contrário, resistimos porque a repressão do livre exercício da religião e da persuasão é tão errado contra os crentes quanto contra os secularistas. Cremos que esta tolerância está arraigada na própria natureza do evangelho de Cristo. Em certo sentido, a tolerância é pragmática: liberdade e democracia parecem ser a melhor ordem política que os homens inventaram. Mas, para os crentes, a tolerância não é puramente pragmática. A natureza relacional e espiritual do reino de Deus é o alicerce de nossa aprovação do pluralismo — até que Cristo venha com direitos e autoridade que não temos.
Disseminemos uma paixão pela supremacia de Deus em todas as coisas, não por coerção, e sim por uma convicção constrangedora. Preservemos a forma de governo em que a fé pode falar livremente, não forçada, nem silenciada pela mira de uma arma.
***
John Piper é o Pastor Presidente da Igreja Batista Bethlehem em Minneapolis, Minnesota desde 1980. Tendo nascido em Greenville, Carolina do Sul e se formado no Seminário Teológico Fuller e na Universidade de Munich. Autor de mais de 30 livros, casado com Noel Piper com quatro filhos e uma filha e muitos netos.

Por John Piper
Extraído do livro: Uma Vida Voltada para Deus

Participe da Conferência do Espírito Santo em Betim(MG)

Lagoinha em Betim, em parceria com o Seminário Teológico Carisma, realizará nos dias 3 a 5/12 sua 1ª Conferência do Espírito Santo.

Muita ministração da Palavra, música, louvor e adoração, wokshop e muito mais. Na ocasião Márcia Medeiros também lançará seu primeiro CD, Amado da Minha Alma.

Mais informaçõesPr. Rodinei Medeiros – (31) 8489-2687
Pr. Samuel Castro – (31) 8793-1578.

Fonte: Lagoinha

Muçulmanos forçam igrejas a aceitarem termos para realizar culto

Na província de Banten, no extremo ocidental da ilha de Java, indonésia, uma igreja que tem estado em conflito com grupos muçulmanos por mais de dois anos, foi obrigada a encerrar as reuniões na casa do pastor na semana passada, em uma tentativa de pôr fim ao assédio e ameaças.
A Igreja Cristã Batista Sepatan (GKB Sepatan) do vilarejo de Pisangan Jaya, em Sepatan, no distrito de Tangerang, admitiu que não haverá mais culto na casa do reverendo Bedali Hulu, mas sim nas instalações de outras duas igrejas.
Em troca, embora os funcionários públicos tenham concordado em ceder uma autorização temporária de culto que retiraria o pretexto de protestos islâmicos contra a igreja, eles se recusam a um prazo estipulado para isso.
Na reunião do dia 07 de outubro com os funcionários e os grupos islâmicos, o pastor Hulu alegou que funcionários do governo local concederão três meses para a concessão da licença temporária de culto. Porém os funcionários insistiram em um tempo mais "flexível" para a emissão da licença.
O pastor disse que se sentiu forçado a aceitar os termos que lhe foram apresentados pelos representantes do Communication Forum for Religious Harmony da cidade de Tangerang.
Sob o acordo, a congregação irá reunir-se temporariamente em edifícios próximos da igreja, há sete quilômetros em Kedaung e Sepatan, e que pertencem à Assembleia de Deus e à Igreja Pentecostal da Indonésia.
Segundo o Hulu estes prédios são ocupados durante o tempo de culto da igreja, e os costumes não permitem que sejam muito tarde. Embora os grupos islâmicos e funcionários do município foram capazes de ditar onde a igreja deve se reunir nos próximos meses, permitiram que a congregação tivesse um culto em uma das casas dos membros da igreja, no domingo (10 de outubro), contanto que não ocorresse na casa do pastor Hulu.
"Se o governo local não for capaz de arranjar um local de culto para nós na próxima semana, então nos reuniremos de casa em casa", disse o pastor.
Tradução: Carla Priscilla Silva

Fonte: Compass Direct

29º Encontro dos Gideões já tem data marcada ,

A vigésima nona edição (29º) do Encontro Internacional de Missões, será realizada nos dias 23 de abril a 03 de maio de 2011. Como em todos os anos a expectativa é receber grande número de caravanas, que em abril deste ano alcançou o número de 407 ônibus de diferentes estados de nossa federação. O evento é considerado o maior congresso de evangélicos dos estados do Sul; e também do Brasil.
Cadastre-se e receba informativos para sua caravana através de nossos emails:
E-mail caravanas
E-mail dos gideões Calebe Ibaldo Moreno/Departamento de Comunicação GMUH
(47) 3404-8714

Vazamento WikiLeaks: embaixador dos EUA destaca corrupção no governo Lula Embaixador americano critica o presidente brasileiro em um telegrama secreto

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é alvo de críticas feitas pelo embaixador americano em Brasília, Clifford Sobel. Um telegrama secreto divulgado pelo site WikiLeaks destaca escândalos de corrupção no PT. Veja o documento na íntegra, em inglês.
"A principal preocupação popular - crime e segurança pública - não melhoraram durante sua administração (...) A Administração Lula tem sido afetada por uma grave crise política", afirmou ele no material enviado ao Departamento de Estado dos EUA.

Apesar das críticas, o embaixador explica que a "popularidade pessoal do presidente não sofreu, mesmo depois que muitos de seus associados mais próximos foram pegos em práticas de corrupção".

O telegrama sugere que teria sido o programa Bolsa Família que teria ajudado reeleição do petista:

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito em 2002 em grande parte diante da promessa de promover uma agenda social ambiciosa, incluindo generosos pagamentos aos pobres. Diante da força da popularidade desses medidas, ele foi reeleito em 2006, ainda que um apoio diminuído da classe média".

Há 10 mil anos




Jericó, na Cisjordânia, tem diversos títulos. É conhecida como “a cidade das tâmaras”, graças à fruta típica, e também como “a cidade mais baixa do planeta”, pois fica em um vale a mais de 250 metros abaixo do nível do mar. Mas a maior credencial de Jericó é a de “cidade mais antiga do mundo”, fundada há 10 mil anos. Com tanto tempo de existência, ela guarda sinais da história desde a época em que o homem morava em cavernas, passando por períodos descritos na Bíblia e pelo Império Romano. “Foi ali que o ser humano deixou de morar em cavernas e começou a viver em cidades”, diz o arqueólogo Hamdam Tahah. “Mais de 10 povos já dominaram Jericó, e ainda há a importância religiosa daqui”, ressalta.

As pistas de como os seres humanos viviam 8 mil anos atrás estão em todas as partes. Escavações revelaram que as primeiras famílias da humanidade já tinham plantas e animais dentro de casa, como carneiros, que forneciam leite e carne. Os primeiros humanos a fundar uma cidade também usavam cevada e trigo, provavelmente para fazer farinha e pão.

Mas por que os homens de 10 mil anos atrás escolheram justamente Jericó, que fica em uma região com temperaturas de até 48º C no verão, para construir a primeira cidade do mundo? “A resposta é simples: por causa da água. Jericó é uma espécie de oásis. A cidade recebe água das chuvas que escorrem das montanhas”, conta o arqueólogo Tanah.

Religião
A cidade também aparece diversas vezes na Bíblia. Uma das passagens mais conhecidas é a da entrada dos hebreus na Terra Prometida, depois que deixaram o Egito, sob a liderança de Josué. Jericó também é o ponto onde, segundo a religião cristã, Jesus curou cegos, subiu ao deserto para meditar e foi tentado pelo diabo. Há um mosteiro encravado no Monte da Tentação para marcar o episódio, e turistas e peregrinos sobem de teleférico até o local. Outra atração religiosa nos arredores de Jericó é o Rio Jordão, onde Jesus foi batizado.

Ao longo da história, Jericó foi palco de invasões e guerras. Por ali passaram ainda outras fi guras históricas, como Herodes e Alexandre, o Grande. A cidade era considerada tão bonita que o líder romano Marco Antônio a ofereceu como presente para Cleópatra, a fim de cortejar a bela rainha egípcia. Outra atração da cidade é o palácio Hisham, construído há 1,2 mil anos e destruído por um terremoto. Os mosaicos que enfeitavam os salões de recepção, as piscinas e as saunas estão conservados e são considerados os maiores do Oriente Médio.

Hoje em dia Jericó é a cidade mais tranquila dos territórios palestinos. É administrada desde 1994 pela Autoridade Palestina, que pretende investir US$ 2 bilhões (R$ 3,4 bilhões) nas festividadesdos 10 mil anos. A instituição deve reformar hotéis, atrações turísticas, ruas e jardins. “Vamos fazer de Jericó a porta de entrada para o turismo na nossa região”, disse a ministra do turismo palestino, Khouloud Daibes.

Por Michel Gawendo, de Jericó
redacao@folhauniversal.com.br
 

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