sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Os Dois Caminhos

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem" Mt 7: 13- 14.

Jesus apresentou aos ouvintes do Sermão do Monte uma necessidade: a de entrar pela porta estreita. Em seguida Ele apresenta o motivo pelo qual é necessário entrar pela porta estreita: “Pois larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição...”.
Diante da necessidade exposta, surgem as perguntas: O que é a porta estreita? Como entrar por esta porta? Por que a necessidade de entrar pela porta estreita é apresentada como a única saída para o homem livrar-se da perdição?
O Sermão do Monte não é um aglomerado de idéias desconexas. Perceba quem através das Bem-aventuranças Jesus conquista a atenção dos seus ouvintes Mt 5: 1- 12. Em seguida apresentou a condição dos seus discípulos Mt 5: 13- 16.
Alerta os seus ouvintes sobre aspectos importantes da sua missão:
a)Jesus não veio destruir e nem descumprir a lei e os profetas (v. 17);
b)Jesus demonstrou aos seus ouvintes que é impossível entrar no reino dos céus seguindo a doutrina dos escribas e fariseus, uma vez que nem mesmo eles haviam alçando a justiça de Deus (v. 20);
c)Jesus apresenta exemplos práticos de como é impossível entrarem no reino dos céus através do cumprimento da lei, quando apresentou aos seus ouvintes o inatingível espírito da lei “Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério...”(Mt 5: 21 à 7: 11);
d)Jesus demonstra que a lei e os profetas resume-se em um só mandamento: ‘amar o próximo como a si mesmo’ (Mt 7: 12).
A parábola das duas portas e dos dois caminhos é a resposta para a impossibilidade do homem salvar-se Mt 7: 13. Jesus demonstra que o reino dos céus continua inacessível aos seguidores da doutrina dos fariseus Mt 5: 20.
Somente após entrar pela porta estreita o homem alcança justiça superior a dos escribas e fariseus.
A mensagem que o Senhor Jesus trouxe através do Sermão do Monte é una, concisa e precisa no que propõe. Na essência o Sermão do Monte é igual ao diálogo de Jesus com Nicodemos, porém, o Sermão do Monte tinha como alvo o povo, e o diálogo com o Mestre em Israel, tinha como alvo o homem erudito.
Ora, tudo o que foi demonstrado no Sermão do Monte, Jesus também revelou a Nicodemos, conforme o apóstolo João deixou registrado no seu Evangelho:
a)Era impossível Nicodemos entrar no reino dos céus, embora representasse o melhor da religião, do conhecimento, do comportamento, e da moral humana;
b)Jesus demonstra que a doutrina que Nicodemos seguia não o conduziria à salvação, antes, era necessário nascer de novo;
c) Da mesma forma que, para um Mestre é necessário nascer de novo, para o povo era necessário entrar pela porta estreita.
Observe que o 'novo nascimento' é equivalente à figura da 'porta estreita'. A equivalência esta na necessidade de se entrar pela porta estreita, e na necessidade do novo nascimento. Não há outro meio de acesso à porta estreita, a não ser através do novo nascimento que se dá pela fé em Cristo Jo 3: 16.
Por que é preciso nascer de novo? Por que é necessário entrar pela porta estreita? Para escapar do caminho espaçoso que conduz à perdição Jo 3: 16; Mt 7: 13.
Quando Jesus disse que era necessário Nicodemos nascer de novo, Ele estava demonstrando que era impossível Nicodemos alcançar a vida eterna seguindo a doutrina dos fariseus.
O maior problema de Nicodemos não era a prática da lei, ou o ser descendente de Abraão, elementos que ele considerava ser o caminho que dá acesso a Deus.
Qual o maior problema de Nicodemos? O maior problema estava em ele trilhar o caminho que conduz a perdição.
Quando Nicodemos entrou pela porta larga? O que ele fez para ter acesso a essa porta? O que é a porta larga?
Sabemos que Jesus é a porta estreita que conduz o homem a salvação, mas o que é a porta larga? A resposta está no versículo seguinte: “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante” I Co 15: 45. 
Ao observar o que Paulo escreveu aos Coríntios, temos que Adão é a porta larga, e Cristo, por ser o último Adão, a porta estreita.
O maior problema de Nicodemos estava na porta que ele entrou quando veio ao mundo.
Ou seja, o nascimento é a porta de entrada para os dois caminhos. É através do nascimento que o homem entra pelas portas que dá acesso ao caminho largo ou caminho estreito.
O homem entra pela porta larga através do nascimento natural por nascer de uma semente corruptível, a semente de Adão. Somente é possível entrar pela porta estreita quando o homem nasce de novo, através da Palavra de Deus, a semente incorruptível. 
Ou seja, tanto a porta larga quanto a porta estreita são 'acessadas' por meio do nascimento. A porta larga é acessada quando os homens vêem ao mundo, quando nascem da semente de Adão (a semente corruptível). Da mesma forma, a porta estreita só é acessada através do novo nascimento, quando o homem nasce da semente de Deus (a semente incorruptível) I Pe 1: 23.
Nicodemos precisava nascer de novo uma vez que ele era nascido segundo Adão. Ele era filho da ira e da desobediência. Por mais que ele procurasse seguir os quesitos da lei, o seu caminho era de perdição, pois a porta que Nicodemos havia entrado era a porta larga, e como 'muitos', ele seguia para a perdição.
Nicodemos foi informado que para entrar pela porta estreita que é Cristo, era necessário nascer novamente. Era preciso crer em Cristo (o enviado de Deus), para que Nicodemos pudesse nascer de novo.
Por meio da fé na mensagem do evangelho o homem nasce da semente incorruptível (que é a palavra de Deus), e tem acesso ao caminho apertado. São 'poucos' os que encontram a porta estreita, se comparado aos que entram pela porta larga.
Verifica-se então que a parábola dos 'dois caminhos' refere-se à necessidade do novo nascimento, e que o cumprimento da lei diz respeito ao amor ao próximo, e não à salvação, como muitos pensavam.
Se a lei fosse para a salvação, não seria preciso Moisés clamar ao povo, logo após a entrega da lei, o seguinte: "Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz" Dt 10: 16.
Observe que o cumprimento da lei real (amor) somente tem valor após a obediência ao mandamento divino, que é crer em Cristo: "Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo..." I Jo 3: 23, ou seja, amar o próximo, somente é válido após o novo nascimento, ou seja '...segundo o mandamento que nos ordenou' (v. 23)"Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis" Tg 2: 8.
Os discursos de Jesus e Paulo em momento algum destoam, visto que 'entrar pela porta estreita' é o mesmo que 'viver em Espírito', ou seja, decorrem do ‘novo nascimento’. Andar no caminho apertado que conduz a vida é o mesmo que 'andar em Espírito', ou seja, andar como filhos da Luz Gl 5: 25 e Ef 5: 8.

    VAMOS AO TESTE. 

1)     Quem é a porta estreita? (Jo 10: 9)
2)        Quem é a porta larga? (I Co 15: 45)
3)        Como entrar pela porta larga? (Jo 1: 13)
4)        Como entrar pela porta estreita? (I Jo 3: 23)
5)     É possível entrar pela porta estreita antes de entra pela porta larga? (I Co 15: 46)
6)     Com base no que o texto ‘Os dois Caminhos’expõe, que é a árvore que o Pai não plantou? (Mt 15: 13)
7)     No Novo testamento é preciso nascer de novo. E o que era preciso no Velho testamento? (Dt 10: 16)
8)     Da mesma forma que no Novo Testamento o Novo Nascimento é através da Fé, a circuncisão do coração é pela _______ e alcança tanto homens quanto ________.
9)     ‘Viver em Espírito’ decorre do _________________, e ‘andar em Espírito’ equivale ao __________________ .
10)                     Basta amar o próximo para ser salvo? (I Jo 3: 23)
11)                     O que é preciso para ser salvo? Qual é a obra que o homem deve fazer? (I Jo 3: 23)

     Claudio Crispim / Gritos de Alerta

Iraque sobe oito posições na lista dos países mais perigosos para cristãos Iraque salta de 17º para o 8º na lista deste ano da World Watch Open Doors, mas a Coréia do Norte continua no topo do ranking

Iraque sobe oito posições na lista dos países mais perigosos para cristãos Iraque subiu nove pontos na lista deste ano da World Watch, que classifica os países com base na perseguição aos cristãos.

Portas Abertas, um ministério que apóia cristãos perseguidos, classificou o Iraque como 8º, que antes estava em 17º no World Watch List 2011.

O país sofreu o seu pior ano da perseguição aos cristãos desde a invasão de 2003 liderada pelos EUA.

A ofensiva de ataques no Iraque começou com o massacre da igreja de Bagdá em 31 de outubro, que matou 58 pessoas. O devastador ataque foi seguido por implacáveis bombardeios e tiroteios contra os cristãos em todo o Iraque, incluindo os incidentes em que os militantes invadiram casas cristãs e mataram pessoas. Uma série de dez bombas explodiram em casas de famílias cristãs em Bagdá em 30 de dezembro, matando duas pessoas e ferindo mais de uma dúzia.

Pelo menos 90 cristãos foram mortos no ano passado no Iraque, enquanto outras centenas ficaram feridos em ataques com bombas e armas, de acordo com a Portas Abertas.

Oito dos dez países mais perigosos para os cristãos são de maioria muçulmana.

"Em 55 anos trabalhando com os cristãos perseguidos, tentamos sempre responder a apenas uma pergunta - o que eles (cristãos perseguidos) precisam? A razão para fazermos o World Watch List é uma resposta a esta pergunta. Queremos tornar o mundo mais consciente acerca do que está acontecendo em seu país", disse Carl Moeller, presidente / CEO da Portas Abertas EUA.
A lista anual, compilada pelo Departamento de Pesquisa da Open Doors International, ajuda os cristãos a direcionar as suas orações. É também uma poderosa ferramenta para ajudar governos e organismos de políticas públicas a entender a perseguição aos cristãos ao redor do mundo.

A lista foi usada pelo Departamento de Estado dos EUA, da Comissão sobre Liberdade Religiosa Internacional, e da União Europeia, segundo Moeller.

O relatório afirma que a perseguição aumentou em sete dos dez países no topo da lista, embora que em alguns casos a classificação dos países não tenha se alterado. O Afeganistão subiu de  6º para o  3º e o Uzbequistão, de 10º para o 9º.
Apesar de não fazer a lista dos dez melhores, a Portas Abertas destaque Paquistão, em seu relatório, observando que ele saltou de 14º para 11º neste ano.

A comunista Coréia do Norte, por sua vez, liderou a lista pelo nono ano consecutivo.  

O World Watch List é baseada em um extenso questionário enviado pela Open Doors a co-trabalhadores, líderes de igrejas e especialistas reconhecidos em 77 sociedades. O questionário analisa todos os aspectos de perseguição, incluindo o grau de restrição legal, as atitudes do Estado, como a igreja está livre de se organizar, assim como incidentes de perseguição, como igrejas queimadas, os motins anti-cristãos e até mesmo o martírio.


Lista dos dez países mais perseguidos:
1. Coréia do Norte
2. Irão
3. Afeganistão
4. Arábia saudita
5. Somália
6. Maldivas
7. Iémen
8. Iraque
9. Uzbequistão
10.Laos


Fonte: Christian Today/Redação CPADNews

Pastores da Igreja Quadrangular morrem em acidente no Pará

Acidente ocorreu na rodovia PA-287, na manhã de ontem
Pastores da Igreja Quadrangular morrem em acidente no Pará Um grave acidente rodoviário ocorrido na manhã de ontem deixou três pessoas mortas e outras três levemente feridas, na rodovia PA-287, a 60 quilômetros de Redenção, entre a Vila Alacilândia e a sede do município de Conceição do Araguaia.

O casal de pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular, Vanderlan Martins Pereira e Marilene Silva Barbosa, que seguia numa moto em direção a Conceição, morreu ao ser atingido de frente por uma caminhonete Hilux, que vinha em sentido contrário.

A motocicleta em que os pastores estavam foi arremessada a uma distância de mais de 70 metros e ficou completamente destruída. O casal morreu no local.

O carro que atingiu as vítimas era dirigido por Amauri Miguel Oliveira, 48 anos, que também morreu. Além de Amauri, estavam no carro a esposa dele, Laudelina de Oliveira Alcântara, 45, e dois filhos do casal, um de 10 e outro de 15 anos. Eles sofreram apenas ferimentos leves. A família é de Brasília (DF) e estava indo para o município de São Félix do Xingu, sul do Pará.

Segundo o soldado bombeiro Maelson, que ajudou a resgatar as vítimas, um buraco no meio da pista teria provocado o trágico acidente. O carro teria tentado desviar do buraco e invadido a pista contrária, batendo de frente com os ocupantes da moto.


Fonte: Diário do Pará / Guia-me

Teólogo Afirma que Formação Teológica é Importante para a Identidade da Igreja

Ex-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Walter Altmann, admitiu que a formação teológica na IECLB merece atenção especial, uma vez que o número de estudantes vem caindo, assim como os recursos financeiros para a manutenção das três casas de formação.
Olhando a trajetória da Faculdade de Teologia da IECLB, criada em 1946, Altmann considera a grande importância do papel da formação para o futuro da Igreja.
“Na formação dos ministros e ministras está em jogo a própria identidade da Igreja,” disse, destacando que grande parte do perfil da Igreja, da sua credibilidade e fidelidade são gestados na formação. Ele também assinala que a valorização da formação teológica como uma herança muito significativa de Igrejas luteranas.
Sem sugerir um tipo de crítica às casas de formação da Igreja, mas abarcando o sistema educacional brasileiro, Altmann reconheceu um “certo declínio” e dificuldade de manutenção do perfil, tanto quantitativo como qualitativo, da formação de um modo geral. Ele sugeriu um maior intercâmbio entre os centros de formação da IECLB.
“Três centros de formação distintos, que não tivessem cooperação entre si, teriam sempre um potencial de divisão em vez de unidade,” afirmou.
No período de sua gestão, de 2003 a 2010, Altmann, na condição de pastor presidente, teve de encarar pelo menos duas fortes crises internas, motivadas por razões teológicas relacionadas aos sacramentos do Batismo e da Santa Ceia.
A IECLB apresenta uma diversidade interna, espiritual e teológica bastante grande, reconhecendo a legitimidade de expressões diversificadas existentes ao longo da história e ainda hoje presentes.
A fronteira confessionalmente aceitável para a IECLB foi transposta pelo movimento carismático, que introduziu a prática do rebatismo.
“Empenhamo-nos intensamente num diálogo tentando convencer os integrantes do movimento carismático de que este extremo não poderia ser aceito numa Igreja de confissão luterana,” relembrou Altmann.
Um grupo menor do que previsto decidiu sair da IECLB. “Mesmo assim, qualquer defecção é algo doloroso para a Igreja,” admitiu.
O embate fortaleceu, porém, a identidade, compromisso e propósito daquelas comunidades que passaram por essa experiência. Muitas pessoas que estavam afastadas decidiram retomar sua participação comunitária, litúrgica e profissão de fé.
“Então, olhando hoje, alguns anos após, creio que podemos concluir que não foi só necessário como por fim foi até benéfico que tenhamos tido esse embate,” avaliou o ex-pastor presidente e professor de Teologia.
Na questão da Santa Ceia, o cerne esteve relacionado à adoção de um novo livro de culto enfatizando o aspecto festivo da Ceia, a comunhão de irmãos e irmãs, e a comunhão com Cristo. Alguns círculos entenderam que esse enfoque deixava de lado a essência da Ceia – o perdão dos pecados. Altmann frisou, porém, que a renovação litúrgica adotada não nega que a Santa Ceia também é expressão de perdão dos pecados, mas que ela enfatiza muito a dimensão da comunhão
Foi preciso, então, firmar a unidade da Igreja e o zelo teológico.
“... obviamente nenhuma das Igrejas luteranas tem algum dogma de infalibilidade de quem detém esse ofício, de modo que sempre é matéria para discernimento teológico e discussão. Mas a orientação concreta é dada pela presidência junto com os vices e os pastores sinodais,” explicou.
A identidade confessional da IECLB está beseada na Confissão de Augsburgo, um dos documentos fundantes da Reforma. Reporta-se ao centro do Evangelho que consiste na proclamação da Palavra, da justificação por graça e fé e nos sacramentos específicos do Batismo e da Santa Ceia.
Mesmo com essa base comum, interpretações diferenciadas não permitiram, ainda, a comunhão de mesa e altar entre a IECLB e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
Embora as duas Igrejas cooperem no campo da literatura com a edição conjunta do devocionário Castelo Forte e escritos de Lutero, e as duas direções mantenham um relacionamento respeitoso, não foi possível, ainda, um planejamento missionário comum, racionalizando esforços no Centro, Norte e Nordeste do país.
O moderador do CMI defendeu processos de diálogo interno e continuado nas Igrejas, que contemplem as diferentes posições, mas que procurem estabelecer pontes e chegar a consensos.
“... não diria a consensos absolutos, mas o que poderia ser caracterizado como uma tendência de compreensão das Igrejas,” buscando, através do diálogo, estabelecer uma plataforma de entendimento.

Por Cristian Post

Polêmica na Carta da Apóstola Neuza Itiola, Retorno de Jesus em 2017 ou 2018

Polêmica com a carta da apóstola brasileira Neuza Itiola, fundadora e presidente do Ministério Ágape Reconciliação, que envia carta aos Cristãos desde Campo Grande, MT, Brasil, mencionando uma previsão já dada sobre a volta de Jesus em 2017 ou 2018.
Neuza, é formada em Teologia pela Faculdade Metodista Livre e doutora em Missiologia pelo Seminário Teológico Fuller. Com atuação na área de Libertação, Cura Interior e Batalha Espiritual, ela enviou uma carta por sua suposta preocupação de que a iniquidade estaria se multiplicando.
“Neste ano que está passando, 2010, uma das diversas coisas que fizemos foi de orarmos e trabalharmos para que princípios do reino fossem estabelecidos, através do novo governo. Mas, aparentemente o que se vê, é a tendência da iniquidade se multiplicar.”
Segundo Neuza, existe uma agenda dada pela Elite Mundial que é adotada pela ONU e que isso estaria acontecendo para adiantar a vinda do Anti-Cristo.
“... nosso governo adotou a agenda da Elite Mundial, chamada Iluminates, agenda essa adotada pela ONU, Organização das Nações Unidas. E, isto está acontecendo para acelerar a vinda de Anti Cristo. Assim, entendemos que tudo contra o que lutamos está dentro do programa deles...”
Falando sobre seu ponto de vista sobre o governo brasileiro, ela demonstra sua preocupação de que o governo estivesse sendo conduzido de uma maneira oposta à “visão e a convicção mais conservadora da grande população brasileira e apresentando um programa diametralmente oposto ao povo evangélico que cresce cada dia, a despeito de todos os problemas que apresentamos.”
Por isso ela conclui, “Diante de tudo isto, o que Deus tem falado é que neste futuro próximo”
No seu desfecho, a apóstola menciona que, “de acordo com alguns estudiosos e profetas e incluindo o rabino Ben Samuel que profetizou, que provavelmente, em 2017 ou 18, o Messias Jesus estaria inaugurando o seu reinado do milênio. Sim, de acordo com os acontecimentos, a figueira que representa Israel floresceu em 1947 e o Senhor disse que, a geração que assistiu o florescimento não passaria, até que todas estas coisas acontecessem.”
Baseando-se nesses dados, Neuza soma os 70 anos aos 1947, ano em que ela menciona ter florescido Israel, chegando ao ano de 2017.
“De 1947 mais 70 anos corresponde a 2017. ( Lc. 21; 29-33) Aparentemente, o Messias está para voltar, logo e logo.”
A carta teve grande repercussão entre os Cristãos por causa mencionar a previsão do retorno de Jesus do qual ela menciona e se baseia. Alguns blogs e sites cristãos da internet discutem o assunto controverso.
“... a bíblia nos alerta que nesses dias surgiriam muitos falsos profetas que enganariam a muitos (Mt 24.11),” disse Anderson Ribeiro em seu blog.
Devido às publicações na mídia e comentários de que o ano mencionado foi profecia da própria apóstola, um leitor esclarece, “Ela não fez nenhuma profecia. Por favor moderadores deste blog não tirem da boca da mulher o que ela não disse, só para chamar atenção de leitores.”
E acrescentou, “também acredito que Jesus vai voltar logo. Mas o dia e a hora ninguem sabe. e a Neuza não afirmou que sabia. Mas podemos ‘prever’ a volta, assim como o tempo que pode estar pra chuva,” disse Ariel no site de notícia Gospel +.


Nota do Gritos.

Somente nosso Deus sabe o dia e a hora , e qualquer pessoa que falar em datas vai ficar envergonhado.

ALARGANDO A TENDA - Por Pastor Samuel Câmara

A cidade de Belém é a nossa Jerusalém, aqui temos que pregar o Evangelho, expandir o trabalho e adorar ao Senhor.

Temos com nossa cidade o compromisso de levá-la a Deus. Precisamos estar em cada esquina, perto de bares, casas noturnas, escolas, feiras, onde houver multidão aí temos que chegar. Nosso desafio é semear mais oitenta e quatro portas de oração, além das mais de quatrocentas existentes.

Tão pouco podemos esquecer do estado do Pará, que é a nossa Judéia, não estamos isentos de alcançá-lo com o
poder da Palavra e com a obra evangelística. Temos visitado os municípios de Benevides, Primavera, Quatipuru, Santa Izabel do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, São Sebastião da Boa Vista, Vigia e Capanema, e Deus tem nos surpreendido com o entusiasmo dos assembleianos desses lugares que a cada dia têm avançado na obra que lhes cabe.

E a igreja em Belém tem dado o apoio que lhes faltava para se sentirem amparados.

A nossa Samaria é o Brasil. Não podemos deixar de testemunhar em tão grande território. Precisamos alargar a
tenda quando nos é dada essa oportunidade e a ordem para testemunhar do evangelho da graça de Deus.

Anime-se. Você também faz parte dessa obra aqui na terra.

Que Deus te abençoe.

Com amor e oração,

Pr.Samuel Camara

Segundo jornal, cachê de Aline Barros em festa de Natal no RN foi R$54 mil

O jornal Diário de Natal, com sede na capital do Rio Grande do Norte, em matéria sobre a festa de aniversário da cidade, que teria superado as expectativas com “mais de 80 mil pessoas” numa parceria entre prefeitura e iniciativa privada na promoção do Auto de Natal num grande estádio, informou: “a cantora gospel considerada fenômeno de popularidade entre evangélicos, Aline Barros, recebeu R$ 54 mil, em noite de verdadeiro culto com a presença ainda do Coral Jovem da Igreja Adventista e uma média de público de 20 mil pessoas”.
Ainda segundo o Diário, “os cachês mais altos foram pagos a Roberta Sá e Fagner. Ambos receberam R$ 80 mil. Segundo Rodrigues Neto, a negociação com Fagner começou em R$ 160 mil e baixou pela metade. "O formato de show aberto ao público, sem bilheteria, sensibiliza alguns artistas", argumentou Rodrigues Neto.”

Leia a íntegra da matéria do jornal Diário de Natal.

Nota do Gritos.
Concordamos plenamente que a  Cantora Aline Barros cobre seu chachê ,  e acho que esta barato, pois as prefeituras pagam a outros artistas valores muito maiores .
Comente.

Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) Prende Indivíduo por Receptação e Adulteração de Sinal Identificador de Veículo

  Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) Prende Indivíduo por Receptação e Adulteração de Sinal Identificador de Veículo . . . Na noite de 2 de d...