segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pastores Presbiterianos Americanos Falam Sobre Um Novo Futuro

Os membros da maior denominação presbiteriana dos EUA estão atualmente ocupados com a conversa sobre uma necessidade desesperada de mudar o envelhecimento e encolhimento do Corpo.

Um grupo deles - 175 para ser exato - acredita que a Igreja Presbiteriana (EUA) está "gravemente doente" e não vai sobreviver sem uma "intervenção radical".

"É tempo de reconhecer que as denominações tradicionais, como a Igreja Presbiteriana serviu nos seus dias, mas agora deve ser radicalmente transformada?" o grupo de pastores, líderes e presbíteros perguntam.

Liderando o grupo estão John Crosby da Christ Presbyterian Church in Edina, Minna, e Jim Singleton de First Presbyterian in Colorado Springs, entre outros.

Em uma carta, datada no início deste mês, o grupo lamenta que a maioria das igrejas Presbiterianas tem visto mais funerais do que batismo de crianças, que as disputas internas sobre questões como a ordenação homossexual acabaram paralisando seu ministério, e que a unidade que parece ainda existir "está contida na cláusula de propriedade e do plano de pensão."

"Nossas divisões giram em torno de entendimentos divergentes das Escrituras, a autoridade, a cristologia, a extensão do universalismo da salvação no meio do rastejamento, e um conjunto mais amplo de questões morais," anotaram. "Fora das reuniões do presbitério, existimos principalmente em mundos separados, com lados opostos lendo livros e revistas diferentes, assistindo a conferências diferente, e apoiando causas diferentes. Não há mais entendimento comum do que se entende por ser "Reformada".

Chamaram seus irmão presbiterianos a vislumbrar um novo futuro em conjunto, que envolva congregações que "partilhem a nossa herança presbiteriana, reformada, evangélica".

"Precisamos de algo novo", sublinharam.

Esse "algo novo", inclui uma estrutura minimalista ", substituindo a burocracia e mais regras com as redes relacionais de propósito comum" e um núcleo teológica claro.

Eles propuseram formar uma nova rede, atualmente denominada Sociedade, que reunirá presbiterianos com pensamento igual e os irá capacitá-los para "construir um futuro diferente do nosso presente quebrado."

E enquanto eles planejam continuar as conversas dentro da Igreja Presbiteriana, o grupo está também considerando formar um novo Corpo Reformado, uma entidade que estaria fora do Igreja Presbiteriana.

Eles reconheceram que uma tal entidade deixaria menos membros na denominação para "lutar contra os desafios da PC atual."

Mas, observaram, "para muitos esse resultado simplesmente reconhece que o combate não é o caminho que nós escolhemos para prosseguir. Nosso objetivo não é a sua sobrevivência institucional, mas a fidelidade eficaz como participantes plenos da Igreja em todo o mundo. Nós esperamos descobrir como deve ser um corpo "Reformado" e formatar um novo modelo nos próximos anos."

Protestantes de outras duas principais denominações já pavimentaram a estrada para estabelecer órgãos distintos, pois os conservadores estão fartos com a direção liberal de suas igrejas.

Em agosto passado, mais de 1.100 luteranos inauguraram a Igreja Luterana na América do Norte depois de uma quebra com a Igreja Evangélica Luterana na América. No ano anterior, paróquias representando 100.000 anglicanos, estabeleceram seu próprio corpo da igreja chamado de Igreja Anglicana na América do Norte, depois de romper os laços com a Igreja Episcopal.

A associação de novos memberos nas principais denominações dos EUA têm estado em declínio durante décadas. A Igreja Presbiteriana sofreu uma perda de 2,61 por cento na adesão em 2009 e atualmente possui pouco mais de 2.7 milhões de membros. Para se entender o que está acontecendo, o grupo de pastores escreveu em sua recente carta que a Igreja Presbiteriana é agora metade do tamanho que era há uma geração.

Os principais líderes da Igreja Presbiteriana reconheceram a inquietação e as muitas propostas sendo feitas para ajudar a garantir que há um futuro. Eles ainda agradeceram àqueles que estão enfrentando os desafios e executando as ideias e encorajou outros a participarem das conversas.

Cynthia Bolbach, moderadora do 219a Assembléia Geral, Gradye Parsons, secretária da Assembléia Geral, e Linda Valentine, diretora-executiva da Assembléia Geral da Missão do Conselho, declararam recentemente: "Nós temos feito parte de muitas conversas sobre o futuro da Igreja", convencidas de que é o Espírito de Cristo acendendo conversas por toda parte.

"Pois nós acreditamos que é nos tempos de quebra que a obra de Jesus Cristo sempre é mais milagrosa. As parábolas do nosso Salvador estão cheias de imagens que carregam a esperança da graça que vem de um povo vivendo na humildade, esperança, fé. Vivemos na fé, certos de que esta é a Igreja de Cristo, e por isso, envolvemo-nos na re-formação desta igreja na da igreja estamos sendo chamados a ser. "

Enquanto isso, o grupo de pastores que lançou este mês uma carta, pediu aos irmãos para não se ofenderem com a sua expressão e as avaliações sombrias que fizeram sobre o estado atual da igreja.

"Por favor saibam que estamos compartilhando de nossa própria experiência genuína", disseram Singleton e Crosby.

Eles têm um encontro agendada em agosto em Minneapolis para explorar o novo movimento que eles propuseram.

==

Por Lilian Kwon

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...