sexta-feira, 20 de maio de 2011

Campinas: 13 do 1º escalão são presos; vice-prefeito não é achado

Cerca de 120 policiais da Corregedoria Geral da Polícia Civil e da 
Rota cercaram a prefeitura de Campinas na ação. Foto: Daniel Nicolini/vc
 repórterCerca de 120 policiais da Corregedoria Geral da Polícia Civil e da Rota cercaram a prefeitura de Campinas na ação
Foto: Daniel Nicolini/vc repórter


Rose Mary de Souza
Direto de Campinas
Uma ação conjunta da Polícia Civil e do Ministério Público cumpriu, na manhã desta sexta-feira, 13 dentre 20 mandados de prisão preventiva expedidos contra membros do primeiro escalão do Executivo municipal de Campinas, suspeitos de fraudes em licitações. Os secretários municipais da Segurança, Carlos Henrique Pinto, e das Comunicações, Francisco Lagos, são considerados foragidos. A polícia inicialmente considerou também foragido o vice-prefeito, Demétrio Vilagra (PT), mas descobriu que ele está de férias na Europa. A assessoria de Vilagra informou que, avisado, ele deverá voltar em breve para se inteirar do assunto.
Também procurada, a chefe de Gabinete e primeira-dama, Rosely Nassim Santos, estava amparada por um habeas-corpus preventivo. Mais de R$ 30 mil foram apreendidos em buscas nas residências dos suspeitos. Cerca de 120 policiais da Corregedoria Geral da Polícia Civil e da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), junto a promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), participaram das ações. O Gaeco apura desde setembro do ano passado o envolvimento dessas pessoas em contratações da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) sob suspeita de irregularidades.
Os promotores já identificaram modalidades de fraudes em Campinas e em outras cidades paulistas envolvendo serviços terceirizados de limpeza, segurança e manutenção. A investigação vinha ocorrendo com depoimentos nas últimas semanas, mas muitos depoentes se reservaram o direito de permanerecem calados.
A busca por suspeitos e documentos começou às 3h, autorizada pelo juiz Nelson Bernardes, da 3ª Vara Criminal de Campinas. Os promotores apreenderam documentos e computadores nos prédios da prefeitura e da Sanasa. Foram presos empresários e ex-agentes públicos, dentre eles o ex-diretor de Planejamento Ricardo Cândia e os ex-diretores da Sanasa Aurélio Cance Jr. e Marcelo Figueiredo.
O prefeito de Campinas Helio de Oliveira Santos (PDT) não foi localizado, e os telefones da assessoria dele não foram atendidos. Estudantes dos cursos técnicos, cujos professores entraram em greve nesta semana, e servidores públicos da prefeitura, em greve há 8 dias, tomam as ruas do centro da cidade nesta manhã em protesto contra a administração pública.
Câmara acopanhará investigações
Os vereadores da Câmara Municipal foram convocados para uma reunião extraordinária ainda no final desta manhã para discutirem a situação da administração da cidade. O presidente da Casa, Pedro Serafim (PDT), anunciou a criação de uma comissão formada por três vereadores para acompanhar as investigações do Ministério Público Estadual e da Corregedoria da Polícia Civil.
O caso envolvendo a Sanasa e integrantes do governo municipal e empresários já foi alvo de uma CPI que terminou sem comprovação efetiva de fraudes.
Especial para Terra


vc 
repórter

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...