sexta-feira, 3 de junho de 2011

Davi: O Favorito de Deus

A nação de Israel entendeu que Samuel estava ficando velho e logo partiria e os deixaria órfãos, seus filhos não tinham herdado o mesmo caráter, e, portanto buscavam uma solução razoável que tirasse Israel de uma instabilidade de liderança.

A liderança de Israel toma uma iniciativa de ter a figura de um rei presente na nação para conduzir o povo continuamente com o propósito de acabar com os altos e baixos da nação. Até aqui tudo bem, mais quem seria esse rei, reinaria em nome de quem? Essa é a grande questão!
O povo desejou ter um rei porque queria ser como as demais nações. Evidentemente que esse desejo criou um impacto no coração de Samuel, e por que não no coração de Deus, uma vez que a proposta do coração de Deus era que seu povo e sua nação eleita fosse um povo diferente de todas as nações.
Quantas resistências Deus tem experimentado ao longo da história para implantar o Seu Reino no coração do seu povo. Contudo, ele não desiste. Seu amor é maior do que toda a resistência, indiferença, apatia, etc.
Israel desejou ter um rei dentro de seu critério e visão.
Deus lhes deu o que queria. Um rei alto e bonito, de ótima aparência. Era isso que o povo queria, ser como os outros, viver de aparência. Contudo, as características de rei que o povo desejou, no momento crucial em que ele deveria defender o povo a favor de Deus, falharam, porque tinha muita fachada, mais não tinha estrutura.
Saul no momento em que teve uma oportunidade, levantou um altar para si próprio e quando perguntado sobre a ordem dada por Deus disse que tinha feito tudo de acordo com o mandado do Senhor. Por amor a nossa nação, Deus está rejeitando os Saul, mentirosos, corruptos, orgulhosos, feiticeiros, etc, e apontado os Davi, que vão fazer do Brasil – a nação mais abençoada e prospera desta terra.
Deus da uma noticia a Samuel
A partir desse momento crucial, Deus deu uma boa noticia para Samuel. Já tenho escolhido um homem segundo o meu coração. O Senhor vasculhou todos os corações dos homens daquela geração até encontrar um jovem de coração sincero, quebrantado e adorador. Uma pessoa em quem Ele poderia confiar uma grande responsabilidade.
Temos motivos para crer que Deus já vasculhou muitos corações para estabelecer seu reino no Brasil. Esses homens e mulheres estão bem mais perto de nós do que podemos imaginar, talvez, como os irmãos de Davi, não damos nada por ele, Mais Deus não vê como o homem vê.
Para ir em busca de  Davi Deus precisou do profeta Samuel.
Sei que Deus abrirá os olhos de seus profetas, pastores e apóstolos de nossa nação para comunicar (apenas comunicar) porque a escolha é de Deus. E Igreja? A Igreja precisa acreditar em Deus e acreditar em seus profetas para que nossa nação venha prosperar. A nação de Israel foi consolidada em todos os sentidos através de Davi – o Favorito de Deus.
Deus nos mostra na experiência de Davi:
Que quem faz a escolha é Ele. Pois somente Ele tem a capacidade de ver muito além da fachada, Ele mergulha seus olhos nas profundezas dos corações para aprovar e desaprovar dentro de seus critérios e objetivos.
Que quem está sentado no Trono é Ele. Tudo tem que começar com Ele, “Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas”.
Que tudo começa de Deus para o povo e não do povo para Deus. Precisamos sim, responder as proposta do Senhor em nossas vidas, buscando sua vontade e batalhando para que o Reino de Deus seja estabelecido na terra.
Em Davi Deus organizou uma grande exercito, venceu todas as batalhas, subjugou todos os inimigos, unificou o povo tribal como nação, estabeleceu Jerusalém como capital de Israel, Levantou o Tabernáculo da adoração, pastoreou o rebanho do Senhor, fez todos os preparativos para a construção do templo, deixando um legado de referencia para seus descendentes.
Em Davi Deus reinou. Deus não pode reinar em Saul, Deus não pode reinar nos filhos da desobediência; Ele não pode estabelecer seu reino em cima de fachadas e de pessoas que querem construir altares para si; em cima de pessoas que não executam com precisão as suas ordens e ainda por cima afirmam que fizeram exatamente o que Deus mandou fazer, como vimos na experiência do rei Saul.
Precisamos viver a geração de Davi.
Davi é o favorito de Deus; Davi foi achado por Deus. Em nossa geração Deus está buscando seus verdadeiros adoradores, para estabelecer seu governo, escolhendo pessoas segundo o seu coração para que nelas o Senhor possa reinar.
Para Deus reinar no Brasil, Ele precisa encontrar em quem reinar ou através de quem seu reino possa ser estabelecido
Quem escolheu Davi? Sem Deus quem poderia encontrar Davi? Se dependesse da escolha do povo como teria sido o futuro de Israel? E o futuro do nosso Brasil? Como será se Deus não escolher pessoas pelas quais Ele possa reinar livremente através delas?
Onde poderia está o futuro rei Brasil?
Detrás da malhada? Cuidando de ovelhas? Quem acreditaria nele? No caso de Davi seus pais e seus irmãos não acreditaram. Mas, agora, vivemos um novo tempo, em que os pais, os irmãos, os amigos, os pastores, e a igreja precisa acreditar que o futuro rei do Brasil está entre nós
Como encontrá-lo? Se Deus está entronizado em nosso coração, o Espírito Santo testificará no nosso espírito. A nossa nação pode viver um sonho de ter um rei Davi, a fim de estabelecer seus fundamentos e projetá-lo para grandes conquistas.



Pr. Oséias Brito

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...