segunda-feira, 6 de junho de 2011

LIVRO DE TIAGO , nos Apresenta Jesus Cristo, O Nosso Modelo DE VIDA

Tiago é a mais prática de todas as epístolas e tem sido chamada “Guia Prático para a Vida e a Conduta Cristã”. É o livro da Sabedoria do Novo Testamento. Está repleto de preceitos morais. Expõe a ética do Cristianismo. É cheio de figuras e metáforas. Seu estilo é muitas vezes dramático. Obriga-nos a pensar.
 Tiago exalta a fé. Tornou-se homem de oração e foi feito bispo da igreja de Jerusalém. Acabou sendo morto pelos judeus no ano 62 A.D.
A FÉ VITORIOSA SOBRE A TENTAÇÃO
Depois de uma breve saudação, Tiago entra direto no seu assunto. Sabendo que esses judeus cristãos, dispersos por toda parte fora da Palestina, estavam passando por severas provas da sua fé, ele começa por dizer-lhes como devem enfrentá-las e procura encorajá-los e consolá-los.
Tiago convida os crentes a se alegrarem quando experimentarem provações: Tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações (1.2). Devemos considerar a prova como uma gloriosa oportunidade de revelar a nossa fé. Não é a prova em si mesma que nos deve alegrar e sim aquilo que ela opera em nós. Qual é o propósito da prova? Deus a transforma em instrumento de benção (1.3). Muitas vezes a provação gera impaciência, mas Deus dará graça para que o seu propósito real seja alcançado. O propósito de Cristo em nossa vida é que sejamos perfeitos e íntegros, em nada deficientes. A fé do cristão ao ser provada desenvolve a perseverança.
Tenhamos cuidado quanto a quem culpamos por nossas tentações. Leia com atenção Tiago 1.14. As provas de caráter vêm de Deus (Gênesis 22.1), mas as tentações para o mal nunca provém dele e, sim, do adversário através da nossa própria natureza corrompida (1.13). O caráter que não experimenta a provação de nada vale. Há alegria em vencer (1.2).
Como ser sábio
É difícil agir com sabedoria, e a sua falta leva-nos a toda sorte de problemas. Como é necessária a sabedoria! Ela é a capacidade espiritual de ver e avaliar a nossa vida e conduta do ponto de vista de Deus. Inclui fazer escolhas acertadas e praticar as coisas de conformidade com a vontade de Deus revelada na sua Palavra e na direção do Espírito Santo. Podemos receber sabedoria indo a Deus e pedindo-lhe com fé (1.6-8).
A fé revelada por nossos atos
Não seja apenas ouvinte da Palavra de Deus, mas ponha o Evangelho em prática. Aquele que se examina à luz das Escrituras e as pratica será abençoado no que fizer. Se alguém se julga religioso e não refreia a língua, a religião dessa pessoa é vã.
As obras como prova
O que Cristo realizou na cruz é a nossa salvação; o que nós fazemos é a sua prova. Vejamos um texto de comprovação em Mateus 25.40. Mantenha a fé e as obras no seu devido lugar. O que Tiago está dizendo é: A fé que você tem é a fé que você demonstra (1.27).
O Cristianismo é uma fraternidade que não faz acepção de pessoas (2.1-4). Mostrar favoritismo não é apenas ser descortês, mas também é o pecado de render culto a posições sociais e isso é insulto a Deus.
A FÉ REVELA-SE POR NOSSAS PALAVRAS
Nosso falar revela quem somos e a quem pertencemos. Expressa a nossa personalidade mais do que qualquer outra coisa. Aquele que controla a sua língua, diz Tiago, é varão perfeito (3.2). Se tiver domínio sobre esse membro difícil, a língua, o resto é fácil. Ele será capaz de dominar toda a sua natureza. Embora pequena, ela tem grande poder e pode determinar o curso da vida humana. Essa mesma língua pode ser usada para testemunhar de Cristo e louvar seu santo nome. Ela é o instrumento de que o Espírito Santo se serve para exaltar o Senhor (3.9,10). Não fica bem que louvemos a Deus e amaldiçoemos os homens, feitos à sua semelhança! Palavras cruéis têm desmoronado lares, rompido amizades, dividido igrejas e levado milhões à ruína e ao desespero.
A FÉ REVELA-SE NA PUREZA DO CARÁTER
O diabo baseia-se em princípios que se opõem a Deus em todos os sentidos. São os princípios do poder, da ganância, da ambição, do egoísmo e do prazer. O crente deve estar crucificado para o mundo. Seus prazeres, honras e tesouros não devem receber nossa atenção e devemos permanecer indiferentes às suas atrações. O mundo é esse sistema de coisas ao nosso redor, ou esse espírito dentro de nós, que é cego e mudo ao valor das coisas necessárias ao nosso viver diário; devemos manter-nos vigilantes para que as nossas afeições fiquem acima da linha divisória do mundo (4.4).
Os homens perguntam: “Como podemos acabar com a guerra?” Uma causa da maioria das guerras que têm devastado o globo tem sido o desejo de uma nação obter o que não lhe pertence e esta sempre foi a causa das dissensões entre indivíduos. O egoísmo é a raiz de tudo. Além disso, os homens deixam de orar ou se o fazem é com um motivo errado, o de gastarem consigo mesmos o que recebem, em vez de glorificarem a Deus (4.1-3).
A FÉ REVELA-SE POR NOSSA VIDA DE ORAÇÃO
Tiago dá uma série de conselhos em frases curtas. Se alguém está sofrendo, ore. Se está alegre, cante louvores. Se está enfermo, mande chamar os presbíteros da igreja para ungi-lo com óleo e orar por ele (5.13,14). E acrescenta: E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados (5.15). Se alguém causou mal a outrem, confesse-lhe o erro (5.16). A oração da fé exige confissão de pecado e uma vontade sujeita a Deus. A poderosa oração de Elias, que abriu e fechou os céus, é um exemplo para nós, pois muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo (5.16).
Tiago encerra ressaltando a paciência, a oração e a restauração dos desviados (5.7-20).


IPI CASCAVEL

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...